Buscar

intrumentalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRUMENTALIZAÇÃO
1
Segundo Freire: “Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É perceber o condicionamento histórico-sociológico do conhecimento. É buscar as relações entre o conteúdo em estudo e outras dimensões afins do conhecimento”. A partir desta situação queremos provocá-los a pensar:
O que significa e o que implica ser um LEITOR-SUJEITO?
O leitor-sujeito pensa criticamente e passa a destruir falsas ideias; cria novas interpretações acerca da realidade, dando-lhe novos significados em princípio, poderíamos definir leitor como aquele que é capaz de estabelecer um sentido àquilo que leu, e esse sentido estabelecido a partir do texto lido seria a leitura feita por um determinado sujeito-leitor. 
Também podemos defini-los como aquele que adota uma postura mais crítica com o texto e seu autor, com humildade e disciplina, compreendendo a mensagem, verifica se apresenta coerência. E como principal característica acima de tudo o leitor sujeito deve ser curioso, buscar sempre novos conhecimentos e nãose contentar apenas com as ideias do autor, e sim procurar fazer com que a leitura agregue valor a suas convicções, suas conclusões e considerações finais no assunto e que se procura o conhecimento.
Portanto, o leitor-sujeito é aquele que busca compreender o mundo concreto em suas bases reais. Examinando e questionando o texto que está lendo, “estará capacitado para criar e transmitir novas mensagens, que se apresentarão como novas compreensões da realidade”.
Ora, com certeza formar esse tipo de leitor é o que se pretende como um leitor ideal. Aquele que lê nas entrelinhas e possui um senso crítico e um conhecimento de mundo que é capaz de fazer inferências, isso dentro de uma concepção teórica pragmática.

Outros materiais