Buscar

3 Portfólio Processos Industriais e Fabricação

Prévia do material em texto

CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO – UNIVESP
DISCIPLINA: Processos Industriais e Fabricação
BIMESTRE 10
SEMANA 3 – Vídeo-aulas 09 a 12 - Prof. Oswaldo Luiz Agostinho
Tema da semana: Desvios Geométricos – Planejamentos de Processos de Manufatura – Estruturação de Roteiro de Manufatura
ATIVIDADE 1 :
Indicar qual será o valor de Ra - Desvio Médio Aritmético para uma peça com qualidade IT 8 - dimensão de 75 mm.
A tabela “Valores numéricos de graus de tolerância-padrão IT para dimensões nominais até 3150mm” disponível no link: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/metrologia/p-tabela-valores-numericos-de-graus-de-tolerancia-padrao-it-para-dimensoes-nominais-ate-3150mm.html, indica que o valor de Ra – Desvio médio Aritmético para uma peça com qualidade IT 8 e dimensão de 75 mm é Ra=46 microns.
b. Indicar os processos de fabricação para Rugosidade Ra = 1,6 microns.
	A tabela a seguir, disponibilizada no material-base da semana pelo professor define os processos de fabricação para a rugosidade Ra=1,6 microns.
Conforme a tabela, processos de fabricação no campo usual de aplicação:
Fresamento, torneamento / mandrilamento, brochamento, alargamento, laminação a frio, moldagem sob pressão e Retífica.
Com aplicação menos comum:
Plainamento, corte de serra, furação, usinagem química, corrosão eletrolítica, moldagem em coquilha, moldagem de precisão extrusão e espelhamento.
ATIVIDADE 2 – Discorrer sobre as influências da existência de processos e roteiros de fabricação nas outras funções de uma organização.
O controle da produção é a função da administração que planeja, dirige e controla o suprimento de materiais e as atividades de processo de uma empresa, de modo que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender um programa de vendas aprovado, sendo essas atividades realizadas de tal maneira que a mão de obra, os equipamentos e o capital disponíveis sejam empregados com o máximo aproveitamento.
INFLUÊNCIAS EXISTENTES DE PROCESSOS E ROTEIROS DE FABRICAÇÃO
Garantir que a produção elabore seus produtos e/ou serviços de forma hábil e eficiente, cumprindo a prazo às exigências e demanda dos clientes. 
Necessário que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade necessária, no momento adequado e dentro dos parâmetros de qualidade especificados.
Estratégico - estabelecer um Plano de Produção para determinado período, de longo prazo, conforme as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos sejam financeiros ou materiais
Tático - estabelecer os planos de médio prazo, desenvolvendo o plano-mestre de produção de produtos finais, conforme as previsões de vendas ou pedidos já confirmados de médio prazo, período a período, onde o setor produtivo assuma compromissos de fabricação e montagem dos bens e serviços. 
Operacional - preparar os programas de curto prazo de produção e o Plano de Controle da Produção prepare a programação da produção, realizando o acompanhamento, administrando os estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras de materiais, fabricação e montagem
Desenvolver um conjunto de diretrizes para as decisões relativas ao sistema produtivo e manutenção dos materiais de uma empresa.
Utilização e aplicação de recursos financeiros escassos, melhor fluidez na produção e acréscimo da segurança da área produtiva para alcançar metas através dessa ferramenta utilizada como subsídio à tomada de decisão, 
Melhorar o sistema de planejamento e controle da produção e inovando os métodos gerenciais.
Tomar decisões com a finalidade de manter um sistema produtivo na direção de um objetivo, com base em informações para manter o padrão de qualidade e controle da avaliação do desempenho de todas as atividades
A Nível Estratégico são definidas como políticas de longo prazo, gerando um plano de produção. 
A Nível Tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, onde o PCP desenvolve o planejamento-mestre da produção, obtendo o plano-mestre de produção (PMP). 
A Nível Operacional, são preparados os programas de curto prazo de produção realizando e executando o acompanhamento e controle da produção
Área de apoio, suporte à produção como subsídio à administração da empresa, facilitando e solidificando as informações para uma eficaz tomada de decisão, consequentemente maior rentabilidade organizacional.

Continue navegando