Buscar

Trabalho Observação filme Amadeus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho Observação filme “Amadeus”:
Observações:
Conceito de gênio: Mozart nos dá no filme a ideia e conceito de “gênio”, que nasceu fruto do Romantismo do século 18, da concepção que a natureza humana significa um sujeito dotado de alguma característica que não pode ser apreendida ou transmitida, pois está pertence a essência do indivíduo.
 Mozart no filme mostra isso muito claramente.
Salieri no filme, mostra sentimentos primitivos e mesquinhos de inveja e admiração por Mozart, o que mostra claramente a “ hipocrisia social”, citado por Sade no texto, em que no público devemos jogar o “ jogo social” , no caso Salieri finge gostar de Mozart sendo bem sociável, mas na sua vida privada, não abre mão de seus desejos e sentimentos reais, que no caso é invejar e destruir Mozart.
 Também mostra uma outra característica típica da é que Salieri pediu a Deus para ter o dom da música para para celebrar a Deus.Quando compara se com Mozart e percebe que não tem este dom, revolta se contra Deus, mostra claramente a caracerística de Esfera “Pública e Privada”, onde o espaço de privacidade, onde o universo dos desejos proibidos e pensamentos anti sociais, permenecem ocultos em nome da etiqueta e das normas sociais.Portanto na corte, Salieri finge gostar de Mozart, mas em seu íntimo e ocultamente tenta destruí lo.
 Salieri prometeu a Deus humildade e descência, caso fosse presenteado pelo dom da música, e quando culpa Deus por seu fracasso, volta se contra seu criador, culpando o por sua decepção, prometendo amaldiçoar a criação do homem.Salieri entra num dilema moral, pois em sua concepção não se conforma como Deus escolheu Mozart, que ele julga e considera uma criatura obscena , desregrada e infantil.
Ao mesmo tempo Mozart, parece ser ele mesmo em sua personalidade, não escondendo suas risadas altas e inconveniências, sendo portanto muito cativante, pois parece transparecer sua real essência, diferente da “hipocrisia social, ele mostra se também excêntrico e extravagante em suas atitudes.
 Salieri planeja a vida toda a morte de Mozart, ao conseguir de fato o que queria torna se algoz de seus próprios sentimentos, ficando num hospício por ter tentado tirar a própria vida.fica claro aqui o conceito de loucura, onde o que é diferente das normas da sociedade é isolado por medo de contagio e não pelo seu próprio bem.
 Fica clara o sentimento de “dissolução do eu”, fantasia de despersonalização e um encontro místico a um plano superior mais puro, com a ideia de suicídio.
 Fica também claro no enredo o “jogo de máscaras”, com a construção e manutenção de uma imagem social e de outro lado o universo perverso e oculto sob máscaras.
 Fica nítido o conceito de “iluminismo”, que reconhecia a razão essência do homem e a cultura sua maior realização, pois na história o maior reconhecimento que um músico poderia ter era de tocar na corte ou para o Rei.
 Romantismo, o que há de mais intimo entre nós e nossa verdadeira natureza, que no caso de Salieri seria a maldade e a inveja e na de Mozart a extravagância e impulsividade.
 Mozart em sua personalidade, mostra não estar preocupado em seguir “padrões” convencionais que sociedade impõe.
 Salieri também ao pedir re Deus lhe conceda o dom, nota se uma característica da Idade Média, no qual não era o ser humano quem criava, ele era apenas um instrumento da representação divina, como por exemplo o Espírito santo que lhe sopraria as canções, e não se conformava este dom “soprado” por Deus fosse concedido a uma criatura que ele julgava um homem cheio de luxuria e mundano em sua essência como Mozart.
 Nota se em Salieri, com relação a corte, um “eu moral”, atento ao auto controle, em função da exigências sociais, que é dada pelo reconhecimento externo, no caso a corte, rei e sociedade da época.Sujeitando se a padrões.Mas em seu íntimo no mundo privado guardava sentimentos primitivos e hostis com relação a Mozart.

Outros materiais