Buscar

Sociedade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (304629) - Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
 Prova: 3787484
QUESTÃO:
1. Depois do descobrimento do Brasil e da inicial tentativa de escravizar os índios, tal prática foi proibida pela colônia e deu lugar à escravidão dos negros. Neste contexto, escreva uma redação com o tema: AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE LEVARAM AO DESESTÍMULO DA ESCRAVIDÃO INDÍGENA E AO INÍCIO DA ESCRAVIDÃO DOS NEGROS NO BRASIL.
RESPOSTA ESPERADA:
Os motivos que levaram à proibição da escravidão indígena e ao início da escravidão de negros foram vários. Por um lado, os índios não se enquadraram ao modelo de trabalho imposto a eles, que gastavam muita energia com outras atividades, tais como rituais, guerras e celebrações. Por outro lado, sugere-se que a escravidão dos negros tornou-se um negócio lucrativo à coroa, motivo pelo qual foi incentivado.
 3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (304631) - Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
 Prova: 3787546
QUESTÃO:
1. Os acontecimentos da Segunda Guerra chocaram o mundo a tal ponto que, no período pós-guerra, iniciaram-se discussões sobre o assunto na Organização das Nações Unidas (ONU). Através da ONU versou-se debater acordos e soluções para estes períodos de crise, o que resultou na aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A Declaração teve inspiração em diversos documentos propostos anteriormente à sua criação que abordaram as questões de direitos humanos, porém com diferentes ideais (liberdade, igualdade e fraternidade). Com base no exposto, caracterize as gerações em que os documentos sobre direitos humanos foram classificados, mencionando pelo menos um documento que serviu de inspiração para cada período.
RESPOSTA ESPERADA:
* Os tratados e/ou documentos sobre Direitos Humanos (DH) foram agrupados de acordo com o significado de suas lutas e revoluções, outrossim, de acordo com seu período cronológico. Sendo eles: * DH de primeira geração, que versavam sobre as questões relativas à liberdade, uma das principais características dos documentos dessa primeira geração era restringir o poder do rei e defender o indivíduo frente à sua autoridade, como, por exemplo, a Carta Magna e a Revolução Norte-americana. 
* DH de segunda geração primavam pela igualdade: nesse período o Estado modificou sua forma de intervir na economia como resposta às injustiças promovidas pelo capitalismo, surgiram também os direitos sociais, culturais e econômicos. Deste período pode-se citar, como exemplo, a Revolução Industrial, bem como a própria Declaração Universal dos DH. 
* DH de terceira geração visavam a defender as relações fraternas, surgindo os direitos de solidariedade, difusos e coletivos. A Carta Africana dos Direitos do Homem é um documento desse período.
QUESTÃO:
2. Nossos ancestrais nômades, apesar de não imprimirem grandes impactos ao meio ambiente, deixaram marcas de sua passagem sobre a Terra. O domínio do fogo foi um evento marcante em sua trajetória que trouxe alguns confortos, como alimentos e descanso mais seguros. No período da Revolução Neolítica, ocorreram muitas inovações que definiram o modelo econômico que possuímos até hoje em muitos países. O que caracteriza o sucesso dessa revolução e pelo que ela foi responsável?
RESPOSTA ESPERADA:
A Revolução Neolítica é marcada pela fixação de povos, anteriormente andantes, em locais definidos e o início da atividades com animais e cultivo de plantas. Portanto, o sucesso desse período se dá por conta do desenvolvimento progressivo das atividades agrícolas e pastoris, implicando significativamente o aumento populacional, pois houve melhoras tanto nas condições quanto na expectativa de vida.
QUESTÃO:
3. Para orientar o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender a suas próprias necessidades, algumas ferramentas e organismos foram criados, dentre estes organismos nós temos o Pacto Global. Partindo deste pressuposto, descreva cinco princípios do Pacto Global.
RESPOSTA ESPERADA:
- Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
- Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos.
- Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
- Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil na sua cadeia produtiva.
- Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego.
- Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
- Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
- Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
- Combater a corrupção em todas as formas, incluindo extorsão e suborno.

Outros materiais