Buscar

Gestão Educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão Educacional.
Quando a educação tradicional são bastante comum nos dias de hoje. As metodologias tradicionais como aquelas em que o professor transmite o conhecimento, privilegiando a quantidade de informação com pensamento que o aluno cresça pelo seu próprio mérito. O professor passa o seu conhecimento de uma forma extremamente mecânica, fria e crua, cuja a organização das salas de aula com fileiras voltadas ao quadro negro é vista de modo negativo e nas quais os alunos são poucos participativos como mencionado no texto.
A pedagogia libertária tem a preocupação em transmitir a personalidade dos alunos no sentido libertário o professor deve se juntar ao grupo de alunos para uma reflexão, reunião em conjunto, para que os alunos se sintam integrados, essa pedagogia acredita na liberdade total, sendo uma pedagogia antiautoritária.
Hoje, existe uma grande necessidade de evoluir cognitivamente e permanentemente, os avanços dos recursos e estratégias tecnológicas disponíveis. Uma escola aberta e participativa, na qual aluno, escola, professores e sociedade aprendem juntos.
Descobrir meios de adaptarmos para continuar ensinando e aprendendo, isso envolve o engajamento em sala de aula na era tecnológica de acordo com que o novo mundo demanda.
As salas de aula estão em constante transformação e é preciso uma renovação na forma de ensinar, novas modalidades de ensino e reciclar sempre. É preciso haver uma mescla entre o método tradicional de ensinar e os avanços, com conteúdos dinâmicos e qualidade para prender a atenção dos alunos tecnológicos, aliados ao conteúdo programático estruturado pelo professor.
Certamente ainda há muito a se debater nesse campo da educação, mas é certo que o ensino tradicional vai além das metodologias clássicas com exposição verbal, foco nos exercício, na repetição e na memorização. Cabe o professor unir estratégias e saberes do passado, presente e futuro para a melhoria do ensino aprendizagem."As virtudes e os valores do professor que consegue estabelecer laços afetivos com seus alunos repetem-se e intricam-se na forma como ele trata o conteúdo e nas habilidades de ensinos que desenvolve"(CUNHA, 2004, p.150).
Os conceitos citados acima foram:
Relação professor x aluno
Metodologia de ensino 
conteúdos
Experiência em grupo
 
Referencias Bibliográficas
 SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais