Buscar

Linguagem, língua e linguística. Margarida Peter.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguagem, língua e linguística. Margarida Peter
Margarida Peter fala sobre o número de sons (ou letras) em uma linguagem e o caráter finito destes na construção de uma sentença, atentando para o caráter infinito no potencial da linguagem.
“Cabe ao linguista que descreve qualquer uma das línguas naturais determinar quais dessas sequencias finitas de elementos são sentenças e, e quais não são...”
Para Chomsky, as propriedades de formação são tão complexas que uma criança não poderia aprender sem ter um elemento inerente a condição humana. A essa escola de pensamento, se dá o nome de gerativismo.
Saussure: Conceitos de língua e fala.
Chomsky: Conceitos de competência e desempenho
Competência: Conhecimento do sistema que permite produzir o conjunto de sentenças da língua, conjunto de “regras” que são construídas a partir de sua capacidade inata para a linguagem.
Desempenho: Corresponde ao comportamento linguístico, constituído pela competência + convenções sociais, crenças, atitudes emocionais, pressupostos sobre o interlocutor, fatores fisiológicos.
Desempenho pressupõe competência, competência não pressupõe desempenho.
Linguagem animal? A sociedade é condição para a linguagem, porém “A linguagem humana caracteriza-se por oferecer um substituto à experiência, apto a ser transmitido infinitamente no tempo e no espaço. ” Algo que as sociedades animais não tem.
A linguística é a ciência que trata da investigação da linguagem verbal humana. Todas as línguas são sistemas de signos usados para a comunicação, a linguística estuda a principal modalidade de sistemas signícos de forma empírica.
Teoria Geral da linguagem 
Linguística Geral: Conceitos e modelos para a análise das línguas.
Linguística Descritiva: Fornece dados que confirmam ou refutas as análises da L. geral.
No século XIX existiam basicamente dois modelos de análise, o Sincrônico e o Diacrônico. 
Sincronia: Os fatos linguísticos são observados quanto ao seu funcionamento em um determinado momento (modernamente denominada como linguística teórica).
Diacronia: Os fatos são analisados quanto a suas transformações, pelas relações estabelecidas com os fatos ao longo do tempo (Rocha sedimentar). A sincronia deve sempre ser estudada antes da diacronia.
Na década de 1950 baseada em empirismo e objetividade a linguística se torna mais “cientifica” até aí, os seguidores de Saussure acreditavam que a descrição era o suficiente para explicar os fenômenos (teoria descritivista). Chomsky propôs que a análise prenda-se menos aos dados e mais a teoria, buscando leis gerais, a isto se deu o nome de gramática gerativa (regida pela intuição)
Também existe a gramática funcional (escola de praga) que não separa o sistemas das funções da linguagem (Jakobson) e que estuda a ordem do enunciado na formação das sentenças.

Continue navegando