Buscar

Fundamentos SI questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO - QUESTIONARIO 
Qual a origem da Teoria Geral dos Sistemas? 
A Teoria Geral de Sistemas não nasceu a partir de uma única área de conhecimento, ela surgiu por meio da integração de várias áreas científicas (exatas, sociais e naturais) muito antes da era da computação. 
Qual a importância de Kenneth Bouilding e de Ludwig Von Bertalanffy para TGS? 
A ideia da abordagem sistêmica surgiu por volta de 1910, quando Kenneth Bouilding, professor universitário, fundou uma sociedade para o avanço dos sistemas gerais. Um pouco mais tarde, em 1950, Ludwig Von Bertalanffy complementa com seus estudos e experimentos, o que hoje conhecemos por Teoria Geral dos Sistemas
Defina sistema e exemplifique. 
Sistema é qualquer entidade conceitual ou fisica, composta por partes inter-relacionadas e interdependentes. Ex: Automóvel, corpo humano… 
O que são sistemas fechados e sistemas abertos?
Sistemas fechados São sistemas “parados”, algo que não vai mais mudar, a menos que as teorias estejam erradas e tenhamos um futuro diferente.
• Estáticos – mapas, sistemas solar 
• Dinâmicos - relógio 
• Cibernéticos simples – termostato Sistemas abertos são sistemas autorreguláveis. 
• Vida vegetal - células, folhas, sementes. 
• Reino animal – sistema nervoso enviando informações ao cérebro 
• Ser humano – memoria, consciente.
Defina sistema de informação. 
É um conjunto de componentes inter-relacionados entre si, que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações que servem para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
Qual a diferença entre informação, dado e conhecimento? 
Os dados são sequências de fatos que ainda não foram analisados. Quando eles são organizados de uma forma compreensível e contextualizados, tornam-se uma informação. E a partir dessas informações obtemos o conhecimento.
Por que a área de sistemas é dita sociotécnica? 
Justifique É importante deixar claro que a área de sistemas de informação é uma área multidisciplinar. Ela é afetada diretamente por abordagens comportamentais, pois o ser humano esteja ele como técnico ou como stakeholder , é estudado sob uma óptica comportamental por meio das ciências sociais, antropológicas, psicológicas, entre outras. Logo, sistemas de informação são considerados sociotécnicos, tendo sua base em matemática, em normas, em tecnologias físicas e nas capacidades formais dos sistemas. Informações classificadas como: Estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.

Outros materiais