Buscar

Platão Teoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filosofia
AL: 1191- ARON
		Platão - (Alicerces da filosofia ocidental)
. Discípulo de Sócrates, a quem considerava o mais justo e sábio dos homens.
. Nascido de Atenas, Platão pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses, e seu nome verdadeiro era Arístocles.
. A maior parte do pensamento de Platão, foi transmitida por intermédio da Fala de Sócrates ( diálogos socráticos), escritos pelo próprio Platão.
. Fez inúmeras viagens depois da morte de seu mestre com isso ele conseguiu ampliar seus horizontes culturais e amadureceu suas refleções filosóficas.
Dualismo Platonico.
. O dualismo platonico é a conclusão de Platão de que existiriam duas realidades totalmente opostas.
Mundo sensível (Mundo das sombras, Mundo visível) - Esse mundo vem do princípio de Heráclito, que é a constante transformação ou mudança das coisas. Esse mundo corresponde á matéria. E compoe-se das coisas como as percebemos na vida cotidiana ( as sensações), que estão em constante mudança.
Mundo Inteligivel (Ideias) - Corresponde as ideias, que não mudam para o intelectuo, e nos permite experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito,do uno ( O mundo de Parmênides).
OBS: No mundo inteligivel todas as ideias derivam do bem.
Demiurgo e o mundo - Apesar de para Platão, existirem apenas essas duas realidades, ele supôs uma terceira realidade que é a criação do mundo sensível seguindo o princípio de que o que foi gerado deve ter tido um princípio gerador (Diálogo Timeu), e o arquiteto desse mundo seria o Demiurgo (construtor, aquele que faz).
Segundo Platão o Demiurgo buscava as idéias eternas no mundo inteligível, para dar forma á matéria Indetermina9da, em outras palavras o Demiurgo construiu o mundo sensível a imagem do mundo inteligível (que seria a concepção do mundo perfeito), mas como a massa e a matéria que compõe o mundo sensivel é imperfeita, e ele é uma cópia incompleta do mundo inteligivel.
OBS: Antes de o Demiurgo chegar, os dois mundos ja existiam só que o mundo sensível era apenas uma massa sem forma, que foi mais tarde modelada pelo Demiurgo.
Teoria das ideias - A concepção dualista de Platão também conhecida como a teoria das ideias traz uma mudança radical em relação aos pensadores anteriores pois Platão diz que todas as coisas do mundo sensivel possuem essencias (características) das coisas ideais, um exemplo clássico Sócrates afirma que Deus teria criado um único leito, que é o "leito essencial".Ele explica , ainda, que, na hipótese de que Deus houvesse feito dois leitos, de pronto surgiria um terceiro, em cuja as ideias dos dois primeiros teriam de incluir-se, passando este outro a ser o "leito essencial".
Processo de conhecimento - È a passagem do mundo sensível, das sombras e aparências para o mundo das ideias. E o primeiro passo para fazer essa passagem é denominada pela impressão ou sensação que vem dos sentidos (crença) e são responsáveis pela opnião que temos da realidade. O segundo passo é o conhecimento para ultrapassar as impressões sensoriais, o plano da opnião, e penetrar na esfera racional da sabedoria, o mundo das ideias, e para isso é necessário ter um "amor ao saber" (filosofia). E o método para tudo isso seria a dialética de sócrates.
OBS: Somente quando saimos do mundo sensível e atingimos o mundo racional das ideias é que alcançamos também o domínio do ser absoluto,eterno e imutável. E segundo Platão somente entra no mundo das ideias através do conhecimento racional, científico e filosófico.
O mito da caverna - Uma alegoria de Platão, que serve para ajudar a entender a evolução do processo de conhecimento, Imaginem-se escravos algemados desde sempre com o rosto voltado para o fundo da caverna. O sol que brilha fora projeta sobre a superfície rochosa as sombras dos que passam pela abertura. Os escravos, por não terem tido outro contato com a realidade senão as sombras moventes, não admitem a existência de outros seres além destes. Ocorre que um dos escravos se liberta e busca a luminosidade exterior. No primeiro instante, os raios do sol o cegam. Acustumando-se com a luz, percebe o mundo verdadeiro de quem apenas conhecia as sombras, tidas como reais. A alegria da descoberta o faz retornar à prisão para denunciar o mundo de ilusões em que todos vivem. Os companheiros, tomando-o como insolente, o matam ofendidos.
Fazendo uma analogia ao dualismo platonico aqueles que vivem nas sombras seriam os pertencentes ao mundo sensível, o cotidiano e os que vivem fora da caverna são do mundo das ideias, o mundo da luz e somente aqueles que procurarem a luz do conhecimento e da razão poderam se libertar de suas ilusões. E a principal tarefa dos filósofos é fazer com que as pessoas saiam de suas cavernas. 
OBS: E vale frizar que Platão possuia o sentimento de compaixão das pessoas que vivem nas "cavernas" e ele tem a preucupação de trazer a essas pessoas a luz da verdade e do conhecimento para que elas cheguem também ao mundo das ideias.
República Platonica - Platão elaborou uma doutrina política no qual os filósofos amantes da verdade e conhecedores do mundo inteligivel: todas as ideias desse mundo derivam do bem. Deveriam ser reis, e Platão dividiu os indivíduos em três grupos sociais, cada um com a sua característica.
Os governantes - seriam os mais sábios, responsáveis pelo governo da cidade.
Os guardiães - seriam os mais corajosos, responsáveis pela defesa da cidade.
Os trabalhadores - seriam os de mais perceverança, responsáveis pela produção econômica, como artesãos e agricultores.
Assim a justiça na cidade dependeria do equilíbrio entre esses três grupos sociais. E na cidade ideal, a justiça se constitui na posse do que pertence a cada um e na execução do que lhe compete.
Platão propõe um modelo educativo que possibilita a todos os indivíduos igual acesso à educação, independentemente do grupo social a que pertença por nascimento. Em sua formação, as crianças iriam passando por processos de seleção, ao longo dos quais seriam destinadas a um dos três grupos sociais que formam a cidade. Os mais aptos continuariam seus estudos até o ponto mais alto desse processo- a filosofia- a fim de se tornarem sábios e, assim, habilitados a administrar a cidade, com isso dizemos que a concepção política de Platão é aristocrática, pois supõe que a grande massa de pessoas é incapaz de dirigir a cidade. Aristocrácia ( do grego aristoi, "melhores", e cracia, "poder").

Outros materiais