Buscar

A importância da metrologia na gestão de qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importância da metrologia na gestão de qualidade de uma indústria alimentícia
Pedro Henrique Neves Cândido
1620205
Com o crescimento da demanda consequentemente vêm a necessidade das melhorias dos produtos ou até mesmo para continuidade do padrão, em virtude da imensa variedade de marcas, tipos e preços, a qualidade do produto deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma necessidade para quem quer se manter no mercado, assim a metrologia dar suporte para a qualidade do produto final. Dados incertos comprometem as conclusões dos processos finais, ocasionado diretamente o setor financeiro de uma empresa.
A necessidade da metrologia para as indústrias alimentícias
As principais razões que levam as empresas a objetivar pela certificação do sistema de garantia da qualidade é a necessidade de satisfação dos clientes e a melhoria contínua da qualidade dos seus produtos (DUARTE, 2012).
 A Gestão da Qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando desde o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade, sendo que em todas as etapas pode-se estar presente a melhoria da qualidade. A partir desse conceito surge o conceito de Gestão da Qualidade Total (TQM – Total Quality Control) (PALADINI et al., 2012).
Gestão de Qualidade
Uma das características principais da norma NBR ISO 9001 é que seus requisitos além de influenciarem sobre a qualidade final do produto e sobre a satisfação do cliente, atuam também na redução do desperdício, no tempo de parada dos equipamentos, na ineficiência da mão de obra, resultando em um aumento da produção. 
Para a Indústria de Alimentos é importante também a implementação de normas que estabeleçam a segurança do alimento, ou seja que não resulte em danos à saúde do consumidor. Assim, foi estabelecida a norma NBR ISO 22000- Segurança de Alimentos com o intuito de garantir um Sistema de Gestão da segurança de alimentos eficaz que considere todos os prováveis perigos de toda a cadeia produtiva. 
Além disso, a norma ISO 22000 sugere que o sistema de gestão de segurança dos alimentos esteja estruturado e incorporado dentro do sistema de gestão global da empresa de maneira a maximizar os benefícios para a organização e para os clientes. Tendo em vista esse objetivo a norma NBR ISO 22000 foi alinhada com a NBR ISO 9001, com o objetivo de facilitar a integração entre elas (ABNT, 2006).
Normas ISO
Tendo em vista que a maioria dos laticínios brasileiros são de micro e pequeno porte, dificulta a implementação do Sistema de Garantia da Qualidade, visto que, são organizações carentes de estratégias de competitividade em relação ao mercado e à qualidade dos produtos. Os órgãos normativos e de fiscalização a qualidade para os laticínios de micro e pequeno porte limitam-se a fatores de segurança alimentar e de higiene, pois, a legislação atual não exigi a implantação de ferramentas da qualidade voltadas para a produção de alimentos livres de contaminações (ALVARENGA, 2014).
Para que o programa de implantação de um SGQ na indústria de alimentos seja eficiente, requer primeiramente o comprometimento, esforço e dedicação de todos os setores da empresa. A resistência às novas mudanças deve ser tratada com programas de educação e treinamento.
 Diante do exposto, a proposta de um Sistema Integrado da Qualidade e Segurança de Alimentos mostra-se bastante eficiente, visto que são duas dimensões inseparáveis em todas as fases da cadeia agroalimentar. Além disso, ao integrar dois sistemas de gestão, diminui-se a burocracia e maximiza os resultados.
Análise de dados
Os sistemas de controles metrológicos acrescentam benefícios aos sistemas produtivos, reduzem os custos com trabalho e retrabalho e influenciam diretamente na qualidade dos produtos e serviços, além de agregar credibilidade para as empresas que os adotam. Nesses sistemas, especificamente, a aplicação da calibração e a avaliação da incerteza conferem qualidade metrológica a instrumentos e padrões do processo de produção.
 A calibração, por sua vez, deve estar atrelada a padrões de referência com rastreabilidade. De acordo com a norma ISO 8402, “rastreabilidade é a capacidade de traçar o histórico, a aplicação ou a localização de um item através de informações previamente registradas”. A rastreabilidade é responsável pela garantia de que a grandeza em processo de medição, ou controle, está obedecendo à cadeia de rastreabilidade. Em outras palavras, o quanto a medição está em acordo com um valor de referência conhecido, ou a qual distância de um valor verdadeiro se está reproduzindo essa medida. 
Ferramentas da metrologia e qualidade
RBC
Qualidade Processo
METROLOGIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais