Buscar

Capítulo8c

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
A Atividade Racional e suas Modalidades
*
*
*
A filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a Intuição (ou razão intuitiva) e o Raciocínio (ou razão discursiva).
A atividade racional discursiva passa por etapas sucessivas de aproximação para chegar ao conceito ou à definição do objeto.
*
*
*
A razão intuitiva ou intuição, ao contrário, consiste num único ato do espírito que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto.
A intuição é uma visão direta e imediata do objeto do conhecimento, sem necessidade de provas ou demonstrações para saber o que conhece.
*
*
*
Intuição Racional
	Pode ser de dois tipos:
Intuição Sensível ou Empírica
Intuição Intelectual
*
*
*
Intuição Empírica
É o conhecimento direto e imediato das qualidades do objeto externo chamadas de qualidades sensíveis: cor, sabor, odor, paladar, som, textura, formas,dimensões, lembranças, desejos, sentimentos e imagens.
É psicológica, isto é, refere-se aos estados do sujeito do conhecimento. Varia de pessoa para pessoa ou numa mesma pessoa em decorrência de variações em seu corpo, sua mente, ou nas circunstâncias em que o conhecimento ocorre.
*
*
*
Intuição Intelectual
Difere da empírica justamente por sua universalidade e necessidade.
É o conhecimento direto e imediato dos princípios da razão (identidade, contradição, terceiro excluído e razão suficiente), nos quais, por serem princípios, não podem ser demonstrados.
*
*
*
Exemplos de Razão Intelectual
Mito da Caverna de Platão: O prisioneiro tem uma intuição empírica (tudo o que conhece, conhece por uma percepção sensorial) e o filósofo tem uma intuição intelectual (é seu intelecto que conhece as ideias verdadeiras), mas ambos têm um conhecimento intuitivo porque direto, imediato, sem necessidade de demonstrações, argumentos e provas.
*
*
*
A Razão Discursiva
Ao contrário da intuição, o raciocínio é o conhecimento que exige provas e demonstrações e se realiza igualmente por meio de provas e demonstrações das verdades que estão sendo conhecidas ou investigadas. Não é só um ato intelectual, mas são vários atos intelectuais internamente ligados ou conectados, formando um processo de conhecimento.
*
*
*
A Razão Discursiva: Dedução
Dedução ou Indução são procedimentos racionais que nos levam do já conhecido ao ainda não conhecido, isto é, permitem que adquiramos conhecimentos novos graças a conhecimentos já adquiridos.
A dedução é um procedimento pelo qual um fato ou objeto particular são conhecidos por inclusão numa teoria geral.
*
*
*
A Razão Discursiva: Indução
Com a indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que explica e subordina todos esses casos particulares.
*
*
*
A Razão Discursiva: Abdução
A abdução é uma espécie de intuição, mas que não se dá de uma só vez, indo passo a passo para chegar a uma conclusão.
De modo geral, diz-se que a indução e a abdução são procedimentos racionais que empregamos para a aquisição de conhecimentos, enquanto a dedução é o procedimento racional que empregamos para verificar ou comprovar a verdade de um conhecimento já adquirido.
*
*
*
Realismo e Idealismo
Chama-se Realismo a posição filosófica que afirma a existência objetiva ou em si mesma da realidade externa como uma realidade racional em si e por si mesma e, portanto, que afirma a existência da razão objetiva.
*
*
*
Realismo e Idealismo
Há filósofos que dizem que, embora a realidade externa exista em si e por si mesma, só podemos conhecê-la tal como nossas ideias a formulam e a organizam, e não como ela seria em si mesma. 
Essa posição filosófica é conhecida com o nome de Idealismo e afirma apenas a existência da razão subjetiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais