Buscar

prova conselhos e ges

Prévia do material em texto

Entretanto, Gohn (2011) afirma que há três sentidos básicos atribuídos à participação: o conceptual – que apresenta “alto grau de ambiguidade e varia segundo o paradigma teórico em que se fundamenta”; o político – que é “associado a processos de democratização”, mas que também “pode ser utilizado como um discurso mistificador em busca da mera integração social de indivíduos”; e o da prática social – que está relacionado ao processo social propriamente dito, ou seja, as “ações concretas engendradas nas lutas, movimentos e organizações para realizar algum intento.
Ao analisar os paradigmas analíticos sobre o termo, é possível citar a concepção liberal que busca, de acordo com Gonh (2011, p. 17), a “constituição de uma ordem social que assegure a liberdade individual”.
Observe que nessa concepção o que está evidenciado é o pluralismo, o coletivo, a participação popular na qual os indivíduos são considerados cidadãos.
1-De acordo com Gohn (2011), o termo participação é muito utilizado no meio político, como um processo de democratização e social. Trata-se de um termo que admite várias concepções dentro da história. Explique de que forma a participação comunitária se tornou um derivativo da concepção liberal.
Resposta: a participação comunitária se tornou um derivativo da concepção liberal a partir do momento em que ela fortalece a sociedade civil em termo de integração dos órgãos representativos da sociedade aos órgãos deliberativos e administrativos do Estado. Isso se deu a partir do momento em que os grupos organizados se inseriram no interior dos aparelhos de poder estatal de forma que as esferas do público e do privado pudessem se fundir por meio da participação nos conselhos.
2-Tendo em vista que a concepção da participação política supõe que é um dever moral de todos os indivíduos participar da vida social, julgue os itens a seguir:
O indivíduo conscientizado não fica indiferente e não desanima perante os obstáculos. II. A participação coletiva se dá por meio da integração em qualquer grupo social. III.O trabalho de conscientização pode ser exercido no plano individual, nas relações diretas entre duas ou mais pessoas. IV.O processo eleitoral faz parte da participação política, por meio do qual se pode escolher um representante. a) Apenas I e III estão corretas. b) Apenas II e III estão corretas. c) Apenas I, II e IV estão corretas. d) Apenas IV está correta. e) todas estão corretas.
Resposta: alternativa E – todas estão corretas, pois estes são os caminhos percorridos para que a participação política possa ocorrer e construir uma sociedade democrática.
3-Analise a assertiva: na abordagem marxista, o conceito de participação é encontrado de forma isolada. a) Essa assertiva é verdadeira, pois nesta abordagem os movimentos sociais não têm valor. b) Essa assertiva se refere às lutas para a formulação dessa abordagem. c) Essa assertiva é verdadeira, pois o individuo é considerado como único na estrutura social. d) Essa assertiva é falsa, pois essa abordagem está articulada a duas outras categorias. e) Essa assertiva é verdadeira, pois representa as condições existentes da realidade social.
Resposta: alternativa D – pois na abordagem marxista, o conceito de participação se articula às categorias de lutas e movimentos sociais voltados para a transformação das condições da realidade social existente.
4-Na sociologia, a palavra participação ganhou, nas últimas décadas, o estatuto de uma medida de cidadania e está associada a uma outra categoria, a da exclusão social. (GOHN, 2011, p. 31) Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter informativo, explique essa associação.
Resposta: a frase demonstra que, apesar da participação envolver toda a sociedade, de certa forma ela promove em determinado momento a exclusão, pois os indivíduos devem ter também motivações e estar articulados às redes societárias. Vale ressaltar que há posicionamento contrário a essa posição quando não existe a integração, o que leva o individuo à exclusão, a não à participação.
5-O significado considerado pela profissão em relação à participação está na coletividade nos espaços democráticos. Sendo assim, o que se está evidenciando?
Resposta: o papel do coletivo e a força da coletividade, pois toda luta é coletiva e um indivíduo não consegue fazer mobilizações e provocar mudanças sociais consideráveis sozinho.
Aula2-
a democracia se inspira fundamentalmente em três valores: liberdade (a liberdade de cada um e de todos, entre os iguais), igualdade e ordem. A democracia está legitimada pelo consentimento, apoio, tolerância e aceitação da Constituição de 1988 e das leis por parte da população governada.
conceitos que tratam da gestão na esfera pública, por meio do conselho gestor. De acordo com Gohn (2011, p. 33), “esses conceitos são: governo local, poder local, esfera pública e governança local [...]”.
Observe que os estudos sobre governo local compreendem duas categorias: as teorias normativas e as teorias empíricas.
enfoque das normativas, que se dividem em três fases, sendo que a primeira era liderada pelos que estimulavam a “participação política em oposição ao governo centralizado e argumentavam que as instituições locais realizariam a distribuição mais eficiente dos recursos”, a segunda, dos reformadores do pós-guerra, “que defendiam um governo local autônomo, como uma instância de governo virtuosa, em especial para a expansão.
 Neste tema você vai ficar por dentro das teorias de governo local, poder local e governança. Para que essa temática possa ser apresentada, deve-se principalmente levar em consideração o conceito de democracia, pois a democracia se inspira fundamentalmente em três valores: liberdade (a liberdade de cada um e de todos, entre os iguais), igualdade e ordem. 
1-De acordo com Gohn (2011), as teorias acerca de governo local, poder local, esfera pública e governança local estão articuladas à organização da sociedade para participar dos conselhos gestores. Explique de que forma a Constituição de 1988 criou mecanismos que possibilitaram a participação da sociedade civil.
Resposta: a discussão permeia todos os conceitos abordados neste tema, pois a governabilidade, no que tange a esfera pública a partir da década de 1980, será possível apenas a partir da construção coletiva das políticas públicas, uma vez que a sociedade civil conhece todo o aparato da estrutura estatal e organiza frentes de trabalho com base nos artigos da Constituição Federal de 1988, que prevê a participação da sociedade na construção de uma democracia para todo cidadão brasileiro.
2-A democracia deliberativa é um sistema que: a) Mistura a democracia direta com a democracia representativa. b) Mistura a democracia coletiva com a democracia partidária. c) Mistura a democracia legal com a democracia geral. d) Elege a democracia direta como meio de organizar a sociedade. e) Mistura as várias formas de organização social em dadas sociedades
Resposta: alternativa A, pois ela mistura a democracia direta com a democracia representativa, uma vez que ela diz respeito aos mecanismos de representação política.
3-A participação dos cidadãos prove informações e ___________ sobre os problemas públicos, gerando conhecimentos e _________ para a elaboração de estratégias para ________ dos problemas e conflitos envolvidos. A partir da frase anterior, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas. a) Resultados; subsídios; reprodução. b) Diagnósticos; subsídios; resolução. c) Diagnósticos; resultados; negociação. d) Resultados; subsídios; negociação. e) Diagnósticos; produções; resolução.
Resposta: alternativa B, pois os novos mecanismos participativos baseiam-se no engajamento popular por meio de processos elaborados e estudados amplamente.
4-“É importante registrar que pesquisas feitas em Porto Alegre indicam a predominância de pessoas com algum tipo de experiência associativa anterior entre os participantes do programa Orçamento Participativo” (GOHN, 2011, p. 47). Considerandoque o fragmento de texto acima tem caráter informativo, explique essa aproximação entre as experiências anteriores e o Orçamento Participativo.
Resposta: o texto evidencia que, ao longo da história, a população porto-alegrense tem participado de forma efetiva da vida pública e que, a cada nova possibilidade de fazer parte desse contexto, de forma organizada, as pessoas se interam do processo e buscam formas concretas de participar dessa nova proposta, com a retomada da organização popular.
5-No que tange a governança, para ela ter eficiência e eficácia em administrar os impactos das políticas de ajuste estrutural, seus efeitos em termos de aumento da pobreza devem minorar. Sendo assim, o que se coloca como desafio?
Resposta: o desafio é articular a participação com os critérios da eficácia e da busca de resultados imediatos ao plano local.	‘
Aula4
A participação por meio de conselhos deliberativos, de composição paritária entre representantes do Poder Executivo e de instituições da sociedade civil, se aplica aos diversos níveis das administrações (federal, estadual e municipal). A reforma operada no Estado brasileiro na última década articulou a existência de conselhos ao repasse de recursos financeiros do nível federal ao estadual e municipal, pois, relacionado a essa instância de governança, se aplica o que está previsto na comissão intergestora bipartite e tripartite, no que diz respeito ao repasse de recursos para o desenvolvimento das políticas sociais.
Os conselhos ligados ao Fundef, por exemplo, deveriam fiscalizar a correta aplicação dos recursos desse fundo, entretanto, a mídia tem registrado denúncias de desvio dos recursos e de uso indevido, considerando as finalidades desse fundo.
Bipartite: a Comissão Intergestores Bipartite - CIB, foi criada pela Norma Operacional Básica - NOB/93/MS, como fórum de pactuação entre os gestores estaduais e municipais. Fundef: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi instituído pela Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996, e regulamentado pela Lei n. 9.424, de 24 de dezembro do mesmo ano, e pelo Decreto n. 2.264, de 27 de junho de 1997. O Fundef foi implantado nacionalmente em 1º de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemática de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental. Paritária: formado por número par de elementos, para que não exista diferenciação de categorias. Povo: refere-se ao conjunto de pessoas que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, além de história e tradições comuns.
Tripartite: a Comissão Intergestores Tripartite - CIT é um espaço de articulação entre os gestores (federais, estaduais e municipais), objetivando viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negocia- ção e pactuaç
1-Explique a contribuição desse processo para a amplia- ção da gestão democrática nas políticas públicas.
Resposta: Os conselhos criam condições para um sistema de vigilância sobre a gestão pública e implicam uma maior cobrança de prestação de contas do poder executivo, principalmente no nível municipal. Os conselhos gestores foram conquistas dos movimentos populares e da sociedade civil organizada. Eles são um instrumento de representação da sociedade civil e política, pois, os conselhos são parte de um novo modo de gestão dos negócios públicos, reivindicado pelos próprios movimentos sociais nos anos 1980, quando a população lutou pela democratização dos órgãos e aparelhos estatais. Fazem parte de um novo modelo de desenvolvimento que está sendo implementado em todo o mundo, ou seja, a gestão pública estatal via parcerias com a sociedade civil organizada. Os conselhos representam a possibilidade da institucionalização da participação por meio da sua forma de expressão, a co-gestão.
2-De acordo com Gohn (2011), os conselhos gestores são analisados quanto às novidades e inovações que trouxeram. As inovações se destacam pelo: a) Fato de os conselhos conterem a possibilidade de reordenamento das políticas públicas na direção da governança democrática. b) Fato de os conselhos serem espaços de justa posição, nos quais a sociedade civil deve ter sempre um assento. c) Fato de os conselhos agregarem em torno de si os interesses da classe política, no que diz respeito ao investimento dos bens públicos. d) Fato de os conselhos provocarem na sociedade como um todo comoção pela forma como atuam na luta por direitos. e) Fato de os conselhos serem distribuídos em conselhos temáticos, o que possibilita maior participação dos cidadãos na tomada de decisão.
Resposta: Alternativa A. As inovações promoveram a possibilidade de os conselhos contribuírem com o reordenamento das políticas públicas brasileiras na direção de formas de governança democrática..
3-Para Gohn (2011, p. 106), na tradição brasileira, a tendência dominante na área da educação é restringir o universo de atores a serem envolvidos no processo educacional a um só segmento da comunidade educativa: o da comunidade escolar, composta por dirigentes, professores, alunos e funcionários das escolas. Quando se fala em abertura das escolas para a comunidade: a) Os alunos são o foco central do processo. b) Os professores são fundamentais na gestão do ensino. c) Os pais são os atores por excelência. d) Os diretores são responsáveis por fazer essa articulação. e) Os alunos não devem opinar na condução dessa ação.
Resposta: Alternativa C. Os pais são fundamentais na organização e articulação da Associação de Pais e Amigos da Escola e contribuem para a comunidade fazer parte da escola e não somente estar em tono dela.
4-Apresentamos, na discussão do tema, que os conselhos são representativos e poderão alterar progressivamente a natureza do poder local. À medida que eles se tornam atuantes, o que pode ocorrer?
Resposta: À medida que eles se tornem atuantes, podem fiscalizar as ações do poder público e denunciar os lobbies econômicos que pressionam e dominam os aparelhos estatais, construindo assim uma base de gestão democrática
5-Um dos desafios dos conselhos gestores é ter um quadro qualificado de participantes, que possibilite a discussão e o entendimento da gestão pública. Sendo assim, o que é necessário para a qualificação de um conselheiro?
Resposta: Os conselheiros devem realizar cursos de formação e atualização enquanto sujeitos políticos, que precisam ter como referência um modelo de participação social cidadã e com pluralidade, respeitando as diversidades culturais e as diferenças de raça, sexo, etnia, geração, entre outras, e que garantam um projeto emancipatório com vistas às mudanças sociais de médio e longo prazo

Continue navegando