Buscar

ESTUDO DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIREITO CIVIL
	DIREITO DA SOBRIGAÇÕES - CONTRATO DE FIANÇA
Através do contrato de fiança - O QUAL DEVE OCORRER POR ESCRITO, NÃO SE ADMITINDO INTERPRETAÇÃO EXTENSIVA, UMA PESSOA GARANTE SATISFAZER AO CREDOR UMA OBRIGAÇÃO ASSUMIDA PELO DEVEDOR, CASO ESTE NÃO A CUMPRA. ARTIGOS 820, 823, 834, 835 E 828 DO CÓDIGO CIVIL. 
Na hipótese de RISCO de descumprimento de pagamento, poderá através do contrato de Fiança o qual deve ocorrer por escrito, não se admitindo interpretação extensiva, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra. Pode-se estipular a fiança, ainda que sem consentimento do devedor ou contra a sua vontade ARTIGO 820 DO CC, 835, 838 e artigo 1.647, III e artigo 1648 do CC. 
Na hipótese de alguém DOAR algum bem a alguém, pode estipular clausula para que o bem volte a seu patrimônio, porém, somente para o SEU patrimônio, não se admite o patrimônio de terceiros, mesmo que sejam seus herdeiros. 
Em relação a união estável, Atualmente para confirmação da união estável, inexiste requisito temporal. Nos termos do artigo 1723 do CC, será reconhecida a entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, continua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. A união estável não se constituíra se houver os impedimentos do artigo 1521 do CC. Pessoas casadas, por exemplo, não podem constituir união estável, Exceto separadas de fato ou judicialmente.
Quanto ao contrato de união estável INEXISTE PREVISAO LEGAL IMPONDO A FORMA DE ESCRITURA PÚBLICA, de modo que não se faz necessária tal formalidade (artigo 107 do CC).
O Artigo 1597 do CC estabelece situações em que os filhos presumem-se concebidos na constância do casamento. Embora o dispositivo não mencione ser essa presunção legal aplicável, também a união estável há entendimento doutrinário e jurisprudencial nesse sentido. 
	DIREITO DAS COISAS
ACESSÃO é o direito em razão do qual o proprietário de qualquer bem adquire também a propriedade de todos os acessórios que a ele aderem. 
ACESSÃO ARTIFICIAL se dá pelas plantações ou construções de obras que, por seu caráter acessório, passam a propriedade do dono do terreno aonde foram realizadas. 
Portanto, com base no artigo 1255, parágrafo único do CC, se a construção ou plantação exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que de BOA-FÉ, plantou ou edificou, adquirirá a propriedade do solo, mediante pagamento da indenização fixada judicialmente se não houver acordo. 
Havendo ausente o requisito da BOA-FÉ não se admite a Acessão Artificial.

Continue navegando