Buscar

história da america colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...........................................................................................3 2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................4 2.1 Questão discursiva.......... ......................................... ...............................4 3. CITAÇÕES BIBLIOGRÁFIC AS.................................................................6 
1. INTRODUÇÃO 
	O objetivo deste trabalho é entender as novas tecnologias na construção do conhecimento na sociedade contemporânea, e abordar a questão dos conflitos sociais e dos usos da História e da Memória, com a elaboração de uma questão de prova dissertativa, con siderando o s aspectos estudados na disciplina de História da América Colonial.
 	A História da América tem origens distintas, que dependem do ponto de vista que se toma para realizar a narrativa histórica. Do ponto de vista dos nativos, não inicia com a chegada do povo europeu nesse continente, pois já habitavam o continente antes da chegada dos europeus.Esses povos são conhecidos como índios, nativos americanos ou indígenas. No Canadá também são chamados de Primeiras Nações. Muitos desses povos ainda vivem no continente.
	Povos árticos, como os esquimós (inuítes) e os aleútes, viveram (e ainda vivem) nas áreas mais longínquas do norte da América do Norte. Muitos outros povos viveram na região em que hoje ficam o Canadá e os Estados Unidos. Os astecas, os maias, os caraíbas e os incas viveram no México, na América Central (no continente e nas Antilhas) e na América do Sul (na região dos Andes).
	No Brasil, diferentes nações indígenas se espalhavam pelo território do país. Os índios brasileiros eram divididos por tribos diferentes, de acordo com a língua que cada um praticava. Exemplos dessas tribos são: tupi-guarani (que se encontravam na região litorânea), macro-jê ou tapuias (habitavam a região do Planalto Central), Aruaques e Caraíbas (que viviam na região da Amazônia).
	Na América existia uma diversidade de povos e culturas bastante avançadas, radicada a milhares de anos, contada através das fontes orais e pictográficas, seus territórios criavam condições naturais de geração de técnicas e organizações das mais variadas, alguns desses grupos mantinham contato com outros grupos e tinham características comuns e próprias, houve também quem dominasse outros povos e construíssem verdadeiros impérios. 
	Do ponto de vistas dos europeus, inicia -se com a chegada dos primeiros navios à região, n o final do século XV. O ano de 1492 foi um marco, tanto para as civilizações que já habitavam o continente americano , quanto para a civilização europeia.
2. DESENVOLVIMENTO
	 As variedades técnicas produzidas pelos povos da época pré -colombiana composta pelos: Maias, Astecas e Incas, foram propicias pelas condições geográficas de um território de mais de 42 milhões de km², alguns desses povos foram capazes de desenvolver a agricultura , pecuária, atividades artesanais e cerâmica.
	O desenvolvimento tecnológico da cultura Maia, foi caracterizado por um caráter pratico extraordinário. Podemos destacar: A arquitetura; seu sistema numérico vigesimal, descobrimento e implantação do conceito do número zero; Observações astronômicas, mais desenvolvidas do que as outras civilizações; e sua agricultura e hidráulica, através da agricultura de plantio e seu desenvolvimento hidráulico, obtendo uma excelente irrigação de suas áreas cultivada, construindo canais d e agua, utilizando a força da gravidade e o estreitamento dos aquedutos para conseguir uma mudança na pressão da água. O desenvolvimento técnico cientifico dos Astecas, possuía um grau avançado de desenvolvimento , destacaremos o grande avanço na área da matemática e da astronomia, a educação asteca nesse ponto foi fundamental. Desenvolveram, em 1479 aproximadamente a pedra do sol, espécie de calendário. Na área medicinal recorriam aos medicamentos herbários, para ajudar nos tratamentos das doenças. Construíram lanças, facas e flechas, por meio do sílex, um mineral rígido, por f alta de outras matérias primas, utilizaram uma espécie de lava das rochas vulcânicas, para desenvolver ferramentas e armas cortantes. Os astecas conheceram a roda, mas por fa lta de animais de carga, isentou-se de qualquer veículo terrestre, a ssim construíram canoas para deslocarem-se pelos canais e rios. Os Incas, assim como os astecas e os m aias, progrediram à observação dos astros, principalmente o sol e as estrelas e foi baseado no comportamento destes, que estabeleceram padrões exatos, para o plantio e a colheita. Com suas técnicas d e agricultura, conseguiram cultivar diversas espécies vegetais, em diferentes altitudes do império , utilizando terraços para aproveitar o solo, e fatores como a umidade para criar microclimas e pequenas lagoas.
2.1 Questão Dissertativa 
	 A América colonial foi habitada por vários povos por milhares e milhões de anos, antes da chegada dos p rimeiros colonizadores ao continente americano, em 1 492. A importante contribuição de cada um desses povos, na construção da histó ria do homem nas américas e para as futuras gerações, no âmbito das tecnologias, ciências e engenharia, as civilizações: Inca, Maia e Asteca, foram as ma is importantes e as que deixaram uma rica e vasta herança nesses campos de atuação. 
Fale sobre como nossa sociedade foi beneficiada por essa herança tecnológica, deixada pelas antigas civilizações.
 Os povos pré -colombianos, tinham uma tecnologia muito avançada, construíram cidades, canais de agua,calendário,relógios, desenvolveram a astronomia, agricultura...Tecnologias estas, que moldaram ao longo dos tempos a nossa sociedade, compreendendo este processo, é necessário entender a evolução dos dispo sitivos que fizeram parte dessas modificações. Novas concepções, praticas, ocupações, surgiram ao longo do tempo. As civilizações Inca, Maia e Aste ca, nos deixou um vasto conhecimento nas áreas de agricultura, desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampa s (ilhas de cultivo) , o aproveitamento do solo, canais para irrigar o solo. Desenvolveram-se no campo me dicinal, que e ra teoricamente bastante estruturado, intervindo nas curas terapêuticas através de plantas medicinais. A partir d a observação, dessas tecnologias, usadas pelas antigas civilizações, as sociedades modernas, estudaram e desenvolveram novas tecnologias, para tornar nossas vidas mais praticas. 
6 3. CITAÇÕES BIBLIOGRAFICAS 
 https://books.google.com.br/books?hl=pt -BR&lr=&id=uJtcOFBWfiAC&oi=fnd&pg=IA2&dq=historia+da+america+colonial&ots=gISeTBGwOs&sig=YPSMTTGjx7uTAc8zZ0UqM029VSo#v=onepage&q=historia%20da%20america%20colonial&f=false 
https://static.scielo.org/scielobooks/zg8vf/pdf/bomfim-9788599662786.pdf
http://www2.ufcg.edu.br/revista-rem ap/index.php/REMAP/article/view/65/90

Continue navegando