Buscar

socio 1pp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Colégio Naval - Resumo – 1ª PP Sócio. – 2° ano – 2010.
1) Definição de grupo social e principais características desta forma de agrupamento humano (livro, pg. 103):
Para a sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros.
São características dos grupos sociais (as definições estão na pag. 103):
- Pluralidade de indivíduos.
- Interação social.
- Organização.
- Objetividade(ñ desviar o foco) e exterioridade.
- Conteúdo intencional ou objetivo comum.
- Consciência grupal ou sentimento de pertencimento.
- Continuidade(temporalmente).
2) Definição de exterioridade: 
“Os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduo, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai, ele continua a existir”. (OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo, Editora Ática, 2008. Pg. 103). 
Esta definição não leva em consideração os processos associativos, ou seja, que originam os grupos sociais e nem os dissociativos, ou seja, aqueles responsáveis pela desagregação dos mesmos, tratando os grupos como configurações sociais atemporais e infinitas(universo de einstein).
3) Conceito de “sociedade de massa”(alienação): (livro, pg. 105/106 – quadro).
A expressão sociedade de massa foi criada no século XX para designar um tipo de sociedade marcada pela produção em larga escala de bens de consumo, pela concentração industrial, pela expansão dos meios de comunicação de massa, pelo consumismo desenfreado e pela ação social da publicidade, que induz as pessoas a se comportarem como meros consumidores e não como cidadãos críticos.
4) Mecanismos de sustentação dos grupos sociais: (livro, pg. 107)
Mecanismos de sustentação dos grupos sociais são forças que mantêm coesos os grupos sociais. Os principais dentre eles são a liderança, as normas e sanções, os símbolos e valores sociais.
5) Definição de agregado social. (livro, pg. 103/104)
Resposta: Agregado social é uma reunião de pessoas aglomeradas de forma momentânea e dotadas de um fraco sentimento grupal. Apesar disso, essas pessoas conseguem manter entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. O agregado se caracteriza por não ser organizado, ou seja, não tem estrutura estável e hierarquia de posições ou funções, sendo o contato entre as pessoas que o compõe limitado e de pequena duração.
6) Liderança institucional e liderança pessoal em análise comparada (pg. 107). 
A liderança institucional deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude de sua posição social ou do cargo que ocupa (exemplos: um técnico de desporto, um governante ou um comandante de tropa) enquanto a liderança pessoal é aquela que se origina nas qualidades pessoais de líder (inteligência, boa reputação e moral, carisma, etc.)
7) A noção de “sanção social” e seus dois tipos básicos. (pg. 109)
A sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social. Sanção aprovativa é o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele. Exemplos são os aplausos, honrarias, etc. Sansão reprovativa corresponde a uma punição imposta ao indivíduo que viola alguma norma social. Tais punições variam de acordo com a importância que a sociedade dá à norma infringida. Exemplos são as penas privativas de liberdade, as multas, etc. 
8) Diferença entre status social e papel social. (pg. 116/117)
Status social é a posição ocupada pelo indivíduo no grupo social ou sociedade de que faz parte ao passo que papel social é o comportamento que o grupo social ou sociedade espera de qualquer pessoa que ocupe certo status social.
9) Tipos de grupos sociais (pg. 103):
a) Grupos primários: são aqueles em que predominam os contatos primários, isto é, os contatos pessoais diretos; exemplos: a família e os grupos de lazer.
b) Grupos secundários: são grupos sociais mais complexos, como as igrejas e os partidos políticos, nos quais predominam os contatos secundários; os contatos sociais nesse caso se realizam de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade; ou de maneira indireta, por meio de cartas, internet, etc.
c) Grupos intermediários: Aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.

Outros materiais