Buscar

Aula 09 - Sistema Just in Time

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 9. Sistema Just in Time 
Professora Waleska Monteiro
1
2
Filosofia de Controle Just in Time
Just in Time e uma filosofia de manufatura, ou seja, uma forma de abordar, entender e conduzir as atividades manufatureiras de uma organização.
A base dessa filosofia e a eliminação planejada e sistemática do desperdício, levando a um melhoramento continuo da produtividade.
Just in Time refere-se a uma das tentativas básicas de eliminar o desperdício, produzindo sempre a peça (ou produto, em geral) certa, no lugar certo, "na hora certa".
Como começou a filosofia do Just in Time?
A manufatura Just in Time esta ligada de forma direta ao chamado Sistema Toyota de produção (STP).
O STP e visto como uma criação do vice-presidente da empresa, Taiichi Ohno. A crise do petróleo de 1973 havia aumentado drasticamente os custos para as empresas japonesas, especialmente para aquelas que já competiam no mercado internacional (como a Toyota), que não tinham fontes domesticas de suprimento de petróleo.
Filosofia de Controle Just in Time
4
Filosofia de Controle Just in Time
Para contrabalancear esses custos crescentes, essas firmas tiveram que usar os recursos de forma mais eficiente e produtiva, e os estoques não poderiam mais ficar escondendo os efeitos dos problemas.
A Toyota também não tinha os mesmos recursos de capital que as empresas norte-americanas, pois, depois da guerra, as empresas japonesas não poderiam basear seus sistemas na ultima tecnologia eletrônica.
Em vez disso, os gerentes tinham que se apoiar no processo de tomada de decisão e nas habilidades de solução de problemas dos trabalhadores para atacar problemas de desperdício e produtividade nas suas rotinas diárias.
5
Filosofia de Controle Just in Time
O rigor da competição internacional, que também dirigiu a Toyota para o sistema JIT, forçou as empresas japonesas a competirem internacionalmente em termos de custo e produtividade.
Custos crescentes de energia, recursos escassos de capital e competição acirrada levaram a Toyota e outras companhias japonesas as praticas simples e eficientes do sistema JIT.
O STP tem fortes raízes em dois elementos caracteristicamente norte-americanos: o sistema de produção em massa de Henry Ford e os supermercados.
6
Filosofia de Controle Just in Time
Ford estava constantemente buscando inovações nos processos. Essa preocupação antecipou táticas que seriam típicas dos sistemas Just in Time, tais como:
Preocupação com desperdício: Ford via o desperdício como um grande inimigo de qualquer sistema efetivo de operações de manufatura, dado que criava custos sem adicionar valor ao produto.
b) Ênfase no melhoramento continuo: Ford reconhecia que não existia um meio simples e definitivo de fazer as coisas, que fosse constante ao longo do tempo.
Redução no setup: para manter seu sistema trabalhando bem, Ford reconhecia a necessidade de minimizar os setups, dado que custos inevitáveis não contribuem diretamente para adicionar valor.
7
Setup -  é o tempo decorrido para a troca (ferramenta, programa, equipamento) de um processo em execução até a inicialização do próximo processo.
d) Ênfase na ordem e no arranjo do local de trabalho: reconhecia-se que a sujeira diminua a produtividade do empregado, tornava o local de trabalho perigoso e fazia as pessoas perderem muito tempo procurando materiais e ferramentas no meio da bagunça.
e) Nivelamento da produção: programação desigual e flutuante causa variações no fluxo de trabalho, que criam confusão, complicam a gerencia de tempo e obscurecem oportunidade de melhoria. Ford instituía níveis uniformes de produção, construindo mesmo número carros todos os dias.
f) Respeito por pessoas: Ford foi um dos pioneiros a se preocupar com a criação de um local de trabalho que favorecesse a produtividade do trabalhador, o mais importante recurso de qualquer empresa em seu ponto de vista.
Filosofia de Controle Just in Time
8
Filosofia de Controle Just in Time
O conceito de desperdício se encontra na raiz do Just in Time, ele é o resultado de qualquer atividade que adiciona custo sem adicionar valor, tal como o movimento desnecessário de materiais, a acumulação de estoques em excesso ou o uso de métodos inadequados de produção que criam produtos que requerem subsequente retrabalho ou que simplesmente se transformam em refugo.
O desperdício em si não é um problema, ele é um produto residual de algum defeito no processo. 
Isso significa que o desperdício nunca pode ser atacado diretamente, devemos antes procurar a sua causa inicial.
9
O desperdício pode ser encontrado no próprio processo de produção e JIT requer sincronização de forma a eliminar a espera e o estoque em excesso.
Para chegar ate as causas do desperdício faz parte da filosofia JIT tornar todo o desperdício visível, pois o desperdício pode ser eliminado somente quando e visto e identificado.
Filosofia de Controle Just in Time
10
Big JIT é a filosofia JIT de larga escala, que abrange a organização e que direciona os esforços de cada um na empresa para identificar e eliminar o desperdício.
No Big Just in Time, qualquer funcionário deve ter uma larga visão da organização e trabalhar na direção do mesmo objetivo, que é servir o cliente.
Uma visão abrangente das operações envolve entender que todos os empregados são responsáveis por servir o cliente.
Big Just in Time & Little Just in Time
11
Little JIT diz respeito ao foco nas varias ferramentas analíticas e técnicas que são associadas com a manufatura JIT.
Neste sentido, o Little JIT aplica-se primeiramente aos processos repetitivos de manufatura, nos quais os mesmos produtos e componentes são produzidos continuada e repetidamente.
A ideia geral e estabelecer fluxos entre os centros de trabalho de forma que exista um fluxo balanceado de materiais por meio do processo de produção, similar ao que se encontra nas linhas de montagem.
Big Just in Time & Little Just in Time
12
Sistema Puxado e Empurrado
As operações tradicionais de manufatura são sistemas do tipo "empurrado". Os produtos são empurrados por meio do sistema e são estocados em antecipação à demanda, o que resulta frequentemente em superprodução porque a demanda antecipada pode não se materializar.
O JIT usa o sistema "puxado” para mover os produtos por meio das instalações. A lógica de um sistema puxado é simples: a comunicação no JIT começa ou com a última estação de trabalho na linha de produção ou com o cliente - e depois trabalha para trás por meio do sistema. 
Cada estação requisita da estação de trabalho prévia a quantidade precisa de produtos que é necessária. Se os produtos não são requisitados, não são produzidos. Dessa forma, os estoques em excesso não são gerados.
13
Manufatura ou Produção Enxuta?
O termo enxuto tem basicamente tudo a ver com as coisas certas, no lugar certo, no tempo certo, na quantidade certa, ao mesmo tempo que se tenta minimizar o desperdício e cultivar a flexibilidade e a abertura a mudança.
Com certeza enxuto quer dizer muitas coisas: menos desperdício, menos tempo de projeto, etc. Mas ao mesmo tempo, enxuto também quer dizer mais poder de decisão para o empregado, mais flexibilidade e capacidade, mais produtividade, mais satisfação do consumidor e, espera-se como resultado, mais sucesso na competição a longo prazo
14
Manufatura ou Produção Enxuta?
A manufatura enxuta refere-se a um novo processo de produção que cobre a empresa toda englobando todos os aspectos das operações industriais (desenvolvimento de produtos, manufatura, organização e recursos humanos, apoio ao cliente, etc) e incluindo as redes de consumidores e fornecedores.
Alguns dos princípios-chave de produção enxuta são: 
Qualidade perfeita logo de início, 
Minimização de desperdício pela eliminação de todas as atividades que não acrescentam valor, 
Melhoria continua, 
Flexibilidade e 
Relacionamentos de longo prazo.
15
Características da manufatura Just in Time
Para atingir seu grande objetivo, isto é, fornecer
a quantidade certa de produto na hora certa, com o nível certo de qualidade, no lugar certo, com a maior produtividade e o menor custo possível, algumas características de trabalho são fundamentais, transformando-se de certa forma objetivos parciais, que permitem que se chegue ao objetivo maior.
16
Características da manufatura Just in Time
Lotes Pequenos
A produção em lotes pequenos (no limite, a produção em lotes de uma só unidade) é sinônimo de flexibilidade, pois permite produzir diferentes composições ou grande diversidade de produtos rapidamente, sem sacrificar a eficiência em volumes menores de produção. 
A produção em lotes pequenos, feitos na hora certa em que são demandados pelos clientes, leva a estoques menores, quer sejam de matérias-primas, de materiais semiprocessados ou de produtos acabados.
16
17
Características da manufatura Just in Time
Falando francamente, porem, a empresa não pode eliminar a necessidade de estoques de a hora para outra. Também não poderá implantar qualquer outra medida que vise diminuir eliminar o desperdício, a não ser que ela primeiro elimine os problemas que o estoque costuma esconder, dos quais podemos dar uma lista dos mais relevantes: 
entregas pouco confiáveis por parte dos fornecedores, 
qualidade baixa, 
muitas paradas de maquinas, 
alto absenteísmo de empregados, má organização do local de trabalho que retarda o movimento de material, 
longos setups que requerem lotes maiores, 
sistema de programação deficiente,
manuseio ineficiente de material. 
No momenta em que reduzirmos o nível de estoques, esses problemas escondidos que desafiam o desempenho do sistema vão ficando expostos. Em vez de aumentar os níveis de estoque, o JIT busca identificar esses obstáculos escondidos e remove-los.
Como se ve, o JIT é bastante orientado para agir - e esta orientação para a ação vai tornar o JIT uma poderosa ferramenta para melhorar a eficácia.
18
Características da manufatura Just in Time
Para produzir em lotes pequenos, entretanto, é preciso lembrar do custo de preparação de máquinas, ou seja, do custo do setup. A produção em lotes pequenos exige que constantemente as maquinas sejam de novo preparadas, incorrendo-se, a cada vez, no custo de setup. Esse custo, por sua vez, é, em grande parte, função do tempo que se leva para fazer o setup.
Setups Rápidos
A manufatura Just in Time tern tido muito sucesso em reduzir os custos de setup que e, no fundo, o que a torna possível, atingindo-se os benefícios tão alardeados. 
Reduções de horas para segundos tem sido alcançadas. 
Tempos menores de setup significam que pequenos lotes de produtos podem ser feitos
19
Características da manufatura Just in Time
Produção Nivelada
No caso da manufatura Just in Time, a ideia básica é combater o problema de instabilidade da demanda fazendo pequenos ajustamentos (tão pequenos quanto possível), adotando um plano de produção e conservando-o por certo período. 
A isso se denomina "carga uniforme na fábrica” ou, alternativamente, "nivelamento da programação da produção". 
Para satisfazer a demanda e deixar os estoques baixos, uma programação nivelada é desenvolvida, mantendo-se a mesma composição de produtos todos os dias. Adicionalmente, os produtos são fabricados em pequenas quantidades.
20
Características da manufatura Just in Time
Novo Papel do Trabalhador
O empregado na manufatura Just in Time combina as responsabilidades tradicionais de planejamento (que normalmente pertencem a gerencia) com as responsabilidades de execução (que tradicionalmente já pertencem aos empregados). 
O trabalhador deve habituar-se a tomar decisões e a resolver problemas, tanto os do dia-a-dia da produção, como os decorrentes de situações atípicas, em que é fundamental a familiaridade do trabalhador com seu ambiente de trabalho e com as técnicas.
 Na verdade, a produção, sem o anteparo dos estoques, sem capacidade extra de segurança ou tempos de espera maiores, requer que a organização ataque agressivamente quaisquer causas de problemas que contribuam para a necessidade dessas salvaguardas.
21
A força de trabalho na manufatura Just in Time deve ser flexível, os trabalhadores devem ser polifuncionais.
No JIT, descobrir problemas de qualidade é um objetivo, não algo que deveria ser acobertado ou colocado sobre os ombros de outro. Uma das mais típicas expressões na manufatura JIT é a qualidade na fonte, que significa que todos os empregados são responsáveis por chegar até a última causa dos problemas de qualidade.
A chave na solução de problemas é dar aos trabalhadores autoridade e incentivo para resolver problemas. Essa atitude acabará por mostrar-se muito mais eficaz do que simplesmente passar a solução de problemas para a responsabilidade de alguma outra pessoa.
Características da manufatura Just in Time
22
Qualidade na Fonte
A qualidade de um produto deve ser determinada no instante em que ele e feito, porque nenhuma quantidade de inspeção o fara melhor. 
Esse e outro dos pilares da manufatura JIT: O conceito de qualidade na fonte. Faz parte desse conceito a ideia de que qualquer pessoa envolvida em um processo de transformação deva ver seu papel como fornecedor de um ou mais clientes internos, ou seja, como fornecedor de seus próprios colegas de trabalho. 
A qualidade dos resultados em estágios posteriores da produção depende do que se recebe, isto e, da qualidade de seus insumos. O custo da qualidade deficiente vai ficando alto quando se incluem problemas, como: 
conserto do projeto do produto, 
retrabalho sobre produtos malfeitos, 
refugo de produtos que não podem ser retrabalhados, 
produtos com defeito que retornam dos clientes ou, no limite, a própria perda de clientes. 
Características da manufatura Just in Time
23
Características da manufatura Just in Time
As principais causas de refugo e retrabalho são:
a) Projeto do produto envolvendo defeitos no conceito (as necessidades do consumidor podem ser mal entendidas e não ser incorporadas no produto) ou no projeto do produto.
b) Projeto do processo: problemas de gerencia e de equipamento podem advir do projeto do processo de produção ; vamos lembrar que os erros de operadores respondem por apenas 15% dos problemas de qualidade.
c) Componentes defeituosos que são enviados pelos fornecedores: e por isso que existe a preocupação com a qualidade assegurada no fornecedor, para se ter a certeza (ou quase certeza de que os problemas de qualidade não aparecerão. Os problemas de qualidade causados fornecedores incluem materiais de baixa qualidade - mas também podem ser devidos a entendidos entre o fabricante e o fornecedor.
d) Empregados mal treinados (ou mal selecionados) que não tem as habilidades necessárias ao seu trabalho. Deve-se acionar a gerência de recursos humanos nesses casos.
e) Equipamentos em más condições, mal mantidos, que não conseguem produzir qualidade alta e consistente.
24
Tecnologia de Grupo
Tecnologia de grupo e um tipo de arranjo que reúne todos os equipamentos necessários para a completa produção de uma família de peças similares, ligando assim todas as operações em um particular processo. 
A base da tecnologia de grupo e o conceito de famílias de peças ou grupo de peças similares. Por detrás dessas similaridades podem existir características comuns dos projetos ou de necessidades de manufatura. 
Após o grupamento dessas peças em família que compartilham algumas características importantes, é possível organizar uma célula (arranjo de máquinas e operadores) para cada família. 
Essa célula irá congregar todo o equipamento e instalações necessárias para fazer exatamente aquele conjunto de peças. O layout físico coloca as instalações na sequência ótima para produzir as peças na família.
Características da manufatura Just in Time
25
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é um importante aspecto da busca continua da qualidade na manufatura. Envolve inspeções regulares e manutenção desenhada para manter as máquinas operando,
evitando assim paradas não esperadas de máquinas. É claro que a manutenção preventiva sai caro, mas em geral muito mais barato do que as quebras repentinas. 
No sistema JIT, a manutenção de rotina, incluindo limpeza, lubrificação, recalibragem e outros ajustes ao equipamento, são feitas pelos próprios trabalhadores.
Características da manufatura Just in Time
26
Parcerias com Fornecedores
Os fornecedores influenciam o desempenho de um processo de transformação JIT, na medida em que se depende deles para entregar insumos que satisfaçam ou excedam os requisitos quantidade certa e de qualidade na fonte. 
As empresas que adotam a manufatura Just in Time focalizam na construção de relacionamentos de longo prazo, pois assumem que são parceiros e seus fornecedores, que são vistos como uma espécie de fábrica externa. 
O numero de fornecedores é tipicamente muito menor do que nos sistemas tradicionais e o objetivo é mudar para fornecedores únicos, ou seja, fornecedores que entregam uma família inteira de peças para um fabricante.
Características da manufatura Just in Time
27
A efetiva manufatura Just in Time, precisa do apoio dos fornecedores em quatro papéis:
a) fontes de conhecimento na solução de problemas;
b) praticantes do principio de qualidade na fonte;
c) comunicadores no momenta certo;
d) participantes em programas de redução de custos.
Os fornecedores transformam-se em fonte de conhecimento por intermédio de seu extensivo trabalho com um processo ou produto especifico. Dessa maneira, o fornecedor pode entender melhor de um particular produto ou processo do que seu cliente.
Características da manufatura Just in Time
28
Melhoria Contínua (Kaizen)
O conceito de melhoria continua é parte integral da filosofia Just in Time. Implica que a empresa deve continuar e ativamente trabalhar para melhorar, sem considerar qualquer melhoria como definitiva. 
A melhoria continua aplica-se a todos os aspectos característicos da filosofia Just in Time, desde reduzir o número de defeitos até diminuir os custos de setup e tamanhos de lote, melhorias no processo etc. 
A palavra japonesa para projetar a melhoria continua é Kaizen. Tendo em vista a melhoria continua, ou seja, a disciplina do Kaizen, todos ficam unidos dentro da organização, desde a alta gerencia e os gerentes de operação, até os trabalhadores, com um único objetivo: a melhoria continua. Tenta-se inspirar cada um na empresa a melhorar a cada dia aspecto do sistema de gerencia de operações, maior ou menor.
Características da manufatura Just in Time
29
Respeito pelas Pessoas
Fundamental para o sucesso da filosofia Just in Time e o envolvimento das pessoas, que devem ser ativos participantes para atingir as necessidades dos consumidores, desde o desenvolvimento de melhorias no processo de produção até ter-se certeza de que os padrões de qualidade são atingidos em qualquer nível. 
Na filosofia Just in Time, as pessoas são, no final das contas, o recurso mais precioso. O respeito pelos trabalhadores é, assim, de vital importância para a filosofia Just in Time. Para que os trabalhadores deem o seu melhor, é preciso existir respeito verdadeiro. 
É preciso que os empregados sintam-se seguros. Com a filosofia Just in Time, certa frouxidão na hierarquia da organização se comparada às organizações tradicionais. O empregado comum acaba por ter grande autonomia e responsabilidade.
Características da manufatura Just in Time
30
Paradas na Produção
Na produção Just in Time, procura-se obter a qualidade perfeita logo da primeira vez, o que também requer solução imediata de problemas. Dessa forma, os trabalhadores são encorajados a identificar e corrigir problemas e pesquisar cada um deles até sua fonte ultima, de forma que não ocorra novamente. 
Para ajudar nisso, são instituídos sistemas de paradas de linha. Um sistema desses trabalha com a mera constatação de que um trabalhador pode e deve parar o processo, se aparecer algum problema significativo, e conserta-lo imediatamente, antes de permitir que provoque resultados indesejáveis.
E claro que paradas na produção irão contribuir para uma melhor qualidade dos produtos. Ha mais, porem: as paradas causam bastante desconforto para quem trabalha de forma não adequada, pois sua falha acaba por ficar visível, quem sabe até mesmo (pode-se provavelmente) atrapalhando outras operações que dependem da atividade problema.
Características da manufatura Just in Time
31
Padronização e Simplificação
Na manufatura Just in Time, procura-se eliminar os passos desnecessários em todos os processos ou subprocessos envolvidos. A isto se da o nome de simplificação. Paralelamente, um esforça de padronização e levado a efeito para substituir quaisquer métodos de trabalho inconsistentes por rotinas padrão, de fácil aprendizado e a prova de erros.
Ambiente de Trabalho
De acordo com o JIT, um ambiente organizado cria uma mente calma e clara, enquanto um ambiente desorganizado cria pensamentos desorganizados. Um ambiente organizado, inclusive, cria respeito pelo local de trabalho. Conservar limpo o local de trabalho é responsabilidade do trabalhador. Cada trabalhador é responsável por limpar seu equipamento e suas ferramentas depois do uso e colocá-los no seu devido lugar.
Características da manufatura Just in Time
32
Kanban e uma palavra japonesa que significa "sinal visível" ou apenas "cartão", e também um conceito relativo a manufatura Just in Time, mas e errado considerar os dois conceitos como significando a mesma coisa. 
Kanban é uma ferramenta simples de controle por meio da qual o sistema puxado de produção (que e o eixo da produção Just in Time) é gerenciado.
Um sistema de controle de produção Kanban usa sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais entre centros de trabalho, bem como a produção de novos materiais para recolocar aqueles mandados para o próximo centro de trabalho.
Kanban
33
Da forma como foi implementado no Sistema de Produção Toyota, um kanban é um cartão preso a um contêiner de estocagem e transporte.
Ele identifica o número da peças e a capacidade do contêiner com outras informações é usado para prover um entendimento visual fácil de que uma atividade especifica é requerida. 
Os kanbans mandam sinais urgentes para os trabalhadores iniciarem ações especificas, talvez começando a produção de certa peças ou transferindo estoque de um posto de trabalho a outro. 
O kanban cria um sistema sem papel pelo qual um estágio posterior de produção pode pedir materiais específicos ou peças tanto de fornecedores internos como extemos.
Kanban
34
Kanban
Frequentemente, um cartão kanban tem informações tais como:
o nome do produto, 
número da peça e 
a quantidade que precisa ser fabricada. 
Quando os trabalhadores precisam de produtos de uma estação de trabalho precedente, passam o kanban preso ao contêiner vazio para aquela estação. 
O kanban autoriza o trabalhador na estação precedente a produzir a quantidade de bens especificada. Dessa forma, ele nada mais e do que um registro de autorização da produção.
Quando esse processo é usado, a quantidade produzida em dado momenta e a quantidade em um contêiner. A produção não pode ter lugar a menos que um contêiner esteja vazio e um cartão de produção tenha autorizado a produção. Um contêiner cheio não pode ser retirado a menos que um kanban de retirada o autorize.
35
Número de Kanbans
Decidir qual será o número de kanbans (e, consequentemente, de contêineres) em cada estágio processo é algo muito sério, porque o número resultante vai colocar um limite superior no estoque de material em processo no estágio que se considera. 
Por exemplo, se cinco contêineres contendo dez unidades cada um, são usados para mover materiais entre dois centros de trabalho, o máximo de estoque possível é de 50 unidades, ocorrendo apenas quando os cinco contêineres estão cheios.
36
Número de kanbans
Neste ponto, todos os kanbans estarão presos a contêineres cheios e nenhuma unidade adiciona será produzida,
porque não há cartões kanban que autorizem tal produção. 
Essa característica de um sistema kanban permite que melhorias sistemáticas da produtividade aconteçam, pois por meio da remoção de um ou mais kanbans (e contêineres correspondentes) do sistema, pode-se também reduzir o nível máximo de estoque de material em processo. Essa redução pode ser feita até que ocorra uma falta de material.
37
Número de kanbans
38
Número de kanbans
39
O Papel da Gerência no JIT
No sistema Just in Time de sucesso, os gerentes percebem que todos os empregados estão no mesmo barco e que um nível mais alto de responsabilidade do trabalhador significa mais sucesso para a empresa como um todo. 
O papel da gerencia e criar uma mudanças cultural necessária para a filosofia Just in Time ter sucesso e essa e uma das mais difíceis tarefas na implantação desse sistema. É preciso criar uma cultura de organização que forneça a cooperação estreita e a confiança recíproca. 
No ambiente Just in Time, o papel dos gerentes torna-se mais uma função de apoio. Eles são vistos como facilitadores e não como chefes em um sentido rígido. Seu trabalho é ajudar a desenvolver as capacidades dos empregados, ensinar, corrigir, ajudar os indivíduos a desenvolver suas habilidades e servir como motivadores. 
Eles assistem no trabalho em equipe e na solução de problemas. É claro que esse papel dos gerentes, como facilitadores, não é exclusivo da filosofia Just in Time, mas aqui e particularmente importante.
40
Implementação da Filosofia JIT
Ao fazer mudanças específicas na manufatura JIT, certas mudanças precisam ser implementadas antes de outras, tais como:
Faça melhorias na qualidade: usualmente é melhor começar a implementação do processo pela melhoria da qualidade, já que todos os objetivos do JIT dependem disso.
Reorganize o local de trabalho: isso significa melhorias no layout, na limpeza e na organização do local de trabalho projetando locais certos para tudo e removendo sujeira.
Reduza os setups: esse passo envolvera engenheiros de manufatura e engenheiros industriais. Requererá análise dos procedimentos atuais de setup, eliminação de passos desnecessários, treinamento dos operários nos novos procedimentos de setup.
Reduza os tamanhos de lote e os tempos de espera: a ideia é reduzir os estoques entre as estações de trabalho e liberar o espaço. O novo espaço vazio contribuirá para a visibilidade.
41
Implementação da Filosofia JIT
Implemente mudanças de layout, formando células de trabalho.
Mude para a produção puxada: mudar de um sistema de produção empurrada para produção puxada irá requerer treinamento do trabalhador e necessidades a serem planejadas com muito cuidado. As mudanças devem ser feitas de uma vez, pois não é possível usar ao mesmo tempo os dois sistemas, empurrado e puxado.
Desenvolva relacionamentos com os fornecedores: principalmente demandas por entregas em quantidades menores e mais frequentes devem ser negociadas.
Comecemos pelo pessoal de Engenharia, que deve eventualmente rever projetos e especificações na busca de melhorias, aproveitando a capacidade existente. 
Elementos comuns métodos de processamento de diversos produtos devem ser explorados, pois poderão ajudar a reduzir os setups e permitir a tecnologia de grupo. 
A Engenharia deve disciplinar-se subordinando novos projetos e processos ao que já existe, evitando ao máximo a introdução de partes ou rotinas especificas, que irá contra a simplicidade porventura já instalada.
42
Os impactos Internos do JIT
43
Como se pode conceituar o desperdício na filosofia Just in Time?
O que significa Big Just in Time? E Little Just in Time?
Quais são as táticas da manufatura Just in Time?
Explique as característica da manufatura Just in Time!
Explique a diferença entre sistema empurrado e puxado. Porque a manufatura JIT usa o sistema puxado?
O que se entende por nivelamento da programação da produção?
Quais as principais causas de refugo e retrabalho ?
Qual é o novo papel da gerência no Just in Time?
Exercícios - 1
44
Se uma estação de trabalho processa 500 peças por hora, demora 10 minutos para receber um contêiner com peças a serem processadas, sendo que cada contêiner contem 50 peças. Qual é o nº total de kanbans?
Um analista de produção e um engenheiro industrial estão investigando reduções potenciais de tempo de preparação em sua fábrica para ajudar a tomar os processos de produção mais eficientes. Uma maquina de estampagem hidráulica requer 25 minutos para que seu operador conclua uma preparação entre diferentes tipos de peças. Cada peça requer 3,15 minutos para o processo de estampagem. As peças são produzidas atualmente em lotes de 30 unidades. O preço da mão-de-obra é de $ 15,75 por hora.
a) Qual é o custo médio atual da mão-de-obra por peça, incluindo as preparações?
b) Se o tempo de preparação pudesse ser reduzido para 10 minutos, quanto o custo de mão-de-obra por peça seria economizado usando-se o tamanho de lote atual de 30 unidades?
Exercícios - 1 
45
Uma equipe de implementação JIT esta avaliando tamanhos de lote e tempos de preparação em toda a fábrica. A primeira máquina a ser avaliada atualmente requer aproximadamente 20 minutos para que seu operador conclua uma preparação entre diferentes tipos de peças. Cada peça requer 1,2 minuto para o processamento. As peças são produzidas atualmente em lotes de 60 unidades. O preço da mão-de-obra é de R$ 14,50 por hora.
a) Qual é o custo médio atual da mão-de-obra por peça, incluindo as preparações?
b) Se o tempo de preparação pudesse ser reduzido para 10 minutos, quanto custo de mão-de-obra por peça seria economizado usando-se o tamanho de lote atual de 60 unidades?
c) Se o tempo de preparação não pudesse ser reduzido para 10 minutos, em quanto o tamanho do lote poderia ser reduzido a fim de se obter o custo médio atual da mão-de-obra por unidade (O custo médio atual é o custo total com a redução de 10 minutos)?
Exercícios - 1 
46
Fazer as questões 4, 6, 9, 10, 13, 14, 15, 16 e 17 do Capítulo 13 do livro do Gaither.
Fazer em dupla e entregar na próxima aula dia 05/05.
Exercícios - 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais