Buscar

boiLIT

Prévia do material em texto

1) Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.
b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.
c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.
d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.
e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heróica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei. 
2) Em relação a Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, pode-se afirmar que:
a) o personagem central narra suas aventuras no Rio de Janeiro à época de Dom João VI.
b) o romance se distancia do caráter idealizante que marcou a prosa romântica brasileira.
c) o romance focaliza a trajetória de um militar empenhado em manter os ideais monárquicos.
d) a obra pode ser vista como um romance ligado à vida das elites brasileiras da época.
3) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, EXCETO:
a) O romance denuncia a influência do meio sobre o homem.
b) O romance descreve tipos característicos do século XIX.
c) O romance refere-se a festas e folguedos da cultura brasileira.
d) O romance valoriza as classes populares urbanas brasileiras.
4) A personagem Leonardo Filho, do romance Memórias de um Sargento de Milícias:
a) apresenta um forte moralismo que o faz traçar um quadro crítico dos costumes e das classes sociais do início do século XIX.
b) classifica-se como um típico herói romântico, por seus infortúnios amorosos.
c) mostra-se como um vadio, que vive ao sabor do acaso, nada aprendendo com a experiência.
d) participa da condição servil, apresentando visões variadas da sociedade em que vive, a partir das diversas posições que nela ocupa.
5) Todas as alternativas apresentam afirmações verdadeiras sobre o narrador de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, EXCETO:
a) Apresenta os acontecimentos na ordem temporal em que ocorreram.
b) Busca trazer o romance a fala coloquial do Brasil da época.
c) Sabe mais sobre os acontecimentos do que cada uma das personagens.
d) Vale-se do humor para caricaturar hábitos da sociedade carioca em foco no romance.
6) A característica de Memórias de um Sargento de Milícias que o aproxima dos ideais do Modernismo é:
a) fazer uma crítica à sociedade capitalista.
b) libertar-se dos padrões da ficção romântica.
c) recriar o ambiente social do tempo do rei.
d) ter a narração em terceira pessoa.
7) Considere o seguinte fragmento do antepenúltimo capítulo de Memórias de um sargento de milícias, no qual se narra a visita que D. Maria, Maria Regalada e a comadre fizeram ao Major Vidigal, para interceder por Leonardo (filho):
	
	O major recebeu-as de rodaque de chita e tamancos, não tendo a princípio suposto o quilate da visita; apenas porém reconheceu as três, correu apressado à camarinha vizinha, e envergou o mais depressa que pôde a farda: como o tempo urgia, e era uma incivilidade deixar sós as senhoras, não completou o uniforme, e voltou de novo à sala de farda, calças de enfiar, tamancos, e um lenço de Alcobaça sobre o ombro, segundo seu uso. A comadre, ao vê-lo assim, apesar da aflição em que se achava, mal pôde conter uma risada que lhe veio aos lábios.
Rodaque = espécie de casaco.
Camarinha = quarto.
Calças de enfiar = calças de uso doméstico.
a) Considerando o fragmento no contexto da obra, interprete o contraste que se verifica entre as peças do vestuário com que o major voltou à sala para conversar com as visitas.
b) Qual a relação entre o referido vestuário do major e a sua decisão de favorecer Leonardo (filho), fazendo concessões quanto à aplicação da lei?
8) Memórias de um Sargento de Milícias é um romance escrito por Manuel Antônio de Almeida. Considerando-o como um todo, indique a alternativa que NÃO confirma suas características romanescas.
a) É um romance folhetim, já que saiu em fascículos no suplemento “A Pacotilha”, do jornal Correio Mercantil, que o publicava semanalmente entre 1852 e 1853.
b) Utiliza a língua falada sem reservas e com toda a dignidade e naturalidade, o que confere à obra um caráter espontâneo e despretensioso.
c) Enquadra-se fundamente na estética realista, opondo-se ao ideário romântico, particularmente no que concerne à construção da personagem feminina e ao destaque dado às camadas mais populares da sociedade.
d) Reveste-se de comicidade, na linha do pitoresco, e desenvolve sátira saborosa aos costumes da época que atinge todas as camadas sociais.
e) Põe em prática a afirmação de que através do riso pode-se falar das coisas sérias da vida e instaurar a correção dos costumes.
9) Um tipo social que recebe destaque tanto nas Memórias de um sargento de milícias quanto em Dom Casmurro, merecendo, inclusive, em cada uma dessas obras, um capítulo cujo título o designa, é o
a) traficante de escravos. 
b) malandro. 
c) capoeira.
d) agregado.
e) meirinho.
1) Alternativa: A
2) Alternativa: B
3) Alternativa: C
4) Alternativa: C
5) Alternativa: A
6) Alternativa: B
7) a) A farda representa a oficialidade, o formalismo, enquanto a calça e as outras peças íntimas denotam o contrário, ou seja, a informalidade, a individualidade em oposição ao papel representado na sociedade.
b) A farda representa a obrigação do Major em condenar Leonardo, já as calças simbolizam os interesses pessoais, que prevalecem. O vestuário simboliza, assim, a oposição entre os interesses oficiais (a farda) e os pessoais (calças e roupas íntimas).
8) Alternativa: C
9) Alternativa: D

Continue navegando