Buscar

trabalho de sociologia cultura

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SERVIÇO SOCIAL
MARCIA ELISETE BECKERT RU:1603647
CULTURA
CICLO 1 UTA FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA UTA C 2017 - FASE II
CAPANEMA-PR
2017
MARCIA ELISETE BECKERT RU:1603647
CULTURA
CICLO 1 UTA FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA UTA C 2017 - FASE II
Relatório do portfólio do ciclo1uta c 2017 fase Il apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Uninter.
Tutor Local: Carla Ferronatto
Centro Associado (PAP): Capanema/PR
CAPANEMA-PR
2017
RESUMO
	A cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, não existe cultura significados de grandes conhecimentos, de determinados assuntos, arte, ciências, costumes, leis, crenças morais, um conhecimento adquirido a partir do convívio social. Seja numa sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir, sentir, por isso todas tem sua própria cultura, e o seu modo de vida.
Palavras-chaves: cultura, serviço social.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade conhecer as várias culturas que temos e que estamos envolvidos, e fazem parte do nosso dia a dia,
CULTURA
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais passadas de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade de forma específica, uma determinada variante da herança social
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica.
A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
CULTURA POPULAR
A cultura popular é algo criado por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação, pode ser representada pela literatura, música, arte, dança e etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
 A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações, A grande maioria são dos mais velhos da sociedade para os mais nova. A cultura popular surgiu pela interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente. A sociologia e etnologia, que estudam a cultura popular, não têm como objetivo fazer juízos de valor, mas identificar as manifestações permanentes e coerentes dentro de uma nação ou comunidade. A cultura popular brasileira é caracterizada por diferentes categorias culturais, causadas pelo regionalismo. Na cultura popular brasileira é possível verificar variações na música, dança, e gastronomia. A música sertaneja, a capoeira, o folclore, a literatura de cordel, o samba, são elementos importantes da cultura popular brasileira. No âmbito da gastronomia, a culinária baiana é das mais apreciadas no Brasil.
CULTURA NA ANTROPOLOGIA
A cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Este tipo de cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana. Estas manifestações constituem aquilo que é denominado como a sua “alma cultural”, os ideais estéticos e diferentes formas de apresentação.
	CULTURA NA SOCIOLOGIA	
A partir do sec.XIX é considerado que cada sociedade possui uma cultura própria. Depois disso, os sociólogos funcionalistas definiram novamente a cultura, mas, desta vez, como um conjunto de valores e de normas de uma sociedade. Em sociologia, a cultura é própria a um grupo social e depende da socializão. As instâncias de socialização: família, escola, amigos, têm um papel determinante, podendo definir a cultura em duas dimensões: o lado universal, exterior ao indivíduo (a cultura explicita da sua sociedade) e o lado da cultura adquirida, transmitida (as mentalidades transmitidas e interiorizadas).
CULTURA EM RELAÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
De acordo com Bezerra (2006), a cultura surge como esfera determinada pelo trabalho, construída como a manifestação da consciência social, só sendo possível se considerarmos uma imensa rede de relações produtivas que se estabelecem em um determinado momento histórico. Dessa maneira, cada forma diferenciada de organização do trabalho e da vida material corresponde a um universo cultural equivalente.
Com o surgimento da antropologia, ocorreu um resgate do termo cultura para designar os modos de vida e costumes de um povo, destacando as formas padronizadas de comportamento. A antropologia opera com um conceito de cultura referente aos aspectos que peculiarizam a existência social de um povo, nação e até mesmo de grupos sociais. É um conceito amplo porque trata da totalidade das características de uma realidade social, comportando aspectos materiais e simbólicos (ALENCAR, 1994).
Cultura passa a ser vista, então, como uma classificação geral de instituições e práticas que, embora sociais, constituíam significados e valores simbólicos de uma dada sociedade. Este é o sentido de cultura como um ‘modo de vida’, no interior do qual se constrói a subjetividade e o processo criativo de resposta às necessidades coletivas (BEZERRA, 2006, p. 36).
	O Serviço Social enquanto profissão voltada para a intervenção na realidade social, que compreende o homem enquanto ser humano genérico deve considerar os aspectos culturais dos mesmos, já que são estes que compõem a sua vida particular e social. Na medida em que o homem constrói a sua vida e a sua história, constrói a história da humanidade e na medida em que se transforma, também transforma a sociedade.
REFÊRECIAS
www.infoescola.com/sociedade/cultura
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura
BEZERRA, C. S. Globalização e Cultura: caminhos e descaminhos para o nacional-popular na era da globalização. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
ALENCAR, M. M. T. Cultura e Serviço Social no Brasil (1960-1968). Dissertação de Mestrado – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994).
 
.
,

Continue navegando