Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA - AULA I
COMO OCORREU A INTERFERÊNCIA RELIGIOSA?
A interferência religiosa se deu pelos valores e princípios que o período feudal influenciou a política e a Igreja. Na política: o domínio do senhor sobre o vassalo. Na religião, o que o dogma da igreja estabelece como certo e errado a luz da consciência moral. princípios e valores do regime feudal: a igreja era responsável pela difusão de valores e princípios culturais e religiosos que estavam atrelados a vida cotidiana, tais como; vida, liberdade, justiça, obediência, propriedade, dependiam da relação do cristão com a igreja e seus superiores. 
O que difere o método indutivo do dedutivo?
Resposta:	O método indutivo não chega a teorias universais seguras, pois, parte do particular para o universal, no entanto poupa tempo e é funcional. Este método depende muito da observação e é precisamente aí que começa, devendo ser imparcial, rigorosa e neutra. Na realidade, a observação nunca é imparcial, pois o cientista tem que saber o que é quer ver/ observar, sendo, portanto, seletiva. Seguidamente dever-se-á formular hipóteses, que serão verificadas ou refutadas após a experimentação (por se basear na experimentação este método é sempre uma generalização). Superada esta, a hipótese poderá ser considerada uma lei, podendo se a partir dela chegar a novas conclusões. O método hipotético-dedutivo é o método mais utilizado em pesquisas laboratoriais e tem por base a formulação de uma hipótese que deverá ser experimentada e comprovada. Este método começa por formular um fato problema, uma hipótese e investiga essa hipótese tentando a falsificar ou comprovar, inferindo da mesma consequência preditiva. Posteriormente, dever-se-á realizar a experimentação e posterior confirmação ou refutação da consequência preditiva. Se a experimentação confirmar consequência preditiva, a hipótese é apoiada ou corroborada, formulando-se uma lei. Se a experimentação refutar a consequência preditiva, a hipótese é rejeitada e é formulada outra hipótese. As leis são interligadas umas com as outras, chegando-se a teorias científicas que explicam um todo ao contrário das leis que são mais, pequenas e menos gerais, explicando os aspectos para chegar a um todo.
COMO O CONCEITO DE METODOLOGIA CIENTIFICA PODE SER DEFINIDO PELA CIÊNCIA?
Metodologia científica é o estudo dos meios que orientam a investigação científica. Estuda os métodos. Define uma forma de pesquisa e de regras para o ensino da arte e da ciência.
Na questão: "Marque a única opção CORRETA. Podemos afirmar que no mundo acadêmico os tipos de conhecimento são classificados em:", a resposta correta foi a "Senso comum; conhecimento científico; conhecimento filosófico; conhecimento teológico.". Não entendi o porque do teológico. E no gabarito comentado, a pessoa ainda informou como religioso e não explicou o porque dessa resposta. Simplesmente disse que as demais não faziam parte, mas não explicou o porque não faziam parte.
Os tipos de conhecimento são classificados: Conhecimento senso comum: É caracterizado pela crença das pessoas numa afirmativa sem levar em consideração a aplicação de um método e sem uma reflexão. É um conhecimento que preenche o nosso dia a dia e se justifica pela tradição. Conhecimento filosófico: Ele procura justificar a crença de algumas pessoas, denominadas filósofos, que utilizam métodos aceitos pelo seu grupo, questionando os problemas do dia a dia gerando conceitos subjetivos. Exemplo: "A vida sem reflexão não merece ser vivida" (Sócrates). Conhecimento religioso: Este conhecimento está apoiado em afirmativas consideradas como verdades absolutas (doutrina), com apelo de proposições divinas ou sagradas justificadas pelo sobrenatural. Conhecimento científico: Está suportado por raciocínio humano na busca da verdade, o que dá a ele uma característica objetiva, verificável, sistemática, cumulativa, geral, explicativo, falível e útil. Só é científico o conhecimento que for verificável e demonstrável.
Qual a diferencia entre método sistêmico e método sistemático?
O MÉTODO SISTEMÁTICO é aplicado para garantir que as ideias formem uma ordem coerente a partir do conhecimento do todo, de forma a permitir uma análise mais ampla ou a interferência do pesquisador na questão analisada. 
O MÉTODO SISTÊMICO envolve as características específicas encontradas nos sistemas que constituem uma situação específica e tem a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.
A metodologia científica pode me ajudar de alguma forma a fazer textos dissertativos?
A elaboração de texto se faz na disciplina de análise textual, porém a metodologia lhe proporcionara informações sobre a forma de apresenta-los e a validade das informações apresentadas.
Qual o significado de Metodologia Científica?
Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A Metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências.
Quais os principais fatores que sustentam o método científico?
O método cientifico pode se sustentar em dois procedimentos: 1º Dedutivo dependente da lógica: tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados, apresentando uma conclusão inevitável, a partir de dados gerais para dados particulares. 2º indutivo dependente da experiência empírica: Existem três etapas que compõe o método indutivo que tem como objetivo a observação dos fenômenos com a finalidade de descobrir as suas causas, comparando ou aproximando os fatos, na tentativa de encontrar a relação entre eles. ¹Observação dos Fenômenos, ² Descoberta da relação entre eles, ³Generalização da Relação.
O que é Metodologia científica aplicada?
A Metodologia Científica aplicada está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
Esclarecer sobre Epistemologia e Metodologia Científica.
Conforme aparece na aula 1, a Metodologia Científica está dentro de duas grandes áreas que se completam: a Epistemologia e a Metodologia Científica Aplicada. A epistemologia também conhecida como a filosofia da ciência, trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes: O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? A Metodologia Científica está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
omo a metodologia cientifica pode ajudar no direito penal?
Se considerarmos que o Direito Penal é ramo do direito público que se dedica às normas originárias do Poder Legislativo, a metodologia científica poderá contribuir na pesquisa e na revelação de novas abordagens que poderão ocasionar novos projetos de leis, com o objetivo de reprimir novas tipificações de delitos, originando novas penas com o propósito de preservar a sociedade e garantir seu desenvolvimento.
O que significa conhecer. Como se explica a construção do conceito de conhecimento?
O conhecimento e a compreensão surgem da relação do ser humano com o mundo, com o meio em que vive. Por meio da interação do homem com a natureza, o conhecimento vai sendo percebido e transformado em experiência. Atribui-se o nome de conhecimento à relação estabelecida entre um sujeito cognoscente e um objeto. Assim, todo conhecimento pressupõe a presença de dois elementos: o homem que quer conhecer e o objeto a ser conhecido.
Conhecer - significado.
Significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer.
Quais as características do Conhecimento Empírico?
Conhecimento Empírico Características O conhecimento empírico pode ser classificado como uma forma de conhecimento superficial, subjetivo, com base sensorial e espontânea. O conhecimento empíricoou popular é tratado como o comum, o que tem origem no povo, que pode ser adquirido com o passar do tempo e no convívio com as coisas e os seres humanos. Pode se dizer que é adquirido por tradição, com certa ingenuidade, uma vez que no conhecimento empírico não é necessário entender a fundo determinado assunto, apenas observar. Conhecimento Empírico ou Senso Comum Por ser uma forma de conhecimento passiva, onde não se busca o conhecimento, é comum que ocorram erros no que se é aprendido, pois não existe questionamento.
O que é o conhecimento empírico e sua relação com o conhecimento científico?
O conhecimento empírico também conhecido como senso comum pode se transformar em conhecimento científico se testado e comprovado, já que todo e qualquer tipo de conhecimento parte da observação e interpretação da realidade que nos cerca, mas, apenas o conhecimento científico exige a rigorosa aplicação do método científico.
Qual a diferença entre Conhecimento Empírico e Senso Comum?
Senso comum ou conhecimento empírico, é a mesma coisa. Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações. Na verdade, estamos mergulhados no senso comum, que geralmente se apresenta como um saber ingênuo, fragmentado e por vezes conservador. O senso comum pode ser caracterizado: 1- Espontâneo: Primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia. 2-	Ametódico: Porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica. 3-	Empírico: Porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.
 4-	Ingênuo ou acrítico: Não é crítico, não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber. 5-	Subjetivo: É relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa.
O conhecimento popular pode ser adquirido através da repetição de testes, uma vez que não há fundamentos ou ensinamentos técnicos?
No conhecimento popular ou senso comum a pesquisa se restringe a observar e a registrar os fatos. Não cabe testes porquê não há fundamento científico.
Porque esse conhecimento popular é valorativo, reflexivo e sistemático?
O conhecimento popular ou senso comum não é um conhecimento sistemático porque não tem a preocupação de sistematizar as ideias ou as experiências. É valorativo porque se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. que se pode perceber no dia-a-dia.
O conhecimento filosófico gerado por pensadores do mundo antigo como Aristóteles muitas vezes invade o campo da Ciência. No caso desse pensador, sabemos que ele criou modelos para a explicação física do mundo e que avançou sobre questões da Biologia, por exemplo. Podemos dizer então que ele também fazia Ciência?
Os conhecimentos produzidos no mundo antigo e ao longo do período medieval não adotavam o método científico para sustentar suas conclusões, pois esse método ainda não tinha sido concebido. Porém, como observado na pergunta, isso não impedia que filósofos e sábios em geral investigassem questões da Matemática, Astronomia, Física ou Biologia. O método científico viria a ser desenvolvido somente a partir do século XVI, marcadamente com autores como Francis Bacon e René Descartes e traria elementos como problematização, acúmulo do conhecimento, hipóteses, objetividade, rigor na análise, repetições, observações sistematizadas, experimentação, análise estatística e divulgação dos resultados para a crítica. A partir daí, o conhecimento científico ganhou autonomia para caminhar com propósitos distintos daqueles da Filosofia e passou a ser lastreado por um método que lhe ampliava muito a confiabilidade. Portanto, há autores que consideram o conhecimento racional de natureza não filosófica do mundo antigo como a ciência da época, enquanto outros preferem reconhecer o nascimento da ciência como decorrente do método científico.
Conhecimento filosófico No Conhecimento Filosófico, o que podemos entender por Filosofia?
A filosofia é considerada radical porque busca explicitar os conceitos que estão na base do pensar e do agir. Investiga as raízes, os princípios que orientam nossa existência. 
O conhecimento filosófico pode ser rigoroso, pois o filósofo deve dispor de um método a fim de proceder com rigor na investigação. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento rigoroso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também rigorosa. Os conceitos devem ser claramente definidos. Ter como característica o Saber em conjunto. Significa que a filosofia é globalizante porque, ao examinar, observa os diversos aspectos de um problema e por visar o todo, ela se torna interdisciplinar.
Por que o conhecimento científico é sempre revitalizado?
A ciência é construída por meio da refutação de hipóteses. Por isso, o conhecimento científico é sempre revitalizado.
O que caracteriza o conhecimento filosófico?
O objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, elas são raciocinadas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade. Esse conhecimento questiona o homem e as O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do conhecimento vulgar ou empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido. Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, que é o caso do conhecimento científico. O conhecimento filosófico não se preocupa em verificar se as conclusões tiradas são válidas cientificamente. Esse conhecimento está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência. coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.
O conhecimento filosófico, assim como o conhecimento científico, é racional?
Sim, mas, ao contrário desse segundo tipo de conhecimento, o primeiro não busca comprovações.
O que seria, de fato, o Conhecimento Filosófico?
Conhecimento filosófico procura justificar a crença de algumas pessoas, denominadas filósofos, que utilizam métodos aceitos pelo seu grupo, questionando os problemas do dia a dia gerando conceitos subjetivos. Segue o exemplo: "A vida sem reflexão não merece ser vivida" (Sócrates).
O que caracteriza o conhecimento teológico?
O conhecimento teológico é produzido a partir da aceitação de axiomas da fé, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados, que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana. Cabe ao teólogo provar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo, por isso mesmo serem aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. Ou seja, os princípios subjetivos, que guiam o filósofo, ou o cientista são [...] os sentidos corporais e a inteligência ou a razão natural; diversamente acontece com o teólogo com o fiel que operam com sua razão iluminada, ilustrada, elevada pelo dom sobrenatural e gratuito da fé, conforme ensina a própria teologia (RUIZ, 2002, p. 103).
O que difere o conhecimento científico do conhecimento teológico?
Nas diferenças entre os conhecimentos teológico e científico, Ruiz (2002) estabelece uma interessante discussão, ao enfocar que, nos conflitos entre a ciência incipiente e as doutrinas tradicionais de fé, a autoridade da fé prevalecia sobre as ousadias das ciências. Acrescenta o referido autor: O conhecimento teológico supõe e exige a autoridade divina; nela se fundamenta e só a ela atende; a ciência, ao contrário, não supõe, não exige, não admite autoridade; a ciência só admiteo que foi provado, na exata medida em que se podem comprovar experimentalmente os fatos. A Teologia não demonstra o dogma; apela para a autoridade divina que o revelou e exige fé; a ciência demonstra os fatos e só se apoia na evidência dos fatos. (RUIZ, 2002, p. 108) Por outro lado, tal posicionamento é discutível, pois não há nada mais perfeito que a harmonia e o equilíbrio do Universo que, de qualquer modo, está no conhecimento da humanidade, embora esta não tenha mãos que possam apalpá-lo ou olhos que possam divisar seu horizonte infinito. A fé não é cega uma vez que se baseia em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação naquilo que se denomina de Universo, objeto de conhecimento do homem. Como bem, afirma Ruiz (2002, p. 106): [...] A fé religiosa é um fato que nem a teologia ou a ciência do fato religioso podem explicar ou justificar cabalmente. A fé religiosa é de ordem místico-intuitiva e não de ordem racional-analítica.
Quais as principais diferenças entre ciência e religião?
O conhecimento religioso está apoiado em afirmativas consideradas como verdades absolutas (doutrina), com apelo de proposições divinas ou sagradas justificadas pelo sobrenatural. O conhecimento científico está suportado por raciocínio humano na busca da verdade, o que dá a ele uma característica objetiva, verificável, sistemática, cumulativa, geral, explicativo, falível e útil. Só é científico o conhecimento que for verificável e demonstrável.

Continue navegando