Buscar

REVISÃO AVI

Prévia do material em texto

REVISÃO AVI – Planejamento de Carreira
Aula 1
Aula 2
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. 
Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
Instituições de Ensino
Uma Universidade é uma instituição baseada em 3 pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O status de Universidade permite gozar de autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo. As universidades devem possuir ao menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles doutorado.
Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo. 
As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc. Uma Faculdade não possui autonomia para criar programas de ensino.
Cursos de Graduação
Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Ambos possuem uma base comum, mas no decorrer do curso vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica. 
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área, como Logística, por exemplo.
Cursos de Pós-Graduação no Brasil
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA.
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
	
Aula 3
Você já parou para pensar que o tempo é igual para todos? 
Mas por que sempre achamos que nunca temos tempo suficiente? Será que isso vale para alguns e não para outros?
Quando estamos no trânsito e o farol vermelho nos impede de prosseguir, a percepção de tempo se associa à pessoa: se está com pressa, o farol demora; se está sem pressa, nem percebe que mudou para verde...
A primeira constatação é: nunca vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. 
Durante toda nossa vida, o tempo esteve e está presente, indicando horários a cumprir e decisões a tomar, mas nem sempre sabemos lidar com isso. 
Saber administrar o tempo é saber o que, para você, é prioritário, dentre as várias coisas que você precisa fazer.
Teoricamente é uma tarefa simples, mas não é. Estabelecer prioridade é uma necessidade e uma arte.
Tipos de Inteligência:
Como você sabe, estudar é algo muito particular e vai depender do modo, do estilo de cada um aprender. Algumas pessoas aprendem melhor escrevendo, outras preferem somente escutar e memorizar (auditivas); outras, ainda aprendem lendo (visuais). Algumas estudam fazendo resumos e sínteses do que leram, outras marcando as palavras ou expressões mais importantes da leitura, outras ainda gravando a leitura para depois ouvir etc. Acrescido a tudo isso, situações como periodo do dia, horario de estudo, local silencioso ou barulhento, com musica ou não, com TV ligada ou não, sozinho ou em grupo, etc. também interferem no desempenho. Vale acrescentar, ainda, que esse estudo também pode ser feito com base na existencia de diversos tipos de inteligência associados aos estilos de estudo. De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência: a linguística (sensibilidade a sons, ritmos e significados das palavras, sensibilidade às funções da linguagem); a lógico-matemática (sensibilidade e capacidade de discernir, padrões lógicos ou numéricos); além da espacial (capacidade de perceber o mundo visuoespacial e realizar transformações); musical (capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom, timbre, formas de expressão musical); corporal-cinestésica (capacidade de controlar movimentos do corpo e de manejar objetos com habilidade); naturalista (capacidade de compreender os fenômenos naturais, reconhecer e identificar espécies de animais e plantas); intrapessoal (capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas); interpessoal (capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente). GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983.
Aula 4

Continue navegando