Buscar

Questões Tecido Adiposo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões Tecido Adiposo
UFPR – Curso de Terapia Ocupacional – Exercícios Histologia para auxiliar o estudo (não precisa entregar). 2017-2
Profa. Luiza Helena Gremski
Obs.: Se alguma informação que foi repassada em aula não estiver sendo abordada aqui, ainda assim essa informação poderá ser solicitada na prova.
Como está distribuído o tecido adiposo no nosso corpo?
Isoladas ou pequenos agregados no TC frouxo; Grandes agregados; 20 a 25% do peso corporal em mulheres e 15 a 20% nos homens.
O tecido adiposo armazena triglicerídeos no citoplasma das suas células. O que quer dizer: “Os depósitos de triglicerídeos não são estáveis.”?
Eles se renovam continuamente e o tecido é muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais. 
Hoje em dia diz-se que é importante reduzir a ingesta de gorduras na infância para reduzir a incidência de obesidade na fase adulta. O que isso teria a ver com a intensidade da adipogênese (surgimento de novos adipócitos)? 
O ressalto adipocitário corresponde ao segundo aumento no índice de massa corporal que ocorre entre os 5 e os 7 anos de idade, devido às importantes alterações na gordura corporal. Apesar de constituir apenas um dos três períodos críticos, a idade em que se processa o ressalto adipocitário, se precoce, pode estar associada ao índice de massa corporal na adolescência e na idade adulta
Pois é na infância que a intensidade de adipogênese é maior, formando a quantidade adipócitos que vai ter na vida
Cite três funções secundárias do tecido adiposo.
Atividade secretora; Hormônios, citocinas inflamatórias; Modelagem da superfície corporal; Forma coxins absorventes de choques; Fazem isolamento térmico do organismo; Preenchimento de espaços entre os tecidos e órgãos.
Se a ingesta de gorduras foi maior do que a necessidade energética do momento, a gordura é armazenada na forma de triglicerídeos nos adipócitos. Explique como é a deposição de triglicerídeos nos adipócitos. ____________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se a ingesta de gorduras foi menor do que a necessidade energética do momento, a gordura é mobilizada das gotículas de triglicerídeos dos adipócitos. Explique como é a mobilização de triglicerídeos nos adipócitos. __________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que os lipídios têm que ser transportados como lipoproteínas no plasma sanguíneo? Porque eles são hidrofóbicos. Quais são os quatro tipos principais de lipoproteínas? Quilomicrons, VLDL, LDL e HDL.
Por que o HDL é um fator protetor para o desenvolvimento de doença coronária cardíaca (ou seja, quanto maior a sua quantidade no sangue, melhor)?
Pois a função principal do HDL é o transporte do colesterol dos diferentes tecidos para o fígado, de onde é eventualmente removido. 
Os adipócitos uniloculares tem somente uma gotícula de lipídeo no seu citoplasma. Essa gotícula é envolta por membrana como uma organela? Não , sem membrana. Como são distribuídos núcleo e organelas nos adipócitos uniloculares? O núcleo e as organelas ficam na periferia da célula.
O tecido adiposo secreta hormônios. Na aula falamos de três hormônios principais secretados pelo tecido adiposo. Qual deles diminui a fome e aumenta o gasto de energia? Leptina. Qual deles aumenta a sensibilidade das células do corpo à insulina? Adiponectina. Qual deles aumenta a resistência das células dos corpos à insulina? Resistina.
Na obesidade, aumenta o número de adipócitos no tecido adiposo? Explique: 
Não aumenta o número de adipócitos, mas aumenta a quantidade de TGs depositados em cada adipócito unilocular.
A obesidade gera propensão a várias doenças. Cite três dessas doenças relacionadas à obesidade: Doenças articulares, hipertensão arterial e diabetes. 
Por que os adipócitos multiloculares são assim chamados? Porque possui mais de uma gotícula de gordura. Por que a coloração do tecido adiposo multilocular é marrom? Possui muitas mitocôndrias -> citocromo C que deixam a célula mais escura e possui uma rica vascularização que também influência na coloração.
Qual a função do tecido adiposo multilocular ou marrom? Produzem calor para o corpo.
Qual a proteína específica existe na membrana interna das mitocôndrias dos adipócitos multiloculares e qual a sua função? UCP-1 (termogenina) que fazem oxidação dos ácidos graxos produzindo calor e não ATP.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais