Buscar

Planejamento para a implantação. Capítulo 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários: carreiras e remuneração. 14. ed. São Paulo: Ltr, 2010. 
*
*
A preocupação central da Administração de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo.
O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia.
O equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho.
*
*
*
*
*
*
*
*
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários: carreiras e remuneração. 14. ed. São Paulo: Ltr, 2010. 
*
*
É a atividade executada por um indivíduo na organização, como por exemplo: atendimento telefônico. 
*
*
É o agregado de tarefas atribuídas a cada individuo na organização. Por exemplo, serviço de secretária da área comercial. 
*
*
É o conjunto de funções substancialmente idênticas quanto à natureza das tarefas executadas e às especificações exigidas dos ocupantes. 
*
*
Área Mental: Determina os conhecimentos teóricos ou práticos necessários para que o ocupante do cargo desempenhe adequadamente suas funções.
*
*
Determina as exigências impostas ao ocupante do cargo para impedir danos à produção, ao patrimônio e à imagem da empresa.
*
*
Determina os desgastes físicos impostos ao ocupante do cargo em decorrência de tensões, movimentos, posições assumidas, etc.
*
*
Determina o ambiente onde é desenvolvido o trabalho e os riscos a que está submetido o ocupante do cargo. Os mais comuns são: Ambientes de trabalho e riscos.
*
*
*
*
Para analisar os cargos, 2 etapas são necessárias: Coleta de dados e descrição e especificação dos cargos. Uma vez concluído este trabalho, o produto resultante é o catálogo de cargos.
*
*
*
*
Método da Observação Local: técnica simples que abrange o nível operacional por intermédio da observação das pessoas realizando atividades simples e repetitivas. Permite melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa, das relações do cargo com outros e das condições em que as atividades são realizadas. Em contrapartida demanda tempo de observação e necessita de complemento e confirmação das informações coletadas. 
*
*
Método do questionário: por intermédio da elaboração de questionários-padrão, as pessoas pertencentes ao seu respectivo grupo ocupacional contribuem com a organização à medida que suas respostas são avaliadas. A vantagem é que possibilita uma rápida coleta de dados e não demanda tanto tempo. Em contrapartida, o questionário pode ser preenchido errado e de forma incompleta.
*
*
Método da entrevista: O analista conduz o entrevistado por intermédio de uma estrutura previamente elaborada, buscando obter informações precisas sobre o cargo em análise. A vantagem é que permite esclarecimentos com alto grau de detalhe, tornando os dados mais confiáveis. Em contrapartida, caso a entrevista seja mal estruturada ou o analista não saiba conduzi-la de forma correta, poderão existir reações negativas por parte dos entrevistados. Principais questões abordadas em uma entrevista típica: 
*
*
Para que o método funcione bem é necessário estruturar a entrevista em etapas.
1ª Etapa – Informações Gerais
2ª Etapa – “Quebra-Gelo” e finalidade da entrevista
3ª Etapa – Análise das tarefas do cargo.
4ª Etapa – Análise da especificação do cargo
5ª Etapa – Encerramento da entrevista.
*
*
Métodos combinados: como observado cada método possui vantagens e limitações. Em vista disso, a combinação de dois ou mais métodos pode solucionar a possibilidade de perda de algumas informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando