Buscar

Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
	Aluno
	Matheus Evangelista de Souza
	Curso
	Engenharia Civil – 5º Período
	Disciplina
	Noções de Arquitetura e Urbanismo II
ATIVIDADE: CONCEITOS RELACIONADOS À DISCIPLINA.
Desenho: Do italiano disegno, a palavra desenho refere-se ao traçado ou delineado de um edifício ou de uma figura. Trata-se, por exemplo, da concepção original de um objecto ou de uma obra destinados à produção em série. 
Pode-se referir a um projeto ou plano, à descrição verbal de algo, à disposição de riscas, cores ou grafismos que caracterizam animais e plantas, e à forma dos objetos.
O desenho é a arte visual de representar algo em um meio bi ou tridimensional através de diversas ferramentas ou métodos. 
Projeto: Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço.
Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.
O conceito de projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que têm início e fim programados, devendo resultar em um serviço ou produto final.
Arquitetura: "A arquitetura é a arte e a ciência de garantir que nossas cidades e edifícios se encaixem na maneira como queremos viver nossas vidas: o processo de manifestar nossa sociedade em nosso mundo físico.” - Bjarke Ingels
Arquitetura se refere à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Arquitetura é a arte de construir, que satisfaz a necessidade básica do seu humano que é o abrigo. Ela fornece, nas palavras de Marcus Vitruvius, o grande arquiteto e historiador romano, “firmeza, comodidade e o deleite”. Fornece um sentido de lugar e uma espécie de apoio para todos os tipos de atividade humana.
Urbanismo: O termo urbanismo está definido no dicionario como “conjunto das questões relativas a arte de edificar uma cidade” ou seja é a forma que os profissionais implicados na ação utilizam para expressar sua maneira de ver a cidade. A palavra urbanismo tem sua origem na palavra latina urbs-urbis que siginifica exatamente cidade.
Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição porém, sempre varia de acordo com a época e lugar.
O urbanismo é uma operação cujo objetivo é a transformação do espaço visando uma melhoria estética e da qualidade de vida, transmitindo sensações de segurança e conforto. Define as regras de interligação entre os elementos construídos e as várias partes da cidade, ou seja a forma urbana.
Urbanização: Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc. 
A Urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.
Planejamento Urbano: O Planejamento Urbano, tanto como disciplina acadêmica quanto método de atuação no ambiente urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. Sob este ponto de vista, os planejadores podem antever os possíveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano.
Recebe o nome de planejamento urbano o processo técnico e político dedicado ao controle do uso da terra e desenho do ambiente urbano, incluindo redes de transporte destinadas a orientar e garantir o desenvolvimento ordenado de assentamentos e comunidades.
O planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou do planejamento de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida.
Desenho urbano: O desenho urbano diz respeito à disposição, aparência e funcionalidade das cidades e, em particular, à forma e utilização do espaço público.
O desenho urbano por sí só é uma disciplina cuja definição é problemática e sujeita a várias controvérsias. Muitas das tentativas de definição partem do que ele não é, ao invés de dizer exatamente o que ele é.
O desenho urbano é atividade multidisciplinar, voltada para o processo de transformação da forma urbana e para o espaço resultante deste processo.

Outros materiais