Buscar

RELATORIO FAMACOGNOSIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Biologia Molecular
Relatório 
Tema: Análises Toxicológicas Forenses: Da ficção científica á realidade
Palestrante: Gustavo Viana
Presidente da mesa: Luiz Arthur
A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos tóxicos de um agente químico em decorrência de sua interação com o sistema biológico. Na área forense a ciência é aplicada com os propósitos legais detectando e qualificando substâncias envolvidas em crimes. Órgãos colhidos em autópsia, fluídos biológicos obtidos do cadáver ou do vivo, e produtos orgânicos e inorgânicos suspeitos são usados como amostras de análises em toxicologia forenses e devem ser acondicionadas sem qualquer conservante, obedecendo aos critérios de garantia da cadeia de custódia. As principais técnicas de toxicológica, no Brasil variam desde os métodos não instrumentais até os mais sofisticados, como a cromatografia, utilizando como principais matrizes biológicas, o sangue, a urina, e os cabelos.
O uso de drogas ilícitas está fortemente correlacionado ao índice de criminalidade de uma população. Investigar mortes em que há suspeita de envolvimento de toxicantes passa necessariamente pela análise toxicológica do cadáver para elucidar o caso. É importante que todo profissional envolvido na produção de provas conheça o procedimento a ser adotado em cada fase do processo. Para tanto, a confiabilidade e integridade do laudo produzido pelo perito deve estar amparada pela cadeia de custódia das evidências encontradas.
Trata-se, portanto, de uma prática eficaz na elucidação de fatos delituosos onde muitas vezes os profissionais farmacêuticos ocupa papel de destaque. É importante também a percepção da ciência farmacêutica como instrumento de justiça.

Outros materiais