Buscar

Tg IV preconceito linguistico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LETRAS PORTUGUÊS
Alunos(s):
KELLY CRISTINA CORGOSINHO SILVA RA 1721316
MÍRIAM DE PAULA QUEIROZ RA 1730862
TRABALHO EM GRUPO - TG
BOM DESPACHO
2017
Vender é o que interessa...
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: "Seo Gomis, o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso".
Aproximadamente uma hora depois recebeu outro: "Seo Gomis, os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que mandá treiz miu pessa. Amanhã to xegando. Abrasso, Nirso"
No dia seguinte:
"Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso".
No outro:
"Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso".
E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da companhia e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse:
- Deixa comigo que eu tomarei as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens enviadas pelo vendedor:
"A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz.
Acinado, o Prizidenti".
Disponível em . Acesso em 07 ago. 2016.
 O gênero textual piada, comumente, reflete uma postura preconceituosa. O texto “Vender é o que interessa...”, de autoria desconhecida, provoca a reflexão sobre a imagem que se faz das pessoas a partir de como usam a língua. Por que a piada reflete uma visão linguística preconceituosa?
O gênero textual piada tem o intuito de provocar risos aos leitores, mas para conseguir esse efeito muitas vezes acabam criticando e ofendendo certos grupos, sejam eles sociais, religiosos, culturais, linguísticos dentre outros, gerando assim um certo preconceito.
Preconceito é uma espécie de intolerância gerada pelo que é diferente, pelo que é julgado “inferior” a pessoa que o comete, que foi o que aconteceu com o gerente da empresa onde Nirso trabalhava. Houve ali um preconceito, porém um preconceito linguístico.
O preconceito linguístico é uma discriminação com o modo que uma pessoa fala, não respeitando sua variação linguística. Esta que é influenciada por fatores regionais, históricos, culturais e sociais de seus falantes, havendo assim várias formas de se falar. Muitos que praticam esse preconceito são ignorantes por pensarem que a sua forma de falar é superior à da que ele julga, que a sua maneira é a correta, julgando como errado as que se diferem da dele., mas errado é essa forma de pensar, pois essas diferenças não devem ser consideradas erros, visto que a língua é mutável e todas essas variações são válidas.
No caso do texto apresentado acima, o gerente da empresa cometeu esse preconceito com o vendedor Nirso que era desprovido de conhecimentos linguísticos (que pode ser pelo fato dele não ter tido uma escolarização completa ou até mesmo pela região, meio social que viveu), o delatando para o presidente preocupado com a imagem da empresa e julgando então sua forma de falar e escrever sem ao menos considerar a pessoa de Nirso, seu empenho, dedicação e sucesso que obtinha nas vendas, contudo o desvalorizando. Logo, o presidente contornou a situação desfazendo esse preconceito escrevendo da mesma forma que Nirso, para que preocupassem menos em escrever corretamente e sim de serem mais competentes e eficazes.
Portanto, não devemos julgar ninguém por não fazerem uso da gramatica normativa corretamente, pois como falado acima todas as formas de se falar são válidas, sendo importante haver a comunicação. E muitos não tem a mesma oportunidade de estudos que outros, e se desenvolvem em diferentes condições sociais. Por isso não se deve julgar essas diferenças até mesmo porque o modo de falar não interfere em suas capacidades cognitivas. No lugar do preconceito, poderia ter proposto a “Nirso” oportunidades de aprendizagem da gramática normativa que aperfeiçoaria ainda mais suas habilidades obtendo maior desempenho na fala e escrita, tornando-o uma pessoa mais desenvolvida e um funcionário com grandes aptidões. Se ele já era bom desprovido desses conhecimentos, com eles se tornaria melhor ainda!
 
 REFERÊNCIAS
(18 de Novembro de 2017). Fonte: Português o seu sítio da Lingua Portuguesa: http://portugues.uol.com.br/redacao/variacao-linguistica-lingua-movimento.html
Gênero Textual Anedota. (18 de Novembro de 2017). Fonte: Toda Matéria: www.todamateria.com.br/genero-textual-anedota/
Significados. (18 de Novembro de 2017). Fonte: www.significados.com.br/preconceito-linguistico/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando