Buscar

Caso Concreto 1 Fundamento das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01 – Casos concretos
Fundamentos das Ciências sociais 
Questão discursiva: Leia o diálogo a seguir. - Hoje o sol está de rachar! - É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? - Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R: O pensamento científico estuda, observa e analisa uma situação de um ponto de vista imparcial e fora do contexto que está sendo analisado. Sendo assim, uma pessoa que faz parte de um grupo social não pode estudar o mesmo, pois, ele terá a visão de uma pessoa que está diretamente envolvida com o assunto em questão. 
 O senso comum é construído por um olhar ideológico que pode não ser a realidade. Geralmente no senso comum a opinião de um determinado grupo é tomada como verdade absoluta, mesmo sem quais quer argumentos ou casos concretos para dar veracidade a opinião em questão. 
Exemplo: “mulher no volante, perigo constante” a frase em questão é um típico equívoco do senso comum, pois generaliza o sexo feminino como uma ameaça eminente no trânsito. Diversas pesquisas já comprovaram que essa frase não é verdade, as mulheres tem uma menor tendência a bater com veículos e causar acidentes, prova concreta disso é que o seguro de automóveis para mulher é mais barato já que a probabilidade de uma mulher causar um acidente é menor do que de um homem. 
Exemplo 2: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido.” Não existe prova científica de que isso seja verdade.

Outros materiais