A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL EJA   100 pontos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para a seguinte citação: 
“O MCP foi o primeiro movimento de cultura popular criado nos anos de 1960, [...] serviu de modelo e exemplo para muitos outros movimentos de cultura e educação popular do início dos anos de 1960. Apesar do imediato e violento encerramento de suas atividades, após o golpe militar de 1964, conseguiu-se reunir significativa amostra do material produzido pelo MCP e sobre o MCP”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Movimento de Cultura Popular – MCP. <http://forumeja.org.br/book/export/html/1710>. Acesso em 17 fev. 2017.  
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Movimento de Cultura Popular (MCP), analise as afirmativas a seguir: 
	I. O MCP consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas.
	II. Um dos objetivos do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente.
	III. O MCP, além de objetivar um trabalho voltado à alfabetização, lutou por novas frentes de ação, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato.
	IV. O MCP objetivava aulas elaboradas por equipes centrais para serem transmitidas especificamente às escolas radiofônicas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a seguinte informação: 
“O MEB [Movimento de Educação de Base] apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB [Conferência dos Bispos do Brasil], bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da educação popular [...]. [Sua] concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEISIEGEL, C. de R. MEB: Movimento de Educação de Base. <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em 16 fev. 2016. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os encaminhamentos voltados à Educação de Jovens e Adultos quando da criação do Movimento de Educação de Base (MEB) em março de 1961, analise as afirmativas a seguir:
	I. (  ) Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base a jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas.
	II. (  ) Nas escolas radiofônicas que trabalhavam tendo em vista a proposta de educação do MEB, um monitor voluntário estabelecia as ligações entre conteúdos didáticos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor.
	III. (  ) O MEB propunha-se a desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação. Portanto, temas como sindicalismo e processo de sindicalização rural faziam parte das ações educativas do MEB.
	IV. (  ) O MEB, por ser ligado à Igreja Católica, foi constituído para lançar a campanha contra a erradicação do analfabetismo dos católicos do Brasil. Assim sendo, as escolas que se propunham a desenvolver uma educação voltada aos objetivos do referido movimento tinham como prioridade diminuir os índices de analfabetismo dos católicos brasileiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A criação do Mobral mobilizou o país por meio da campanha ‘Você também é responsável’, que estimulava a participação da sociedade no novo projeto de educação. [...] Sua tarefa era executar o processo de alfabetização de adultos desde o recrutamento de professores até a construção de salas de aula e distribuição de material didático. [...] O Mobral durou 15 anos - foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney - e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACONI, Rose. Mobral, fracasso do Brasil grande. <http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,mobral-fracasso-do-brasil-grande-imp-,606613>. Acesso em 17 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre as características do Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
	I. ( ) O Mobral tinha independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino e aos demais programas de educação de adultos.
	II. ( ) O Mobral era estruturado como uma organização operacional descentralizada, apoiada em comissões municipais incumbidas de promover a realização da campanha de alfabetização nas comunidades.
	III. ( ) O Mobral primava pelo resultado do seu principal e único objetivo, qual seja, o de desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação.
	IV. ( ) O Mobral centralizava as orientações do processo educativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F