Buscar

Resumo de literartura 4ºTP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4°TP: Barroco( Gregório de Matos) e Arcadismo; 
Barroco: O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
 -Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
 -O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após desfrutar dos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida.
 -No Barroco, estão presentes duas vertentes: Cultismo e Conceptismo:
Cultismo ou gongorismo - valorização de forma e imagem, jogo de palavras, uso de metáforas, hipérboles, analogias e comparações. Manifesta-se uma expressão da angústia de não ter fé.
Conceptismo ou quevedismo - valorização do conteúdo/conceito, jogo de ideias através do raciocínio lógico. Há o uso da parábola com finalidade mística e religiosa.
Percebe-se influências de artistas espanhóis e portugueses em Antônio Vieira (sermões) e Gregório (poesias)
PADRE ANTÔNIO VIEIRA - Nascido em Lisboa, em 1608, veio para a Bahia junto com a família aos seis
anos de idade, onde iniciou os estudos no colégio dos Jesuítas. Aos 21 anos, já lecionava no colégio de Teologia em Salvador.
 -Padre Antônio Vieira retornou a Portugal em 1640, após seu país de origem ter se libertado da Espanha. Em Portugal, foi nomeado Pregador – régio, ficou na terra lusitana até 1652, depois de ter sido perseguido pela inquisição ao defender os judeus, retorna ao Brasil.
 -Aqui se torna chefe de uma missão no Maranhão, logo expulso da região em 1661, por ter defendido os indígenas da escravidão imposta por colonos portugueses. Logo a inquisição cassou os seus direitos de pregador e o condenou a prisão domiciliar.
 -O rei de Portugal interviu no caso e Padre Antônio Vieira foi para Roma, numa tentativa de reconstituir seus direitos de pregador. Passou novamente por Portugal, onde não foi aceito e retornou ao Brasil, sempre se envolvendo com temas políticos, defesa dos judeus, negros e índios; falece em 1697, em Salvador.
 -O conjunto das obras do padre Vieira se resume a profecias, cartas e sermões. As cartas registram a sua atuação política e opiniões sociais.
As obras de profecias relatam as ideias proféticas baseadas na Bíblia, a respeito de sua terra natal. A melhor parte das obras de padre Vieira está nos sermões.
 -“Sermão da Sexagésima foi um dos mais famosos, entre tantos. Foi proferido na Capela real de Lisboa em março de 1655. Através dele, o pregador esmerou-se na retórica, contando com sua memória prodigiosa e rara habilidade no domínio da palavra.”.
 -O sermão é um discurso religioso com o intuito de comover, ensinar e persuadir. São longos, no caso de Vieira é composto por quinze volumes com mais de duzentos sermões.
GREGÓRIO DE MATOS - Com seu espírito crítico satirizava políticos, comerciantes, clero, colonizadores 
e até mesmo o povo. Para isso, usava palavrões e um vocabulário bem baixo em suas obras.
 -Nasceu supostamente em 7 de abril de 1633 na Bahia e morreu em Recife em 1696. Veio de uma família rica que possuía dois engenhos de cana-de-açúcar e 130 escravos.
 -Educou-se em casa e no colégio jesuíta. Formou-se em Direito na Universidade  de Coimbra e lá exerceu a profissão sendo, inclusive, juiz de órfãos.
Em 1681, quando voltou para o Brasil, foi vigário-geral e tesoureiro-mor, porém, durante este período recusou-se a usar a batina e denunciou injustiças da Ordem em que servia. Por causa disso, o Bispo ordenou seu afastamento.
 -Escreveu poesia lírica, satírica e religiosa. Suas poesias satíricas possuem um ótimo material do ponto de vista sociológico e linguístico (já que o autor usava um vocabulário bem popular). Nelas o escritor narra episódios da vida popular, cotidiana e política. Através delas podemos conhecer melhor a sociedade da época (período colonial).
A poesia lírica de Gregório de Matos também é muito boa e pode ser dividida em:
- Poesia lírico-amorosa
- Poesia lírico-filosófica
- Poesia lírico-religiosa
Figuras de Linguagem no Barroco
As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos. Observe: Metáfora (é), comparação (é como), antítese (ideias opostas), paradoxo (mais fechado, algo impossível), hipérbole (exagero).
Metáfora: é uma comparação implícita. 
Antítese: reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo. Revela o contraste que o escritor vê em quase tudo.
Paradoxo: corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. É impossível.
Hipérbole: traduz ideia de grandiosidade, pompa.
Prosopopeia: personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade. 
Arcadismo:
 O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).
 Os poetas desta escola literária escreviam sobre as belezas do campo, a tranquilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples. Portanto, desprezam a vida nos grandes centros urbanos e toda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. Os poetas arcadistas chegavam a usar pseudônimos (apelidos) de pastores latinos ou gregos.
O Arcadismo no Brasil:
No Brasil, o arcadismo chega e desenvolve-se na segunda metade do século XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. É também neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. Desta região, que fervia culturalmente e socialmente nesta época, saíram os grandes poetas.
 	Entre os principais poetas do arcadismo brasileiro, podemos destacar Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas), Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu), Basílio da Gama (autor de O Uruguai), Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru) e Silva Alvarenga (autor de Glaura).
Características do Arcadismo 
As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica à vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples (razão = cerdade), pastoralismo (onde era adotado nomes de pastores) e fingimento poético.
 Tomás Antônio Gonzaga (Exilado pra África)
Inconfidência Mineira (Iluminismo) Dirceu → Marília 
 *Marília de Dirceu
 Lírico 
 Cláudio Manuel da Costa (Suicidado na Prisão)
 Glauceste Satúrnio
→ Nise
Mitologia Greco-Romana 
(pagã) 
 Épico Frei Santa Rita Durão “Caramuru”
 Basílio da Gama “O Uruguai”
 
 
	Carpe Diem 
	Exagerado; vida com prazeres a flor da pele
	Natureza; vida simples
	
	Exagero
	Simplicidade
	Arte
	Mais complexo
	Simples para entender rápido e fácil, em prol da razão
	Homem entre salvação e carpe diem sem meio-termo
	Naturesa sempre presente
Cristianismo e Paganismo - Influência Francesa (Iluminismo) - Inutilia truncat:"cortar o inútil"referente excessos barroco. - Locus amoenus:"lugar ameno" fugi da cidade para natureza - Carpe diem:"aproveitar a vida"pastor com seu amor aproveita presente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Materiais relacionados