Buscar

Desafio colégio Futuro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL: PROJETO “FORMANDO CIDADÃOS”
COLÉGIO FUTURO – ENSINO MÉDIO
BARRETOS
2017
SUMÁRIO
	Introdução ....................................................................................................
	03
	Justificativa...................................................................................................
	05
	Objetivos.......................................................................................................
	06
	Metodologia .................................................................................................
	08
	Cronograma ................................................................................................
	10
	Avaliação ....................................................................................................
	09
	Considerações finais..................................................................................
	14
	Referências bibliográficas..........................................................................
	15
INTRODUÇÃO
Muitos jovens, durante e na finalização do ensino médio, não têm noção do que fazer em relação à sua inicialização profissional. Segundo especialistas na área da educação, o ensino médio é o principal gargalo do sistema educacional brasileiro. No país esta fase reúne pouco mais de oito milhões de matriculados. E o que ocorre é que o atual currículo não prepara os estudantes para o mercado de trabalho, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e também não prepara para o ingresso na educação superior. 
Assim se faz necessário restabelecer a relação entre o ensino geral das ciências e das humanidades com a formação para o trabalho que não deve ser o simplificado ensino de habilidades.
Assim o projeto é apoiado na ideia de preparar o jovem pra o mercado de trabalho trabalhando com ele o ano letivo inteiro com palestras, aulas expositivas e outras formas que o levem a refletir sobre seu projeto de vida. 
O Colégio Futuro tem a modalidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os horários de funcionamento é das 07h00minh ás 12h00minh e das 12h30minh ás 17h30minh, seguindo as turmas dos horários matutinos e vespertino. Ainda é oferecido o Ensino fundamental no período noturno.
O Colégio Futuro apresenta salas de aulas são amplas, com  carteiras e mesas apropriadas, armário para guardar materiais das professoras do período da manhã e da tarde e a lousa verde para uso com giz branco. Há material suficiente para que as aulas transcorram de maneira adequada. 
A equipe diretiva  procura sempre suprir as necessidades materiais da escola. Há algumas dependências fora da sala de aula, como por exemplo, pátio, sanitários para alunos e funcionários, sala de recursos, biblioteca, sala de professores, salas administrativas, secretaria, sala da direção e  almoxarifado, amplo refeitório que fica no pátio interno, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários e ainda uma salinha para coordenação, bem como sala da diretora e ainda um jardim na frente da escola.
Há quadra na escola, e os professores de Educação Física oferece as aulas nessa quadra que é bastante ampla e coberta. Existem televisores nas salas de aula para quando a professora necessitar usar esse meio de comunicação e mídia. 
A sala dos professores é onde os professores permanecem no intervalo das aulas. Nesta sala contém filtro, bebedouro de água, garrafa de café, geladeira, mesa com cadeiras uma lousa para colocar recados, relógio, um mural com tabela de horários dos docentes, além das atribuições de classe que é lista de classificação, tabela de aula de educação física, Horário de Estudo e Planejamento (HEPA), que e o Horário de Estudo e Planejamento dos professores, horário de intervalo, horário dos professores estagiários calendário escolar Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).
Na secretaria há armários, arquivos, sala de diretor com banheiro laboratório de informática, biblioteca, dois banheiros coletivos (masculino e feminino). A escola utiliza todas as salas de aulas e todas são utilizadas em todos os horários.
Ainda há na escola o Projeto COMVIDA que é exemplo para outros colégios, que faz referências a uma Educação Ambiental, tendo como ações a Composteira, Brinquedos Pedagógicos confeccionados com material reciclável, Educação Ambiental integrada ao currículo, atividades acerca dessa temática, tais como plantio de árvores na comunidade e na própria escola.
O corpo docente do ensino médio do Colégio Futuro é composto por professores formados em diversas áreas, tais como Matemática, Ciências, Biologia, Filosofia, Sociologia, Letras, Artes Visuais e alguns com pós-graduação. Há os funcionários que são Auxiliares de Serviços Gerais, Professores de Educação Física, Secretário de escola, Professores de Inglês.
O quadro administrativo e técnico pedagógico é formado por 01 diretora geral, 01coordenadora pedagógica, 01 secretário, serviços gerais com formação em nível médio, além de pessoas que trabalham no Programa Frente de Trabalho.
Os responsáveis pela fiscalização escolar, Colégio Futuro são o Secretário Municipal de Educação, Supervisores, Diretor, Professora Coordenadora.
Os alunos do ensino médio têm entre 12 e 17 anos, sendo alunos os alunos do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Há alguns alunos repetentes, matriculados nos dois turnos de funcionamento. 
São alunos que tem boa estrutura familiar. No entanto os alunos matriculados são de vários núcleos familiares.
O Colégio Futuro atende alunos da comunidade local, que tem à disposição mercearias, padaria, bazares, lojinhas de roupas, vários salões de beleza, açougue, dois supermercados de médio porte. Há um posto de saúde com atendimento odontológico, uma quadra de futebol, uma quadra coberta e uma escola de Educação Infantil, denominado Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Ainda há uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II e tem um Centro Municipal de Esportes (CEMEP). 
A comunidade varia de classe média baixa e classe baixa, com a estrutura familiar variada. Alguns pais de alunos, de acordo com a observação realizada, são em parte pessoas com pouca escolaridade e outros com escolaridade completa pelo menos no ensino médio, mas são poucos interessados com o que acontece no ambiente escolar, principalmente em relação a parte pedagógica.
JUSTIFICATIVA 
Com o advento da industrialização e a precisão de mão de obra qualificada, a escola surge a fim de dar capacidade aos sujeitos que sob o comando do capitalismo, necessitavam cumprir ordens, operar máquinas e desempenhar tarefas diárias que até então eram feitas de acordo com as classes de trabalho, tempo e estimativas dos artesãos 17 que trabalhavam em pequenas oficinas, muitas vezes dentro de suas casas e conheciam todo o processo de confecção inicial até o final do produto (PILETTI e PILETTI, 2006).
A exigência de uma escola para todos, parte das necessidades da industrialização, uma vez que além da precisão da formação técnica, as mães deixam seus afazeres domésticos para trabalhar na indústria, exigindo um novo espaço para as crianças. A educação ao longo da sua trajetória tem sido uma necessidade que acompanha a humanidade desde os tempos mais remotos. Aliada à educação escolar, a educação que se processa no meio social se completa, a fim de tornar os sujeitos mais autônomos e independentes nas suas relações.
A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional esteve agregada ao ensino de 2º grau (atual ensino médio), quando então passou a ter identidade própria, cuja característica marcante é a sua capacidade de integrar-se às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, com vistas a conduzir
o educando ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva – Artigo 39 da LDBEN (BRASIL, 1996). 
Num país como o Brasil, que apresenta diversidades físicas, socioculturais e econômicas marcantes, o modelo educacional adotado para a profissionalização tinha de ser flexível. Os novos currículos voltaram-se para atender tanto ao mercado nacional como às características das diferentes regiões brasileiras, além de se adaptarem às exigências dos setores produtivos. 
O objetivo é criar cursos que garantam perspectivas de trabalho para os jovens e facilitem seu acesso ao mercado; que atendam, também, os profissionais que já estão no mercado, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades, e, ainda, sejam um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado de trabalho. 
Dessa forma verifica-se que a escola tem papel importante na sociedade e na vida de cada aluno que passa pela escola.
O momento da definição profissional e de um projeto de vida futura é gerador de muitas angústias e incertezas uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. 
Dessa forma, com o propósito de auxiliar os estudantes do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas habilidades, competências e preferências, será desenvolvida um projeto de Orientação Profissional no decorrer no Ensino Médio.
Somente a gestão democrática, que garanta a participação de todos, tem condições de levar a escola brasileira a encontrar seu verdadeiro caminho (DIAS, 2004). 
O projeto está no caminho certo para colaborar com o indivíduo e com a sociedade. Acredita-se diminuir, pelo menos, uma barreira, a do acesso à informação. Esse projeto almeja ser um pequeno ato de política pública para a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Interessante constar que cada elemento do projeto participa com sua capacidade própria, assim a preocupação não é ofertar informações para os alunos que estudam, espera-se que seja divulgado por eles e pela própria equipe realizadora para alcançar quem está fora da escola também, por exemplo, quem já terminou os estudos e está desempregado, quem não tem capacitação e nem estudos etc., atingindo assim um atendimento conforme as necessidades de cada um.
Espera-se, com a gama de informações o projeto atinja a realidade do jovem ao lhe proporcionar facilidades de procura e escolha de oportunidades, incentivando a busca por um emprego. 
Ocorrerá nas relações, durante a construção do projeto, a decisão de todos que participam dele. Essa troca de experiência entre alunos e comunidade levará à consciência de uma identidade cultural, um sentido de “nós”, a formação de um Sujeito Cultural.
OBJETIVOS 
GERAL
	Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão, juntamente com a comunidade de forma geral, levando a temática a todos da comunidade, que mesmo não sendo alunos, possam usufruir das atividades para repensar nas competências e habilidades para o desenvolvimento de uma profissão.
ESPECÍFICOS
	Elaborar um espaço de orientação profissional em colaboração com alunos do ensino médio do Colégio Futuro para que tenham clareza das possibilidades existentes no mercado de trabalho, como cursos técnicos e vagas em empresas, para propiciar o encontro do seu primeiro emprego. 
	Proporcionar aos alunos envolvidos na construção do espaço o exercício de pesquisa, ou seja, a necessidade de criar um projeto embasado em indicadores selecionados e organizados. 
	Trabalhar em equipe a fim de aprimorar o espírito coletivo. 
	Ampliar a consciência do jovem sobre o mundo e o mercado de trabalho. 
	Dinamizar a comunicação interna e externa no grupo responsável pelo desenvolvimento da página virtual. 
	Despertar na equipe a necessidade de independência econômica e, por conseguinte, de dignidade humana. 
	Dar exemplo de empreendedorismo pelo próprio processo de construção do projeto. 
	Ensinar que o processo de avaliação diagnóstica sobre o projeto e de autoavaliação, de forma concomitante e final, é recurso imprescindível para melhoraria do produto e do serviço. 
	Refletir sobre a profissão futura no momento presente.
METODOLOGIA
Inicialmente será pesquisado na escola, por meio de uma série de questões, o que pensam os jovens sobre sua dificuldade de conseguir emprego e quais suas condições atuais para começar a trabalhar. 
Serão consultados os dados governamentais sobre a condição dos adolescentes a respeito de sua inserção no mundo e no mercado do trabalho. Será criada uma agenda semanal de trabalho para todos da equipe.
Haverá o apoio de parcerias diversas com o intuito de realizar as atividades devidas. Serão convidados psicólogos que ofereçam orientação vocacional para constarem na lista de serviços.
Continuar-se-á a se atualizar sobre assuntos pertinentes ao campo de interesse por meio de leitura de livros, revistas, jornais, internet etc. Por fim, serão contatadas organizações particulares e públicas, escolas, enfim, a comunidade a fim de informar sobre a existência do projeto.
A equipe de alunos será a responsável pela montagem do projeto, juntamente com seu professor que cabe determinar as diretrizes da ideia central e decidir junto com os alunos possíveis adaptações. 
As parcerias com psicólogos e instituições públicas e privadas relacionadas ao tema do projeto garantirão o material básico de informação que constituirá o projeto.
As atividades interdisciplinares serão as seguintes: Apresentação do projeto; Trabalhando as representações de si: descobrindo quem eu sou e do que gosto; Debates com o tema: Será que todos reconhecem sua inteligência?; Leitura de textos sobre os tipos de inteligência – Howard Gardner; Seminários sobre as profissões: O tipo de Inteligência e sua influência na escolha profissional; Seminário com o tema: Eu e as máscaras que uso Texto Self e as máscaras – Carl Jung; Seminários de grupo com o tema sobre as Profissões; Palestra com o tema: O Eu e a escolha profissional; Debates sobre Trabalho, carreira e profissão; Palestra com o tema? Amar o que faço ou fazer o que amo? Atividade a partir de leitura complementar: BOTTON, Alain de. Os Prazeres e Desprazeres do Trabalho. Rocco, 2009; Aulas expositivas: Cursos universitários e suas estruturas: Licenciatura, bacharelado, técnico, tecnólogo e ainda as especializações Stricto e lato sensu. Qual a melhor opção pra mim?; Aulas no Laboratório de Informática; Debates com o tema: Ser tímido ou introvertido: qual a relação com a escolha profissional?; Visita externa programada para conhecimento da rotina de trabalho em área de interesse (local a ser definido); Palestra com profissional de uma área de interesse dos alunos; Mercado de trabalho e campos de atuação, trabalho, profissão e carreira: o que significa tudo isso?; Debates: Minhas escolhas e os campos de atuação; Consulta ao Guia do Estudante, editora Abril e Dicionário e Guia de Profissões; entre outros.
Os recursos necessários para o desenvolvimento de toda a metodologia será o que está disponível no Colégio Futuro que são o B-Del, que é a Base Didática Eletrônica que é composta de Caixa de som, microfone, Notebook com acesso a internet Banda Larga, DVD, Retroprojetor, Dielbold, que é um computador integrado com som, teclado, mouse, projetor e que ainda possui a lousa digital interativa.
Além disso, os recursos tecnológicos, durante as aulas e as atividades poderão ser os computadores do Laboratório de Informática com acesso a internet Banda Larga para uso de todos os alunos. O Colégio ainda possui câmera fotográfica para registro de imagens durante as atividades do Projeto.
Além disso ainda serão utilizados os recursos como Recursos materiais a serem utilizados revistas especializadas, cadernos, lápis, textos xerocados, rádios, TV e DVD.
Haverá ainda bancadas digitais para utilização em algumas das
atividades.
No final do projeto haverá a autoavaliação e a certificação, já como instrumento de capacitação para ingresso no mercado de trabalho.
Futuramente, divulgar-se-á nas escolas, sindicatos, agências, mídia impressa e falada, internet e em todos os meios possíveis para se ter um grande número de parceiros e resultados positivos sendo o principal deles, a satisfação desse jovem.
CRONOGRAMA
Cronograma de apresentação dos conteúdos a serem trabalhados.
As atividades desenvolvidas nesse cronograma serão contempladas em toda a matriz curricular para o Ensino Médio que englobam as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Arte e Educação física, englobadas na área de e Códigos e suas tecnologias, Matemática, Biologia e Física, Química, englobadas na área de Ciências da Natureza Matemática e suas tecnologias, História, Geografia, Filosofia, sociologia, englobadas na área de Ciências humanas e suas tecnologias e também na parte diversificada nas disciplinas de Língua Estrangeira moderna inglês e Espanhol, levando em conta que a Lei atual de fevereiro de 2017 , que modificou parcialmente o ensino médio. 
De acordo com Senado (2017), o novo texto da Reforma do ensino médio menciona que o ensino integral será implantado de forma gradual. As escolas terão o prazo de 5 anos para aumentar a carga horária das 800 horas anuais para 1 mil horas, o que significa que os turnos passarão das atuais 4 horas diárias para 5 horas diárias. O currículo será dividido entre conteúdo comum e assuntos específicos de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo estudante (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica). 
	meses
	CONTEÚDOS
	MARÇO 
	Apresentação do curso
Representações de si: descobrindo quem eu sou e do que gosto
- Será que todos reconhecem sua inteligência?
Tipos de inteligência – Howard Gardner
Profissões
- O tipo de Inteligência e sua influência na escolha profissional
	ABRIL
	Representações de si: descobrindo quem eu sou e do que gosto
- Eu e as máscaras que uso
Self e as máscaras – Carl Jung
Profissões
- O EU e a escolha profissional 
	MAIO 
	Trabalho, carreira e profissão
- Amar o que faço ou fazer o que amo
Atividade a partir de leitura complementar:
BOTTON, Alain de. Os Prazeres e Desprazeres do Trabalho. Rocco, 2009.  
	JUNHO
	Projeto Complementar:
Palestra com profissional de uma área de interesse dos alunos 
	JULHO
	Mercado de trabalho e campos de atuação
- Trabalho, profissão e carreira: o que significa tudo isso?
- Minhas escolhas e os campos de atuação
- Guia do Estudante, editora Abril e Dicionário e Guia de Profissões,
Léo Fraiman 
	AGOSTO
	Vestibulares e outras formas de acesso ao Ensino Superior
- SISU, ENEM e Vestibulares...  
	SETEMBRO
	Projeto Complementar:
Visita externa programada para conhecimento da rotina de trabalho em área de interesse (local a ser definido) 
	OUTUBRO
	Cursos universitários e suas estruturas
- Licenciatura, bacharelado, técnico, tecnólogo
- Stricto e lato sensu
- Qual a melhor opção pra mim?
Aula no Laboratório de Informática.  
	NOVEMBRO
	Representações de si: descobrindo quem eu sou e do que gosto
- Ser tímido ou introvertido: qual a relação com a escolha
profissional?
CAIN, Susan. O Poder dos Quietos. Agir, 2012.  
	DEZEMBRO
	Avaliação – Proposta de trabalho em grupo
Auto avaliação
CERTIFICAÇÃO
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem, a qual tem como objetivo ser um instrumento de diagnóstico desse processo, oferecendo elementos favoráveis e oportunidades aos alunos. Dentro desta perspectiva, o aluno integrante deste projeto será avaliado de acordo com a sua participação nas aulas e nas atividades propostas, interesse e adequação ao desenvolvimento das atividades, convívio com os colegas e professores, empenho demonstrado durante as aulas e realização das atividades. Ainda serão desenvolvidas atividades avaliativas específicas aos temas (conteúdos) abordados. 
Assim sendo a avaliação será realizada de acordo com a participação dos alunos. Ainda haverá uma auto avaliação sobre a escolha profissional. Haverá a avaliação dos professores sobre a atuação dos alunos durante todas as etapas do projeto.
A avaliação do desenvolvimento do projeto se deu de forma positiva, pois poder participar junto aos profissionais da educação para desenvolvimento desse projeto é uma grande aprendizagem, em especial na elaboração de um projeto multidisciplinar a ser trabalhado pelos professores de todas as disciplinas do ensino médio, promovendo atividades e situações pedagógicas de estudo, análise, reflexão e proposição de medidas que contribuam para que seus alunos desenvolvam seus projetos de vida em sentido amplo.
Assim sendo, vimos que é muito formidável considerar que o trabalho do profissional da educação na escola é de grande importância, e quando assume a função de corresponsável pela qualidade de educação ofertada e corresponsável pelas escolhas dos alunos, a educação se torna realmente uma modificadora de vidas. Temos que participando de todo o processo, os envolvidos se respeitam as várias histórias de vida, as construções profissionais, de forma individualizada, porém sempre pensando no coletivo e no sucesso do processo ensino aprendizagem do aluno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Diante do desafio realizado, nós, alunas do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera verificamos como se dá os passos de um projeto realizado na escola para o público jovem. Todo trabalho envolve um planejamento que possibilita seu sucesso. Por isso o envolvimento a responsabilidade e a autoria dos alunos são fundamentais em um projeto.
Conclui-se com isso que, na medida em que os alunos vão participando eles passam a dar sua contribuição efetiva, pois o objetivo principal deste projeto foi elaborar passos concretos com ações possíveis para se obter resultados positivos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio. Brasília. MEC/SED, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso me 21 abr. 2017.
KRUKI, Mary Leila M. O. Desafio Profissional de Licenciaturas: Matemática,
Letras, Geografia, História e Pedagogia [Online]. Campo Grande, 2015, p. 1-9.
Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 15 mai. 2017.
PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da Educação. São Paulo: Ática, 2006.
	
	SENADO. Sancionada Lei da Reforma no Ensino Médio. Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio. Acesso em: 06. mai. 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais