Buscar

EXERCÍCIO. (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
1) A identificação da relação de emprego a partir de seus elementos característicos constitui um dos temas mais tormentosos enfrentados nos âmbitos da doutrina e da jurisprudência. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
a) É empregado o trabalhador que presta serviços onerosos e não-eventuais e que se faz substituir por terceiros em situações ocasionais, as quais repassa parte proporcional de seus ganhos.
b) Empregador é a pessoa individual ou coletiva que admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços e que , observando as modernas doutrinas da co-gestão e da participação dos empregados nos lucros, estará autorizada a partilhar com estes os riscos do empreendimento.
c) Por subordinação jurídica deve-se entender a restrição imposta à autonomia de vontade do operário, que se submete aos poderes de comando e hierárquico do empregador.
d) A dependência técnica do trabalhador ao empregador é dispensável para caracterização da relação de emprego.
2) Não se inclui entre os trabalhadores que não são considerados empregados pela CLT o trabalhador
a) Subordinado
b) Avulso
c) Voluntário
d) Eventual
e) autônomo
3) No trabalho portuário, os salários devidos aos trabalhadores avulsos portuários é pago:
a) diretamente a eles pelas empresas de navegação que utilizam seus serviços
b) diretamente a eles pelos operadores portuários
c) pelos operadores portuários, depois de receberem o valor das empresas de navegação
d) pelo órgão gestor de mão-de-obra, depois de receber o valor das empresas de navegação
e) pelos sindicatos, depois de receberem o valor das empresas de navegação
4) Pode-se dizer que a flexibilização das normas trabalhistas:
a) consiste na desregulamentação integral do Direito do Trabalho, passando as partes diretamente a estabelecer as condições de trabalho;
b) é admitida, constitucionalmente, apenas para as hipóteses de remuneração, jornada de trabalho e segurança do trabalho;
c) pode ser feita livremente;
d) supõe redução de alguns direitos trabalhistas legalmente assegurados.
5) Com relação às fontes do Direito do Trabalho,  é correto afirmar que:
a) os acordos coletivos e as convenções coletivas de trabalho não podem ser consideradas como fontes do Direito do Trabalho.
b) os usos e costumes, bem como as disposições contratuais em um contrato de trabalho não podem ser consideradas como fontes do Direito do Trabalho.
c) a sentença normativa em dissídio coletivo terá efeito erga omnes, valendo para todas as pessoas integrantes das categorias econômica e profissional envolvidas no dissídio coletivo.
d) a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirá, conforme o caso, pela jurisprudência e pelos princípios e normas do direito do trabalho, sendo vedado o uso da analogia e da equidade.
6) Indique a hipótese que não constitui uma das condições que se exige do estágio profissionalizante, para que não se desvirtue, caracterizando relação de emprego.
a) Horário do estágio compatível com o horário escolar.
b) Desenvolvimento de atividades relacionadas com o currículo do curso no qual o estagiário está matriculado.
c) Estar o estagiário matriculado necessariamente em curso de nível superior, de nível médio ou escola de educação especial.
d) Interveniência obrigatória da instituição de ensino na relação entre estagiário e empresa.
e) Pagamento obrigatório de uma bolsa de estudos para o estagiário.
7) É CORRETO afirmar 
a) Um dos princípios norteadores das medidas protetivas ao salário é a irredutibilidade salarial. Todavia, esse preceito não é absoluto, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro permite a redução salarial, por meio de ajuste entre empregado e empregador.
b) Pelo princípio da continuidade da relação de emprego, o ônus de provar a data e motivo de extinção do contrato de trabalho é do empregado.
c) No direito do trabalho, aplica-se o princípio da norma mais favorável, que autoriza o intérprete a aplicar a norma mais benéfica ao trabalhador, ainda que essa norma esteja em posição hierárquica inferior no sistema jurídico.
d) A partir do princípio da continuidade da relação de emprego, o sistema jurídico trabalhista estabelece uma prevalência da indeterminação da relação de emprego, fixando que os contratos por prazo determinado são a regra.
8) Em relação ao trabalho rural, é CORRETO afirmar que: 
a) O enquadramento do trabalhador como rurícola independe da atividade preponderante do empregador, pois decorre da natureza dos serviços prestados pelo empregado, os quais devem estar diretamente ligados à agricultura e à pecuária, afastando-se de atividades de administração ou técnicas que se classifiquem como industriais ou comerciais.
b) A jurisprudência dominante do TST considera empregador rural aquele que realiza exploração agroindustrial. 
c) O fator determinante para que um trabalhador seja considerado rural é o local da prestação de serviço, propriedade rural ou prédio rústico.
d) O enquadramento do trabalhador como rurícola depende da atividade preponderante do empregador, agroeconômica.
9) Sobre o empregador marque alternativa INCORRETA: 
a) O poder de direção do empregador o autoriza a organizar, controlar e estruturar a prestação de serviços pelo empregado;
b) O poder disciplinar permite a sanção ao empregado que descumprir as regras pertinentes à atividade desempenhada, compreendendo as seguintes: advertência verbal/ escrita; suspensão limitada a 60 dias e dispensa por justa causa;
c) Empregador é aquele que admite, contrata, paga os salários e dirige a relação de emprego, inclusive ditando normas disciplinares no âmbito da empresa. Pode ser pessoa física; jurídica ou ente despersonalizado.
d) O empregador é quem assume os riscos de sua atividade econômica. É quem deve ser responsabilizado pelos custos e resultados do trabalho prestado, além da responsabilização pela sorte de seu próprio empreendimento.
10) Quanto à duração do contrato individual de trabalho, é correto afirmar que o contrato por prazo determinado:
a) sob a forma de contrato de experiência não poderá ultrapassar noventa dias, podendo ser estipulado por três períodos de trinta dias cada um.
b) poderá ser estipulado por prazo superior a dois anos, desde que o seu objeto dependa da realização de determinados acontecimentos.
c) quando for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
d) não prevê o pagamento de indenização caso seja rescindido sem justa causa de forma antecipada.
Analise as questões abaixo
11)  Um trabalhador, com idade inferior a catorze anos, presta serviço lícito, pessoal e subordinado para determinado empregador, exercendo as atividades de trabalho de forma pessoal, onerosa, consensual, continuada e subordinada.
Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item a respeito de contrato de trabalho. 
É possível que o contrato de trabalho individual seja firmado de forma tácita.
12) O contrato intermitente deverá estabelecer o valor da hora de trabalho e os dias trabalhados, bem como determinar que o empregado deverá ser convocado com, no mínimo, dois dias corridos de antecedência. 
13) É considerado empregado doméstico aquele maior de 16 anos que presta serviços de natureza continua (frequente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial, por mais de 3 (dois) dias por semana.

Continue navegando