Buscar

folheto

Prévia do material em texto

INDICE
Enzima são proteínas catalizadoras, compostos que aumentam a velocidade das reações químicas, e sempre retornam sua forma original no final da reação.
	FIMCA – Faculdades Integradas Aparicío Carvalho.
	Alan Linkon Bortolozo
Bruno Ywamoto
Emanuel Possedon
Kelson Gomes Coutto
Kenia Destro
Natalia Medeiros dos Santos
	GLICóLISE
 A glicose é fonte de energia, mais você sabe como funciona?
Que tal descobrir!
	 A glicólise é uma das etapas da respiração celular, na qual ocorre a quebra da glicose em partes menores e consequente a liberação de energia. Essa etapa metabólica acontece no citoplasma das células eucariontes, enquanto as seguintes são dentro da mitocôndria.Síntese de Glicose a partir de compostos que não são carboidratos, algumas células do nosso corpo só usam glicose como fonte de energia (cerébro e celulas vermelhas). Reserva de glicose na forma de glicogênio
 
	CURIOSIDADE
A cada oxidação de carboidratos CO2 e H2o no corpo, produz acerca de 4 kcal/g, ou seja a cada grama de carboidrato que é ingerido é liberado aproximadamente 
4 kcal de ENERGIA.
Rendimento Energético da Glicólise Anaeróbia 
	Fase Anaeróbia (glicose até piruvato) 
	2 ATPs
	Ciclo de Krebs
	2 ATPs
	Cadeia Respiratória (8NADH) 
	24ATPs
	Cadeia Respiratória (2FDH2)
	4 ATPs
	Lançadeira de elétrons
(2NADH)
	6 ATPs
	TOTAL
	38 ATPs
	FERMENTAÇÃO
Fermentação Láctica 
Em organismos aeróbios, em certas circunstâncias também pode ocorrer fermentação láctica. É o caso que se verifica nas células musculares, quando sujeitas a forte solicitação; nestas circunstâncias, pode verificar-se momentaneamente um déficit de fornecimento de oxigénio e o músculo passa a funcionar em anaerobiose, reoxidando os NADH através da redução do ácido pirúvico em ácido láctico.
Fermentação Alcoólica
conduz à formação de álcool etílico (etanol) e à libertação de dióxido de carbono. É o processo bioquímico subjacente ao fabrico do vinho e do pão. Tal como na fermentação láctica, o etanol é um subproduto não interessante para os organismos em causa e, consequentemente, excretado para o exterior.

Continue navegando