Buscar

patogenicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TENDO COMO PARÂMETRO O TEXTO SOBRE INTERAÇÃO MICRORGANISMO & HOSPEDEIRO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1 – UMA INFECÇÃO PODE EXISTIR SEM DOENÇA DETECTÁVEL? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA;
2 – CLASSIFIQUE AS BACTÉRIAS QUANTO A SUA PATOGENICIDADE;
3 – O CONHECIMENTO DA NCIDÊNCIA E DA PREVALÊNCIA DE UMA DETERMINADA DOENÇA PERMITE AOS EPIDEMIOLOGISTAS ESTIMAR A PERIODICIDADE DA DOENÇA E A TENDÊNCIA DE SER MAIS COMUM NUM OU NOUTRO GRUPO POPULACIONAL. BASEADO NO TEXTO ACIMA RESPODA:
A – DIFERENCIE INCIDÊNCIA DE PREVALÊNCIA;
B – DIFERENCIE INFECÇÕES EPORÁDICAS DE ENDÉMICAS, EPIDÉMICAS E PANDÉMICAS;
4 – QUANTO A SEVERIDADE DE UMA DOENÇA, DIFERENCIE DOENÇAS AGUDAS DE CRÔNICAS; BACTEREMIA DE SEPTCEMIA; INFECÇÃO PRIMÁRIA DE INFECÇÃO SECUNDÁRIA; INFECÇÃO INAPARENTE OU SUB-CLÍNICA DE INFECÇÃO HOSPITALAR OU NASOCAMIAL;
5 – NO QUE DIZ RESPEITO A TRNASMISSÃO DE MICRORGANISMOS, O QUE SE ENTENDE POR RESERVATÓRIO INERTE?
6 – O QUE SE ENTENDE POR ANTAGONISMO MICROBIANO?
7 – QUAIS SÃO OS MECANISMOS DE PATOGENICIDADE?
8 – O DESTINO DE UMA BAVTÉRIA É DETERMINADO PELA CPACIDADE DE EXPLORAR UM HABITAT PRÓPRIO E PLAS ADEQUADAS DEFESAS DO HOSPEDEIRO. BASEADO NO TEXTO ACIMA COMENTE SOBRE OS MECANISMOS DE EVASÃO DAS DEFESAS FAGOCITÁRIAS.
Resolução
1) Sim. Uma infecção pode existir sem doença detectável, pois a infecção é a colonização, multiplicação ou persistência dos microrganismos nos hospedeiro, quer o hospedeiro seja prejudicado ou não. Doença quando a interação entre o microrganismo e o hospedeiro leva a um processo patológico caracterizado por um dano ao hospedeiro.
2) Podem ser primárias sendo causadoras de infecções e doenças em indivíduos normais ou oportunistas causando doenças em indivíduos imunologicamente comprometidos.Podem ser adesinas, invasinas, toxinas.
3)
Ambas são medidas de frequência de ocorrência de doença. Prevalência mede quantas pessoas estão doentes, incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes. Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo , quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.
Endemia É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido). A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
4) A doença aguda é aquela que surge repentinamente, com sintomas muito claros e evidentes. A doença crônica é aquela que não foi devidamente tratada e se cronificou, isto é, apesar de não apresentar sintomas evidentes vez por outra dá o sinal de que se encontra latente. A cura é mais prolongada e difícil.
A bacteriemia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. A septicemia é uma infecção na corrente sanguínea.
Infecção primária: O organismo está iniciando uma reação contra o hospedeiro indesejável. Já a infecção secundária: Quando o organismo está iniciando uma reação contra o hospedeiro, porém com sintomas e sinais mais evidentes.
Infecção hospitalar são infecções adquiridas em hospitais, clinicas, etc. Já as a inaparente é a infecção que cursa na ausência de sinais e sintomas clínicos perceptíveis. A infecção subclínica é o carreamento assintomático de um agente infeccioso.
5) Entende-se por reservatório inerte o hábitat de um agente infeccioso, no qual este vive, cresce e se multiplica. Aceita-se que a característica que distingue o reservatório da fonte de infecção diz respeito ao fato de o reservatório ser indispensável para a perpetuação do agente, ao passo que a fonte de infecção é a responsável eventual pela transmissão.
6) Quando falamos que uma bactéria é antagonista é quando ela por si na sua apresentação química reduz o efeito de outro químico hospedeiro , encontramos este fenômeno no peroxido de hidrogênio e bacteriocinas antagônicas ao crescimento patógenos por parte da microbiota residente.
7) Formação de culturas viáveis, com a capacidade de transitar pelas células e alto grau de variação genética, capacidade de adquirir tolerância adaptativa quando é induzido por um estresse subletal, o que fornece proteção para posterior exposição ao estresse letal, este mecanismo é conhecido como ATR (Adaptive Tolerance Response).
Patogenicidade pode também ser tratada como infecção das superfícies mucosas, possuindo 4 principais portas de entrada: Trato respiratório, gastrintestinal, genital e pele.
8) Fatores que contribuem para a evasão dos mecanismos de defesa do hospedeiro:
Escape / inibição da fagocitose (cápsulas, LPS, OMPs- ptns de superfície).Neisseria, pneumococos e H. influenzae, são causadoras de meningites bacterianas e possuem a cápsula como principal fator de inibição da fagocitose.
→ Variação antigênica
→ Similaridade com antígenos do hospedeiro
Reação cruzada pode produzir seqüelas como as produzidas por infecção por Streptococcus, sobretudo orofaringite (febre reumática, glomerulonefrite)
→ Produção de enzimas degradadoras de Igs
Neisseria, pneumococos e H. influenzae produzem IgAs proteases.

Outros materiais