Buscar

RELATÓRIO ROMA

Prévia do material em texto

RELATÓRIO
INTRODUÇÃO 
 A Filosofia Greco-Romana foi a forma em que os antigos gregos e romanos sistematizaram, nos últimos cinco séculos antes de Cristo, uma forma de conhecimento, um modo de reflexão ou uma teoria da realidade. Esta Filosofia pode ser classificada em períodos: explicação mitológica do universo e da origem das principais significações da realidade. No início utilizava-se do mito para explicar os fenômenos que aconteciam na natureza. Os filósofos deste período, a começar com os sofistas, homens que ganhavam dinheiro, cobravam para ensinar; criaram um para a filosofia: o Homem, capaz de conhecer, isto é, ser capaz de dominar conteúdos antes atribuídos ao domínio de deuses.
Os filósofos, a começar por Tales de Mileto, passaram pensar, questionar a realidade que os cercava. Por que o Sol aparece no nascente e se põe no poente? Por que acontece o trovão? Será que os acontecimentos da natureza são obra de deuses, ou é possivel encontrar uma explicação racional, natural para tudo o que acontece? 
A filosofia muda de espaço geográfico, das colônias da região jonica, para o centro cultural de Atenas. Esta mudança causa também a mudança de objeto de pesquisa: passa do questionamento da natureza para o homem. 
Por que o Homem nasce, se desenvolve, cria filhos, envelhece e morre?Há uma mudança de temática: o discurso cosmológico e materialista passa a dar lugar a um discurso moral e político, pois na cidade a convivência humana precisa ser fundamentada, bem como será preciso um modelo de enquadramento social efetivo: a paidéia, o ideal educativo. Homero em suas duas grandes obras: Ilíada e Odisséia (primeiro período grego (primitivo, rural, tribal e mitológico)- Tempos Homéricos" anos 1000 a.C. 
Explicava", para a época e para aquele momento histórico, as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade ( a origem dos deuses, a própria origem dos homens, a origem do povo grego, das guerras, dos amores, das doenças...)

Continue navegando