Buscar

GESTÃO FINANCEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: GILDÁSIO MEIRA PICAPAU
DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA
AVA II
Quais ensinamentos poderíamos obter da leitura gráfica que se apresenta?
Verifica-se que a TMA (Taxa Mínima de Atratividade é de 13%) é mais baixa do que a TIR (Taxa Interna de Retorno) tanto do projeto Vermelho que é de 18% quanto do projeto Azul que é de 20%. Nessa condição ambos os projetos são viáveis.
Qual o melhor projeto? Por quê?
Depende da visão do investidor. O melhor projeto é o Azul considerando o maior valor da TIR. Haja vista que, considerando a taxa no caso apresentado no gráfico, a comparação da TIR com a TMA está acima de 13% assim o melhor projeto é o azul. Abaixo de 13% o melhor projeto é o vermelho. Importante ressaltar que a TMA representa o percentual mínimo de retorno que um projeto deve gerar para ser aceito. Esta escolha pelo maior valor presente (VPL) tem que ser observado a taxa.
Devo escolher o melhor projeto pela maior TIR? Por quê
Nem sempre a TIR define qual o melhor projeto, sendo que é preciso ser observado a situação do negócio e suas distinções. Pois, pode acontecer que é mais vantajoso um projeto que tenha uma menor TIR por oferecer também um menor risco de negócio. Mas por outro lado, a exemplo da resposta da questão anterior de qual o melhor projeto que pode também ser considerado o maior valor da TIR, bem como a consideração da taxa com a TMA. Enfim, é necessário considerar riscos,, oportunidades de custos, liquidez.
Para uma taxa de desconto de 16%, qual o melhor projeto?
Neste caso irá considerar o VPL com a taxa de 16% é maior para o projeto Azul.

Outros materiais