Buscar

questoes de licitacao.

Prévia do material em texto

1) A modalidade de licitação denominada pregão pode ser realizada pelo tipo:
a)Melhor oferta
b)Técnica
c)Menor preço
d)Técnica e preço
e)Técnica e menor preço
2) São tipos de licitação, além de outros:
a)Menor preço, concorrência e convite.
b)Convite, tomada de preço e concorrência.
c)Tomada de preço, técnica e preço e melhor preço.
d)Menor preço, melhor técnica e técnica e preço.
e)Melhor preço, técnica e preço e tomada de preço.
3) Considere as 3 seguintes situações:
1-Caso de guerra.
2-Caso de aquisições de materiais fornecidos por representante comercial exclusivo.
3-Caso de não terem acudido interessados a licitação anterior a está, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a administração.
Essas situações correspondem, respectivamente, as hipóteses de:
a)dispensa, dispensa e inexigibilidade.
b)inexigibilidade, dispensa e dispensa.
c)inexigibilidade, inexigibilidade, dispensa.
d)inexigibilidade, inexigibilidade, inexigibilidade.
e)dispensa, inexigibilidade, dispensa.
4) Segundo o regime da Lei 8.666/93, a anulação do procedimento licitatório, antes da celebração do conseqüente contrato:
a)Só pode ocorrer por razões de interesse publico, evidenciadas por juízo de conveniência e oportunidade da autoridade competente.
b)Só pode decorrer de fato superveniente devidamente comprovado.
c)Depende da aprovação de terceiros, mediante requerimento escrito e devidamente fundamentado.
d)Não gera para Administração, obrigação de indenizar.
e)Não depende de contraditório e a ampla defesa.
5) Aberta a licitação para a compra de materiais de construção, se não acudirem interessados, a autoridade competente:
a)Pode dispensar a licitação se esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a administração, modificando as condições para atrair interessados.
b)Deve, em qualquer situação, promover a nova licitação, dando maior divulgação ao edital.
c)Pode, em qualquer situação, dispensar a licitação, mantida as condições preestabelecidas.
d)Pode dispensar a licitação se esta, justificadamente, não puder ser repetida, sem prejuízo para a administração, mantidas, neste caso todas as condições preestabelecidas.
e)Deve declarar frustrada a licitação, ficando proibida de efetuar a compra e impedida de repetir o certame pelo prazo de 6 meses.
6) A fase externa do pregão presencial (Lei 10.520/2002) é iniciada:
a)Com a convocação dos interessados por meio de publicação de avisos.
b)Pela sessão publica realizada para recebimento das propostas apresentadas pelos interessados.
c)Pela comprovação, pelos interessados, da existência dos poderes necessários para a formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.
d)Pela sessão em que os interessados ou seus representantes apresentam declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregam os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecido.
e)Pela abertura dos envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecido e verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório.
7) É inexigível a licitação:
a)Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
b)Nos casos de Guerra ou grave perturbação da ordem.
c)Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela critica especializada ou pela opinião publica.
d)Nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis no tempo necessário para realização dos processos licitatórios correspondentes,realizada diretamente com base no preço do dia.
e)Para a aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários a manutenção de equipamentos durante o período de garantia técnica, junto ao fornecedor original destes equipamentos, quando tal condição de exclusividade for indispensável para a vigência da garantia.
8) O prazo de validade das propostas no pregão presencial, se outro não for fixado no edital, é dê:
a)3 meses.
b)6 meses.
c)30 dias.
d)60 dias.
e)120 dias.
9)Tomada de preço é modalidade de licitação:
a)Que não pode ser substituída por concorrência.
b)Exigível para obras e serviços de engenharia até 2.000.000,00.
c)Empregada apenas para obras e serviços de engenharia.
d)Entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o quinto dia anterior a data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
e)Entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior a data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
10) É dispensável a licitação:
a)Para a aquisição de material, equipamentos, ou gênero que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.
b)Para a contratação de serviços técnicos, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, desde que tais serviços especializados sejam previamente analisados e certificados por comissão especial do órgão licitante, excluídos os serviços de publicidade e divulgação.
c)Para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado prela critica especializada ou pela opinião publica.
d)Para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestado nos países do MERCOSUL, que envolvam, cumulativamente, alta tecnologia e interesse publico, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão licitante.
e)Na contratação realizada por empresa publica ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

Continue navegando