Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE
AULA 9
A plataforma Lattes é um sistema de informação curricular desenvolvido pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e tem por objetivo. (Assinale o item falso)
Resposta correta: Selecionar políticos	
A Universidade encontra suas raízes na Europa medieval, por volta do século XII e XIII, tornando-se o lugar de debates e polêmicas, sofrendo intervenções reais e eclesiásticas. No entanto, cada parte do mundo, desenvolveu um modelo específico. Assinale a alternativa que diz respeito ao modelo Europeu.
 	Existem modelos de Universidades Públicas e Privadas e ambos respondem ao 
Resposta correta: Essas primeiras universidades eram frequentadas somente por pessoas que possuíam condições econômicas, além, é claro, da forte influência católica que essas pessoas tinham.
	
Nas palavras de Gil (1991) a produção científica estimulada nas universidades tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas, exigindo procedimentos intelectuais e técnicos. Com base nestas constatações assinale as principais características deste tipo de produção: I Conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior. II. Atividades que são divulgadas através de publicações especializadas e/ou fóruns para debate público. III. Conjunto de atividades que apresentam à sociedade o resultado de pesquisas, apontando alternativas para a solução de problemas em diversas áreas de saber.
 Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas
	
Sobre a relação entre pesquisa, extensão e ensino é correto afirmar:
Resposta correta: Completam um círculo virtuoso entre inovação, aplicação e formação científica.
	
A Plataforma Lattes é um sistema de informação curricular desenvolvido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que integra dados de currículos e instituições com o seguinte objetivo I. Avaliar a competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios, II. Selecionar consultores, membros de comitês e de grupos assessores para a produção científica. III, Subsidiar a avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira. 
 Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas
	
Assinale abaixo o documento que corresponde ao estudo minucioso sobre tema relativamente restrito, frequentemente associado a um "trabalho de formatura" em cursos de graduação.
Resposta correta: Monografia.
	
Que função especial a Universidade desempenha na vida das pessoas?
Resposta correta: educar pessoas para trabalhar com o saber, fornecendo as condições para que estas pessoas sejam capazes de utilizar o conhecimento em um mundo complexo que não raras vezes é pensado de maneira simplificada ou ingênua. 
	
Quando refletimos sobre a construção do conhecimento na universidade, nos deparamos de como isso nos leva ao crescimento e desenvolvimento tanto pessoal, profissional como também social. E por ser, a universidade, algo de grande relevância dentro dessa nossa sociedade, vale a pena melhor estudarmos sobre sua constituição. Logo, dentre as alternativas a seguir, marque aquela que NÃO demonstra o significado de UNIVERSIDADE.
Resposta correta: Sistemas e sociedade.

Outros materiais