Buscar

Trabalho Avaliativo EIO (O Estado e os Problemas Contemporâneos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO AVALIATIVO DOS ESTUDOS INDIVIDUAIS ORIENTADOS - EIO
PÓS- GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE
Disciplina: O Estado e os Problemas Contemporâneos 				
Professor: Daniel Gusmão
Polo: Padre Paraíso Data: 12/03/2018
Aluno (a): Karine Quintino Santos Valor: 40 pontos
	
QUESTÃO 1
Qual a principal distinção entre pobreza e desigualdade? 
Pobreza é um fato social ocorrente na sociedade que se alastra através dos anos, a pobreza afeta todos os países sendo eles ricos ou pobres geralmente é algo tradicional.Uma pessoa pobre não vê mudança de vida, as vezes não consegue enxergar maneiras para "sair daquela vida" e acaba se submetendo a permanecer em repouso. A desigualdade social também acontece a muitos séculos, sempre houve desigualdade e existem inúmeros casos todos os dias no Brasil e no mundo, o desemprego e a fome são uns dos maiores fatores para o constante crescimento deste problema. A relação entre elas seria o fato de o "pobre" sofrer mais com a desigualdade social, pois ele iria ter menos "chances" e ser mais "enxotado" pela elite. O fato do pobre ter menos oportunidades que um rico ou com outra pessoa melhores condições de vida que ele, o pobre acaba sofrendo uma desigualdade absurda, isso ocorre pela má distribuição de renda feita em séculos atrás e decorrente até hoje.
QUESTÃO 2
Caracterize o Estado de Bem-estar Social? Em que áreas ele atua?
Estado de bem-estar social, Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e econômica do país, em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado do bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população. Esta forma de organização político-social, que se originou da Grande Depressão, se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito de cidadania com o fim dos governos totalitários da Europa Ocidental (nazismo, fascismo etc. No continente europeu, as fundações do Estado do Bem-Estar Social foram elaborados por conservadores e liberais econômicos no final do século XIX como alternativa ao socialismo com base na concepção de que existem direitos sociais indissociáveis da existência de qualquer cidadão, bem como para evitar a união dos trabalhadores que era então estimulada pelos ideais socialistas, muito fortes na época. Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo indivíduo teria direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços, que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente mediante o poder de regulamentação do Estado sobre a sociedade civil. Esses direitos incluiriam a educação em todos os níveis, a assistência médica gratuita, o auxílio ao desempregado, a garantia de uma renda mínima, possibilidade de livre associação, recursos adicionais para a criação dos filhos, direito de expressão, etc.
QUESTÃO 3 
No contexto da dinâmica social, como podemos conceituar exclusão?
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
QUESTÃO 4 
Caracterize o Sistema Único de Saúde brasileiro e seu princípio da universalidade.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um modelo de assistência à saúde que implica numa nova formulação política e num desenho organizacional distinto dos serviços e das ações de saúde, com o objetivo de promoção, proteção e recuperação da saúde.
A universalidade é um princípio finalístico, ou seja, é um ideal a ser alcançado, indicando, portanto, uma das características do sistema que se pretende construir e um caminho para sua construção. Para que o SUS venha a ser universal, é preciso se desencadear um processo de universalização; ou seja, um processo de extensão de cobertura dos serviços, de modo que venham, paulatinamente, a se tornar acessíveis a toda a população. Para isso, é preciso eliminar barreiras jurídicas, econômicas, culturais e sociais que se interponham entre a população e os serviços. A primeira delas, a barreira jurídica, foi eliminada com a Constituição   Federal de 1988, na medida em que essa universalizou o direito à saúde e, com isso, eliminou a necessidade do usuário do sistema público colocar-se como trabalhador ou como “indigente”, situações que condicionavam o acesso aos serviços públicos antes do SUS.

Outros materiais