Buscar

TRABALHO PARTE ESCRITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No homem, o olfato é um sentido que poderíamos considerar de segunda categoria, relegado mais às funções vegetativas, e raramente atingindo desenvolvimento comparável ao da vista e do ouvido. Comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido.
Em nosso nariz, o ar entra pelas fossas nasais e vai em direção à cavidade nasal, onde ele é umedecido, aquecido e purificado. No teto da cavidade nasal encontramos a mucosa olfativa, também chamada de mucosa amarela, composta de células olfativas, cujos prolongamentos ficam mergulhados na camada de muco que cobre as cavidades nasais. As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas.
Na região inferior da cavidade nasal encontramos outra mucosa, chamada de mucosa vermelha. Essa mucosa é rica em vasos sanguíneos e possui glândulas secretoras de muco que umedecem a região. Quando estamos resfriados, a produção de muco através dessas glândulas aumenta, deixando o nariz obstruído.
O nosso olfato possui uma grande capacidade adaptativa, pois quando somos expostos a um forte odor temos uma sensação olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensação já se tornou praticamente imperceptível.
Além disso, o olfato está relacionado às emoções e ao paladar. Pessoas que perdem o olfato (por traumas, por exemplo), sofrem uma diminuição na intensidade das sensações antes agradáveis. Em algumas a diminuição de intensidade afeta todas as experiências de cunho emocional.
A perda de olfato, além de estar associada à depressão, pode levar à desnutrição. O nariz é o grande responsável pelo apetite: qualquer pessoa, sem perceber, cheira melhor quanto mais perto da hora de comer, o que faz com que sinta o aroma da comida de longe. Quando isso acontece, o cérebro manda o estômago produzir sucos gástricos. As glândulas salivares, então, entram em ação.
O nariz, afinal, é vítima de muitas alergias. A poluição, cada vez maior nas grandes cidades também ajuda a enfraquecer o olfato. Em certos casos, os danos à mucosa são irreversíveis: mesmo recuperado da alergia, o paciente não volta a sentir bem os odores. Conservantes de alimentos podem causar alergias a longo prazo, que por sua vez podem causar a anosmia. 
A anosmia é a perda do olfato. Ela pode ser um problema por si só ou um sintoma de outra complicação na saúde. A anosmia pode durar pouco tempo, como quando a pessoa tem o nariz entupido devido a um resfriado, ou ser permanente. Ela também pode ser parcial ou completa, contudo esta última é muito rara. A anosmia tem prevalência na população geral de 19%. Pode ser causada pela irritação temporária ou permanente ou a destruição das membranas mucosas que revestem o interior do seu nariz e pode ocorrer devido a: Sinusite aguda, Resfriado comum, Rinite alérgica, Gripe e Rinite não alérgica.
Os medicamentos, porém, encabeçam os fatores que provocam esse tipo de problema, em especial os remédios para hipertensos, os diuréticos e o ácido acetilsalicílico, o mais popular analgésico.
O transtorno do olfato causado por uma infecção viral ou bacteriana em geral tem curta duração. No caso de infecções bacterianas, podem-se administrar antibióticos para acelerar o processo de cura, o que pode ajudar a restaurar o olfato.
Mas a maior causa de perda de olfato são os acidentes. Calcula-se que uma entre cada quinze pessoas com traumatismo craniano passa a viver num mundo inodoro. No caminho dos nervos que levam a mensagem olfativa ao cérebro, existe uma lâmina cheia de furinhos, o osso etnóide, que pela fragilidade e localização — abaixo do crânio — está sujeita a rachar em acidentes. 
Uma das funções mais importantes e mais conhecidas do olfato é estimular a memória. Pessoas com problemas olfativos às vezes não conseguem evocar situações com facilidade.
https://super.abril.com.br/comportamento/olfato-o-sentido-da-vida/
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/
http://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/olfato.htm
http://www.anatomiadocorpo.com/olfato/
http://pt.healthline.com/health/transtornos-do-olfato#Overview1
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anosmia

Outros materiais