Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA PÓS 30

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
	Curso: Pós-graduação em Gestão de Saúde
	Módulo: 1 Valor: 30 pontos
	Disciplina: Estado, Governo e Mercado.
	Professora: Françoise de Fátima Barbosa
	Aluna: Karine Quintino Santos
QUESTÕES
01- Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal.
O pensamento filosófico liberal sofre intervenções em seus conceitos e benefícios, abrindo espaço para o surgimento do estado democrático; 
A formação deste pensamento liberalismo, não se apresenta ou se define de forma direta e objetiva. Fundamentam-se nas interpretações e análise do homem, sociedade e seus convívios feitos por filósofos nos séculos XVII e XVIII.
A ideia em que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, mas um artifício fundado em um contrato.
02- Cite três características distintivas da cada corrente de pensamento até aqui analisada.
Na teoria liberal, a sociedade vive em domínio do estado, tendo a necessidade de segurança, proteção dos bens e da vida de cada um; e na teoria Marxista o Estado surgiu devido à autonomia da classe dominante sobre a classe dominada.
A teoria liberal se estruturava em contrapartida ao poder absoluto que era exercido pela monarquia e invoca o direito divino como única fonte de sua legitimidade, e a teoria Marxista se estrutura como crítica ao surgimento da sociedade burguesa e ordem liberal.
O pensamento liberal tem como característica a abolição do pensamento conservador e a Universalização dos Direitos; e o pensamento Marxista tem como característica a organização e conscientização das classes sociais e a compreensão do homem como ser social histórico.
03- Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?
No Liberalismo, o contrato social é uma ferramenta para representar o acordo tácito entre os indivíduos para constituir uma proposta de organização social e governo, logo, o Estado tem o dever de conter o desrespeito ao direito individual entre as minorias.
Já no Marxismo, a sociedade constitui um conjunto de relações sociais marcado pela luta de classes, e estas seriam constituídas nas relações de produção dominantes e subordinadas, bem como na superestrutura ou formas de regularização das relações sociais.
04- Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o Estado?
A maioria é subordinada ao grupo dominante, por sua vez dotado de maior influência econômica e concentrador de riquezas, já a maioria corresponde à grande parcela da população, possuidora de baixos salários, nível de escolaridade e mais desfavorecida nas politicas sociais. A minoria subordina a maioria em uma democracia, onde o eleito muitas vezes apresenta alto nível de escolaridade, histórico familiar de classe média alta, e facilitador de políticas que visam o favorecimento de grandes produtores, empresários, mantendo o ciclo de riqueza concentrada na mão de poucos. Portanto, o estado disfarçadamente coloca-se a favor das necessidades da minoria, contrariando seu valor democrático.

Outros materiais