Buscar

Ação Rescisória Competência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ação rescisória somente pode ser apreciada por tribunais, não é admitido o julgamento por órgãos hierarquicamente inferiores, de primeiro grau.
Nos termos da Constituição Federal de 1988, compete ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça, julgar as ações rescisórias de seus julgados. (artigo 103, I,J da CF e artigo 105, I, E, da CF).
Especificamente no que se refere às demandas descritas no art. 966, V, do Código de Processo Civil (ações rescisórias por violação a literal dispositivo de lei), observam-se duas clássicas súmulas do Supremo Tribunal Federal, que dão concreção ao preceito constitucional: a Súmula 249/STF e a Súmula 515/STF.
“SÚMULA Nº 249
É competente o Supremo Tribunal Federal para a ação rescisória, quando, embora não tendo conhecido do recurso extraordinário, ou havendo negado provimento ao agravo, tiver apreciado a questão federal controvertida.”
“SÚMULA Nº 515
A competência para a ação rescisória não é do Supremo Tribunal Federal, quando a questão federal, apreciada no recurso extraordinário ou no agravo de instrumento, seja diversa da que foi suscitada no pedido rescisório.”
Por fim, conforme as súmulas citadas, a competência para apreciar pedidos rescisórios sobre questões federais não apreciadas no Recurso Especial (ou questões constitucionais não veiculadas no Recurso Extraordinário) não seria, em princípio, do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal, mas sim do Tribunal Regional Federal ou do Tribunal de Justiça.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando