Buscar

Trabalho 2 - Revestimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS SOBRE REVESTIMENTO
A partir da leitura do artigo: A influência da manutenção na durabilidade dos revestimentos de fachada de edifícios, responda as questões:
Explique a importância da durabilidade dos revestimentos de fachadas de edifícios.
Como descrito no artigo, o revestimento de uma construção, é um de seus subsistemas em que o número de fatores de degradação é maior e onde ocorrem primeiramente. Em virtude disto e de outros fatores, sua durabilidade é de extrema importância para a prolongação da vida útil da edificação, evitando o aparecimento de fissuras e deformações, agentes patológicos que afetem a estética da obra, a diminuição da resistência dos materiais, dentre outros fatores.
Explique, resumidamente, as cinco naturezas que podem levar ao surgimento de manifestações patológicas citadas no artigo. 
Fatores atmosféricos: ligados a natureza, variam de acordo com o local, dentre os quais podem-se citar a temperatura que pode provocar dilatação e contração do material, além de poder atuar como catalisadora, e a água que pode provoca o aparecimento de agentes biológicos.
Fatores biológicos: os fungos são os mais importantes agentes biológicos, seu aparecimento exige algumas condições ambientais e nutricionais, como teor de umidade alto e temperatura de 10°C a 35°C, afetando principalmente a aparência da fachada
Fatores de carga: está ligado a ação física da água (chuva, granizo e neve) e do vento e, principalmente, pela combinação da ação do vento e da água. 
Fatores de incompatibilidade: Ocorre devido a uma incompatibilidade química ou física dos materiais utilizados.
Fatores de uso: Determinados pela influência direta dos usuários sobre os materiais e componentes da edificação.
A diferença entre os tipos de manutenção segundo suas principais origens.
A manutenção planejada preventiva está ligada a durabilidade do material, é feita durante a vida útil da edificação, para antecipar avarias. Já a corretiva e a não planejada têm relação com as manifestações patológicas, onde a corretiva é realizada para recuperar o desempenho perdido, e a não planejada é para manutenção de causas não previstas.
A análise das condições do local, realizada por meio de vistorias e dos ensaios complementares, permitiu levantar algumas causas principais para os problemas patológicos encontrados. A esse respeito, explique:
Por que diminui a aderência reboco/emboço?
Por causa de infiltração por falta de repintura e o aparecimento de fissuras, que proporcionam a penetração de água no revestimento, gerando pouca aderência.
O motivo da desagregação do reboco?
Pois o reboco apresenta um teor muito elevado de aglomerantes, evidenciando um elevado consumo de cal.
Diretrizes estabelecidas pelo autor para realização do programa.
- Como realizar a manutenção dos revestimentos, a periodicidade das atividades de limpeza e inspeção e os indicadores de degradação como por exemplo, presença de fissuras, descolamentos ou falta da pintura, presença de manchas de umidade, de fungos ou outras sujidades, envelhecimento do selante das juntas.

Outros materiais