Buscar

A importância da atividade física 4 anoº

Prévia do material em texto

A importância da atividade física
Sabemos que a prática da atividade física era uma ação que já ocorria na pré-história, com os homens das cavernas.
Para conseguir comida tinham que caminhar horas, caçavam, pescavam e muitas vezes lutavam para se defender, hoje a vida ficou mais prática: temos carro, computador e outras invenções que facilitam nossa vida. Pena que com isso, acabamos nos movimentando bem menos, o que pode trazer uma série de problemas para a saúde.
Os benefícios da atividade física como melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imune e ajudar a emagrecer, podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.
Outros benefícios da atividade física como aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos podem ser alcançados quando o indivíduo faz alguma atividade física que tenha impacto como caminhadas, pular corda, correr ou dançar, por exemplo. A dança ainda melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a auto estima.
Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória
Atividades de andar, correr e rastejar. 
O professor marcará no chão diversas linhas.
Brincar de pega-pega correndo sobre as linhas demarcadas.
Espalhar diversos objetos pelo chão. Andar, correr e saltar por entre eles. 
Utilizando bancos: 
Correr livremente entre eles e, quando o professor falar o nome de uma parte do corpo, tocar o banco com a parte falada;
Colocar o pé direito sobre o banco e o esquerdo no chão. Deslocar-se dessa forma e depois inverter a posição dos pés;
Apoiar os pés no banco e as mãos no chão deslocando-se lateralmente;
Apoiar as mãos sobre o banco e, com os pés no chão, lançar as pernas para um lado, depois para o outro.
Utilizando-se as mãos, rastejar sobre os bancos;
Deitar-se de costas no banco e locomover-se com ajuda das pernas. 
Converse com os alunos sobre as maiores dificuldades encontradas para realizarem as atividades, peça sugestões de como acreditam que poderiam ser as atividades para que pudessem ter melhor desempenho.

Continue navegando