Buscar

Introdução estetica facial (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução a Estética Facial 
estética
A palavra estética deriva do grego “aisthesis”, significando faculdade de sentir ou compreensão pelos sentidos, ou ainda percepção totalizante.
Neste sentido, a estética é o ramo da filosofia que se ocupa da interpretação simbólica do mundo, simultaneamente é uma ciência autônoma que tem por objeto o juízo de apreciação que distingue o belo e o feio.
No entanto, a área é ainda mais ampla, pois possui subdivisões, como a estética teórica, a qual procura características comuns na percepção do objeto, o que o torna, por exemplo, universalmente agradável.
A estética estuda também a arte, estabelecendo uma critica a estrutura e construção do objeto, dentro do âmbito da estética prática ou particular.
Pensando assim, podemos afirmar que a estética discuti o gosto, um conceito ligado ao julgamento dos objetos pela sensibilidade, conhecimento e reconhecimento.
Avaliação facial
O que eu tenho que avaliar?
Classificação básica da pele dividindo-a em 4 tipos: Pele oleosa ou lipídica, pele seca ou alipídica, pele normal ou eudérmica e pele mista. E essa classificação tem sido utilizada por mulheres e homens do mundo todo como orientação para a escolha de cosméticos para tratamento e manutenção da pele.
Então vamos conhecer os 5 principais tipos de pele e o tratamento adequado para cada um deles...
QUAL O MEU TIPO DE PELE?
Pela manhã, pega num lenço de papel seco e limpo e limpa o teu rosto com o lenço.
Quem tem a pele normal vai verificar que o lenço não ficou com óleo e vão sentir a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. 
Já quem tem pele oleosa vai verificar que o lenço ficou com manchas transparentes devido ao excesso de óleo na pele, principalmente na zona do nariz, bochechas e testa. 
Caso haja óleo apenas na zona T, é um tipo de pele mista.
Depois de limpar o rosto e se vir que não tem óleo no lenço e se sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura, a sua pele é seca. 
Pessoas com pele sensível vão ver a pele com manchas, inflamada ou com comichão. 
Pele Oleosa ou lipídica
A pele oleosa é caracterizada pelo aspecto brilhante e engordurado, apresenta poros dilatados e normalmente ocorre o surgimento de cravos e espinhas.
O excesso de oleosidade da pele oleosa é causado pela hiperatividade das glândulas sebáceas que produzem mais óleo do que o necessário para manter a lubrificação adequada da pele.
 O lado positivo é que a pele oleosa consegue manter a hidratação e demora mais para apresentar linhas de expressões.
Cuidados para a pele oleosa...
 Evite produtos que tenham óleo na formulação, opte pelos "oil-free" que são livres de óleo.
 Utilize produtos adstringentes que controlam a oleosidade.
 Pele oleosa também precisa ser hidratada, para isso utilize hidratantes em gel.
 Evite banhos muito quentes pois o calor estimula as glândulas sebáceas.
 Esfoliação 1 vez por semana diminui o espessamento da pele.
 Resista a tentação de lavar o rosto várias vezes por dia pois isso pode causar um efeito rebote, que é quando a pele aumenta a produção de óleo para suprir a eliminação excessiva do óleo.
Pele seca ou alipídica
A pele seca apresenta um aspecto desidratado, podendo apresentar descamação. É áspera ao toque e seus poros são pouco visíveis.
O óleo produzido na pele forma uma camada protetora chamada de manto hidrolipídico que impede que a pele perca sua hidratação, na pele seca a produção de óleo é insuficiente para fazer essa proteção.
 Apresenta mais cedo os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.
Cuidados para a pele seca...
 Foque em produtos que doem hidratação para a pele.
 Os hidratantes devem ser em creme.
 Evite ficar trocando de cosméticos o tempo todo pois a pele seca é mais senssível e pode apresentar processos alérgicos com facilidade.
 Evite esfoliantes abrasivos pois esta pele já é fina.
 Banhos muitos quentes agridem essa pele.
Pele mista
A pele mista apresenta tanto aspectos da pele oleosa quanto da seca, por isso é muito comum pessoas com esse tipo de pele não conseguir identificar ao certo seu tipo de pele.
Entenda a pele mista...
 Esse tipo de pele apresenta bastante oleosidade na zona "T": testa, nariz e queixo, e aspecto normal ou seco nas extremidades do rosto.
Cuidados para a pele mista...
 Os cuidados podem ser os mesmo que o da pele oleosa pois é importante controlar a oleosidade da zona T para que isso não cause cravos e espinhas.
 A hidratação da pele pode ser feita com um gel-creme.
Pele sensível
Pele sensível: Este é um dos tipos de pele mais frágeis (daí ser sensível) e que fica irritada e inflamada muito facilmente. É bem comum existirem zonas que desenvolvam algum vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. 
Que cuidados básicos deve ter?
◾Deve usar produtos de limpeza para pele que tenham uma composição leve e que de preferência não contenham álcool. 
◾Prestar atenção aos sinais que a sua pele lhe dá e consultar uma dermatologista com alguma regularidade.
◾Normalmente, a pele apresenta alguma deficiência e é necessário fazer um tratamento específico. 
◾Deve ser evitado o uso constante de maquilhagem. 
É reconhecida por apresentar uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos assim como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. 
A pele normal é o sonho de todas! É uma pele bonita, com viço, sem imperfeições e aveludada ao toque, é a famosa pele de bebê.
Pele normal ou eudérmica 
Entenda a pele normal...
 Na pele normal a produção das glândula sebácea é equilibrada, produzindo apenas a quantidade necessária para mante-la saudável com a hidratação e viscosidade adequada e por isso não sofre com cravos e espinhas.
Cuidados para a pele normal...
 Esse tipo de pele é comum em crianças, dificilmente uma pessoa adulta tem uma pele normal, mas se você teve a sorte de chegar a fase adulta com uma pele bonita, equilibrada e sem problemas sua missão é mante-la assim.
 Utilize produtos para pele normal pois são mais suaves e não alteram o equilíbrio.
Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados específicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais