Buscar

Atividade proposta Aula 10 Teria Geral do Processo com respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade proposta
Vamos fazer uma atividade!
Eduardo promove, em face da Fazenda Pública Estadual, ação visando a condenação do réu a fornecer remédios para tratamento de doença (AIDS). Na inicial postula, ainda, a concessão de tutela antecipada, diante do risco de dano irreparável. O juiz, ao examinar inicial concede a tutela reclamada, que foi objeto de recurso por parte do réu. Indaga-se:
a) É admissível a concessão de tutela antecipada em face da Fazenda Pública Estadual? Justifique.
b) Como se comporta a jurisprudência do STJ sobre a possibilidade ou não de concessão de tutela antecipada em face do Estado? 
GABARITO
a) Sim. Valorização máxima dos princípios do Acesso à Justica (art. 5º XXXV da CF 88) e Razoável Duração do Processo (art. 5º, LXXVIII da CF 88). Nas situações previstas no art. 300 do CPC, a tutela antecipada pode ser concedida contra o Estado quando envolve a demanda direitos fundamentais, como o direito à saúde, que deve ser prestado pelo Estado, por princípio constitucional.
b) A jurisprudência do STJ assim se comporta:
b1) “Esta Corte Superior vem entendendo, em regra, pela impossibilidade da antecipação da tutela em face da Fazenda Pública, conforme decisão do Pretório Excelso acerca da liminar n a ADC nº 4; admitindo-a apenas em casos excepcionais a concessão antecipada de tutela. A vedação não tem cabimento em situações especialíssimas, nas quais resta evidente o estado de necessidade e a exigência da preservação da vida humana, sendo imperiosa a antecipação da tutela como condição de sobrevivência do requerente“ (STJ, AGREsp 397.275/SP, Rel. Min. Francisco Falcão).
b2) “Tutela antecipada contra o Estado é admissível quando em jogo direitos fundamentais, como o de prestar saúde a toda a coletividade. Proteção imediata de direito instrumental à concessão do direito-fim e dever do Estado” (STJ, AgRg ao REsp 635.949/SC. Rel. Min. Luis Fux, 1ª Turma).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais