Buscar

Quais são os princípios da psicanálise?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os princípios fundamentais da psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, são: 1. Inconsciente: A psicanálise acredita que grande parte do nosso comportamento é influenciado por desejos, impulsos e memórias inconscientes, que estão fora do nosso conhecimento consciente. 2. Sexualidade: A psicanálise considera a sexualidade como uma força motivadora fundamental na vida humana, indo além do aspecto puramente sexual e abrangendo uma ampla gama de desejos e pulsões. 3. Determinismo: A psicanálise acredita que nossas ações e comportamentos são determinados por fatores inconscientes, como experiências passadas, traumas e desejos reprimidos. 4. Transferência: A transferência é um fenômeno em que os pacientes projetam sentimentos e emoções não resolvidos em relação a figuras significativas de suas vidas, como pais ou figuras de autoridade, no terapeuta. 5. Conflito psíquico: A psicanálise considera que os indivíduos enfrentam conflitos internos entre diferentes partes da mente, como o id (instintos e desejos), o ego (realidade e equilíbrio) e o superego (consciência moral). Esses são apenas alguns dos princípios básicos da psicanálise. Vale ressaltar que a teoria psicanalítica é complexa e abrangente, e existem diferentes abordagens e interpretações dentro desse campo.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes, a consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total; e os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.


Curti ai

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais