Buscar

Tipos de Transportes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRANSPORTE PASSIVO: Passagem do solvente da região de menor concentração para a de maior concentração.
TRANSPORTE ATIVO: É a passagem do soluto de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado (contra o gradiente), que ocorre portanto com gasto de energia. (K+ Potassio (bolinha azul no slide)) (Na+ sódio ( Bolinha amarela no slide)) 
(O K+ é ENCONTRADO EM MAIOR QUANTIDADE DENTRO 
DA CÉLULA ENQUANTO O Na+ é ENCONTRADO EM MAIOR QUANTIDADE FORA DA 
CÉLULA, PORTANTO COM TENDÊNCIA A ACORRER A DIFUSÃO SIMPLES. PORÉM 
A CÉLULA BOMBEIA K+ PARA DENTRO E Na+ PARA FORA, MESMO CONTRA UM 
GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO (JÁ ESTÁ CHEIO E A CÉLULA JOGA MAIS))
TRANSPORTE DE ÍONS NAS RAIZES: Elementos essenciais e não essenciais são arrastados no fluxo em massa da água absorvida, movendo-se no contínuo formado pelas paredes celulares e espaços intercelulares, desde os pêlos radiculares e/ou células epidérmicas até a endoderme (rota apoplástica). Esse movimento é passivo, acompanhando os gradientes de concentração e de carga, desde a solução do solo até o interior da raiz. Em adição, íons podem ser adsorvidos às cargas da parede celular, ou podem ser absorvidos pelo citoplasma, principalmente nas células do córtex. Uma vez no interior celular, nutrientes podem mover-se de célula a célula, até os vasos do xilema, ao longo do contínuo formado pelos protoplastos vivos interconectados pelos plasmodesmos (rota simplástica).
CORTEX: Armazenam amido e outras substancias, mais comumente, não possuem cloroplasto.
ESTELO (CILINDRO CENTRAL): são os vasos condutores 
PROTOXILEMA: constituí vasos mais simples que o metaxilema e forma-se em primeiro lugar.
METAXILEMA: um elemento traqueal com células parenquimáticas, espessamentos escalariformes e pontoações areoladas. Pode conter fibras.
FLOEMA: tecido condutor de seiva elaborada 
ENDODERME: regula a passagem de água e substâncias dissolvidas para o interior da raíz.
ESTRIA DE CAPARI: bloqueia efetivamente a entrada de água e de íons minerais no cilindro central, via apoplasto.
EXODERME (HIPODERME) E RIZODERME: bloqueia o movimento de íons no apoplasto
ROTA SIMPLASTICA (A): por onde os íons e moléculas podem também se mover. Isto ocorre em função das inúmeras plasmodesmas interligando as diversas células. 
ROTA APOPLASTICA (B): consiste em um sistema interconectado que engloba as células da epiderme e do córtex, em que a água e os íons inorgânicos movimentam-se livremente sem nenhuma restrição. A penetração de solutos neste espaço é rápida e, não é afetada por baixas temperaturas ou por inibidores metabólicos, sendo, portanto, inteiramente passiva e não envolvendo nenhuma membrana biológica. O apoplasto constitui, em média, de 10 a 15% do volume total das raízes.
PELO RADICULAR: podem atingir até 10 mm de comprimento.
TRANSPORTE ATRAVES DE UMA BARREIRA DE MEMBRANA: Todas as células do organismo, para sobreviver e praticar suas atividades orgânicas, deve construir um meio individualizado com características próprias que darão suporte a sua funcionalidade e sobrevivência. 
DIFUSÃO:  é a capacidade que moléculas de gases e de solutos muito pequenos dissolvidos em água têm de passar pela membrana plasmática e se espalhar uniformemente pelo espaço disponível.  Neste caso, as moléculas de soluto irão passar do meio mais concentrado para o menos concentrado, movendo-se a favor de um gradiente de concentração. 
PROTEINA DO CANAL: regular a passagem de substâncias a qual a membrana celular é ineficiente.
DIFUSÃO SIMPLES: Esse meio de transporte é o mais simples da célula, onde moléculas pequenas, não-polares e lipossolúveis se difundem livremente através da bicamada lipídica constituinte da membrana plasmática. Essas moléculas podem ser o O2, CO2, NO, esteróides, glicerol, ácidos graxos, entre outras moléculas enquadradas nesse sistema.
DIFUSÃO FACILITADA: se assemelha ao padrão de funcionamento da difusão simples, isto é, ocorre em virtude do gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Entretanto, a diferença é que a difusão facilitada utiliza proteínas carreadoras, que dependendo do meio pode se apresentar fechadas ou abertas.
TRANSPORTE ATIVO: É a passagem do soluto de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado
ENERGIA: Gasto de energia no processo.
PROTEINAS CARREADORAS: são aquelas inseridas na bicamada lipídica (proteínas integrais) que fornecem um caminho passivo, isto é, sem custo energético, para que as moléculas se movimentem através da membrana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando