Buscar

AD1 ORÇAMENTO PUBLICO 20181º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período – 2018/1º
Disciplina: Orçamento Público
Coordenador da Disciplina: Kátia de Almeida
Comente a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e como uma impacta a outra. Cite um exemplo real.
Boa sorte!
A LEI de RESPONSABILIDADE FISCAL, lei 101,foi criada no início dos anos 2000 com o intuito de estabelecer normas direcionadas para a responsabilidade dos gestores com relação às finanças públicas e estabelecer os limites percentuais das despesas dos Estados e dos Municípios de tal forma que haja controle e transparência dos gastos públicos, associando à capacidade de arrecadamento de tributos desses elementos.
A lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública federal, que inclui as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, e orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
A Lei de Responsabilidade Fiscal atribui a LDO como dispor sobre metas e riscos fiscais, programação financeira, limitação de empenho e movimentação financeira, e transferência de recurso a entidades públicas e privadas, entre outras. 
Como exemplo podemos citar as prefeituras que fazem um orçamento anual com base no que arrecada para usar de forma viável seus recursos em ações que possam trazer benefícios a população, como melhorando ruas, escolas, hospitais. Mas estas ações precisam estar dentro da LDO e ainda estar dentro das normas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outros materiais