Buscar

Evolução: Teorias da Evolução e Evolução Biológica

Prévia do material em texto

*
EVOLUÇÃO
Teorias da Evolução 
e Evolução Biológica
*
Definições
Evolução é um processo de mudança, crescimento ou desenvolvimento, significa que os organismos se modificam com o passar do tempo, sendo que alguns tendem a desaparecer e serem substituídos por outros organismos que não existiam. 
*
O termo evolução vem do Latim evolutio que significa “desabrochamento” e até o século XVII foi utilizada para referir ao desenvolvimento embriológico. 
Desde o século XIX, o termo evolução foi utilizado como referência a evolução biológica e as mudanças nas características de vida e é referenciada na teoria de Charles Darwin, a chamada Seleção Natural, que é à base da biologia moderna. 
*
Durante todo o tempo da existência humana, sempre tivemos nossas "respostas" na forma de fantasias, estórias fantásticas e recheadas de alegorias que foram transmitidas de geração após geração. 
*
Por mais de 99% de seus quase 250 mil anos na Terra, o Ser Humano foi dominado pelo pensamento mitológico e suas lendas. 
*
Confrontando as histórias!
Os onondagas, povo que habitava a região que posteriormente seria o estado de Nova York, nos Estados Unidos, elaboraram uma cosmogonia mística inteiramente particular. Em essência, o relato pode assim se resumir: o grande cacique das regiões celestiais cansou-se de sua mulher e lançou-a às infinitas águas turvas. 
*
Ela pediu ajuda aos animais marinhos para que retirassem o barro do fundo do mar. O sol secou o barro e pôde instalar-se nele a Mulher celestial, ou a grande mãe Terra. 
*
Entre os povos americanos foram provavelmente os maias que desenvolveram um mito mais coerente sobre a origem do mundo. Sua explicação remonta ao princípio último e concebe a criação em 13 etapas. Na primeira, Hunab Ku, o deus uno, fez-se a si mesmo e criou o céu e a terra. Na décima terceira, tomou terra e água, misturou-os e desse modo foi moldado o primeiro homem. 
*
Mesmo assim, os maias consideravam que vários mundos se haviam sucedido e que cada um deles se acabou em conseqüência de um dilúvio.
 O Popol Vuh, dos povos maias, constitui uma extraordinária narrativa cosmogônica e se refere à criação do primeiro homem a partir do milho.
*
 Vênus a Mãe virgem
*
As lendas sobre filhos gerados por mulheres virgens são numerosas, constituindo tal mito uma ideia corrente já muito antes do cristianismo, que, portanto, a copiou de tradições mais antigas, para o contentamento dos fiéis diante na nova religião instituída. 
*
Em países do Extremo Oriente, como China, Tibete e Índia, 2 mil ou 3 mil anos antes de Cristo, todas as entidades mitológicas e fundadores de religiões eram considerados "filhos de mães virgens e puras”.
*
*
A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um “molde de barro”. 
 
*
 Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. 
 Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. 
*
O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Muitas são as semelhanças nas teorias, como “o homem criado do barro, a imagem de um deus etc”
*
Entendendo as teorias
Criacionismo:
Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação.
 Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. 
*
E só há pouco mais de 250 anos, outra área do potencial humano amadureceu e se consolidou, a Ciência. 
*
Ciência é a fusão da Razão com a Experimentação. 
O Pensamento do Empirismo, é tão eficiente que seus resultados práticos e materiais em menos de meio século foram muito mais marcantes do que as dezenas de milhares de anos de misticismo e magia. 
*
A ideia de que a Terra era o centro físico do Universo já fora derrubada, mas o impacto sobre a religião não foi tão grande pois a doutrina cristã não se apoia no Geocentrismo, ainda que ele esteja presente na Bíblia. 
*
Os criacionistas, ou seja, os que acreditam na teoria do criacionismo se opõem às teorias propostas pelo meio científico, como é o caso do Darwinismo, Evolucionismo, Big Bang e outros que para eles são apenas teorias, sem notar os fatos e comprovações já consumados. 
*
 Os criacionistas podem ser divididos por grupos argumentativos: 
Neocriacionismo: Surgiu em 1920, nos Estados Unidos com a finalidade de defender o fato de que houve influência divina na criação do homem. 
• Criacionismo Clássico: É composto por pessoas que acreditam na Bíblia e na forma com que esta descreve a origem da vida. Ignorando as evidencias científicas.
*
Então o que é EVOLUÇÃO?
Os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem. Esta frase corriqueira revela que entre os seres vivos e o ambiente há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sua sobrevivência.
*
Exemplos:
O flamingo rosa se alimenta de cabeça para baixo, adaptando-se à procura de alimento no lodo em que vive; 
Os cactos suportam o meio desértico seco graças às adaptações nele existentes;
Os beija-flores, com seus longos bicos, estão adaptados à coleta do néctar contido nas flores tubulosas que visitam.
*
Caminho do Evolucionismo
As explicações para estes fatos foram surgindo ao longo dos séculos, sempre baseadas em princípios religiosos, filosóficos e culturais, podendo ser atualmente classificadas  em dois grandes grupos:   
Hipóteses fixistas – aceitas sem discussão até ao século XVIII, consideram que as espécies, uma vez surgidas, se mantiveram inalteradas ao longo do tempo; 
Hipóteses evolucionistas – também conhecidas por transformistas, surgiram no século XIX e consideram as espécies atuais o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que já existiam no passado.                                                
*
Fixismo – Geração Espontânea
Hipótese da geração espontânea – originalmente apresentada por Aristóteles, por sua vez influenciado por Platão (que referia que os seres vivos eram cópias imperfeitas de formas perfeitas ) considerava que os seres vivos seriam constantemente formados, a partir de matéria não-viva como o pó e a sujeira. 
 
*
Experiência de Pasteur e Redi. Derrubando a teoria da geração espontânea.
*
Comprovações Científicas
*
Abiogênese
Teoria Abiogênese ou Teoria da Evolução Espontânea:      Cerca de 2 mil anos atrás, surgiu a idéia de que a vida poderia se originar espontaneamente da matéria inanimada. Aristóteles e outros sábios da época acreditavam que larvas poderiam surgir "espontaneamente" do lixo, assim como outros seres poderiam aparecer na terra, da lama e de outros materiais.   
*
Biogênese
A vida só se origina de outra forma pré-existente e não de um "Principio ativo" que segundo Aristóteles, poderia ser um objeto inanimado. As experiências do médico e biólogo italiano Francesco Redi e Louis Pasteur sepultaram definitivamente a teoria da abiogênese. 
*
Evolucionismo Durante a segunda metade do século XVIII começaram a surgir as primeiras idéias transformistas, contrariando o dogma criacionista-essencialista, que dominava firmemente o pensamento ocidental á muitos séculos. 
 Duas novas áreas de conhecimento vieram revolucionar a visão da ciência relativamente ao mecanismo de formação das espécies:
*
1ª .Sistemática – esta ciência teve um desenvolvimento extraordinário durante o século XVIII, tendo como ponto alto o trabalho de Lineu,botânico sueco que estabeleceu o sistema hierárquico de classificação dos organismos, ainda hoje utilizado.
*
*
2ª. Paleontologia – no século XVIII, o estudo dos fósseis revelou a presença de espécies, distintas em cada estrato geológico, que não existiam na atualidade, contrariando a imutabilidade defendida pelo fixismo. 
*
Apenas no século XIX as ciências em geral abandonam a visão estática do mundo, até então prevalecente: 
Newton apresenta explicações matemáticas para o movimento dos planetas e objetos na Terra; 
. 
*
Descobrimentos revelam grande diversidade de organismos, até então desconhecidos.
Hutton, geólogo, indica uma idade da Terra muito superior ao até então aceite
*
Léu, em 1830, apresenta uma explicação para a descontinuidade biológica entre os diversos estratos geológicos. 
Este geólogo considerou a ação erosiva da chuva e dos ventos a responsável pela eliminação dos estratos em falta, provocando a ilusão de descontinuidade entre eles. 
*
Esta teoria ficou conhecida como  Lei do uniformismo, que inclui 
 o Principio das causas atuais, segundo o qual os fenômenos que provocaram determinadas alterações geológicas no passado são iguais aos que provocam os mesmos acontecimentos no presente
*
A teoria de Lamarck (1744 -1829) não é aceita atualmente, pois suas idéias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias. 
*
As teorias Evolucionistas de Lamarck
*
Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: 
 - Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. - Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes. 
*
*
Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias. 
*
A Teoria Evolucionista de Darwin 
Charles Darwin ( 1809-1882 ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. 
*
Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. 
Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
*
 Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo: 
Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, indênticos entre si. 
Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta. 
O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações. 
Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie. 
*
Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis. 
Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas. 
Assim , ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio. 
 
*
*
A teoria sintética da evolução
 
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética.
*
*
*
A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. 
A população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo. 
*
Para melhor compreender esta definição , é importante conhecer o conceito biológico de espécie: agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente inter-cruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. 
*
Os fatores que determinam alterações na freqüência dos genes são denominados fatores evolutivos. 
Cada população apresenta um conjunto gênico, que sujeito a fatores evolutivos , pode ser alterado. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os genes presentes nessa população. Assim , quanto maior é a variabilidade genética. 
*
Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos duas categorias: 
 1- Fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação gênica, mutação cromossômica , recombinação. 
 2- Fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida : seleção natural, migração e oscilação genética. 
*
A integração desses fatores associada ao isolamento geográfico pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo, quando, então, surgem novas espécies. 
*
Evidências a favor da evolução
 Evidências descobertas pela ciência a favor da evolução incluem:
 fósseis,
 estruturas homólogas, 
 semelhanças a nível molecular entre o DNA das espécies.
*
Homologia e Analogia
    Por homologia entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homológicas podem exercer ou não a mesma função. O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há similaridade funcional.    
*
*
Analogia : semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente à adaptação a uma mesma função. São consideradas resultado da evolução convergente. 
*
*
 análogas não análoga
*
*
*
Anatomia Comparada
*
*
*
Co-evolução
 é o processo pelo qual duas ou mais espécies influenciam a evolução uns dos outros. Todos os organismos são influenciados pela vida à sua volta; contudo, em algumas espécies há evidência que atributos determinados geneticamente em cada uma das espécies resulta da interação entre dois organismos que co-evoluiram.
*
Um exemplo muito bem documentado é a da co-evolução entre ‘’Pseudomyrmex’’, uma espécie de formiga, e a acácia, a planta que a formiga usa como abrigo e alimento. 
A relação entre os dois é tão intima que levou à evolução de estruturas especiais e comportamentais em ambos os organismos. A formiga defende a acácia contra herbívoros e limpa o chão da floresta de sementes de plantas competidoras. 
*
Em resposta, as plantas evoluíram espinhos inchados que as formigas usam com abrigo e partes das flores especiais que as formigas comem.
*
*
Seleção artificial é o cruzamento controlado de plantas e animais domésticos. Quando a reprodução é controlada, os seres humanos podem determinar que animais se reproduzem, e até certo ponto, que alelos passarão para as gerações futuras. 
O processo de seleção artificial tem tido um impacto significativo na evolução dos animais domésticos. Por exemplo, as pessoas produziram diferentes raças de cães através de cruzamentos controlados. 
*
O resultado de seleção artificial: as raças caninas Dogue alemão e Chihuahuas.
*
*
*
*
Evolução Humana

Continue navegando