Buscar

RH3PP



Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMO DE HISTÓRIA – 3 PP/2012
Aluno 2002 Flavio Giro
Matérias:
Liberalismo e novas doutrinas sociais;
Primeira Guerra Mundial;
Revolução Russa;
Crise de 1929 e período entreguerras e
Segunda Guerra Mundial.
Liberalismo e novas doutrinas sociais: Teorias surgidas nos séculos XVIII e XIX que buscavam justificar ou reformar a ordem capitalista.
Liberalismo : Matéria do 2TP.
Socialistas Utópicos:A partir da reação operária do pós revolução industrial,faziam críticas ao capitalismo com valores liberais.Atacavam o latifúndio e simpatizavam com a pequena propriedade,acreditavam num acordo entre as classes constituindo uma reação romântica aos novos tempos.Dentre os mais famosos socialistas utópicos se encontram Sant-Simon,Charles Fourier e Robert Owen .
Socialistas Científicos:Proposta revolucionária ao proletariado idealizado por Marx e Engels com os conceitos de materialismo histórico(Sociedades determinadas pelas condições sócio-economicas),mais-valia(base do lucro e exploração burguesa) ,revolução socialista(meio de obter o poder pelo proletariado) e luta de classes(“base” da história da humanidade).Pregava a passagem pro comunismo passando por uma fase intermediária:o socialismo.
Anarquismo: Com explanadores como Proudhon e Bakunin,pregava a supressão de toda forma de governo e a passagem direta ao comunismo.Enfatizava a pequena propriedade,crédito gratuito aos trabalhadores e empréstimos sem juros à produção.
Primeira Guerra Mundial: Guerra provocada por uma série de alianças desencadeadas pela declaração de guerra da Áustria à Sérvia.Foi caracterizada por uma alta hostilidade anglo-germânica,já que os mercados ingleses concorriam com o alemão.Houve a formação de dois grupos:A tríplice aliança,formada por Alemanha,Itália e Áustria-Hungria; e A tríplice entente,de França,Rússia e Inglaterra.
Causas:
Disputa de mercado consumidor e matérias primas ocasionados pela Segunda Revolução Industrial;
Neocolonialismo e disputas colônias (justificados pelo neodarwinismo,em que europeus teriam a missão de civilizar a África-Ásia);
Unificação tardia da Alemanha(causou a corrida colonial);
Partilha colonial no Congresso de Berlim,com favorecimento franco-inglês.
Conflitos Austro-Russos :Rússia defendia o direito de insurreição da Sérvia diante do domínio austríaco baseada no pan-eslavismo.
Conflitos Russo-germânicos:Enquanto Rússia almejava a saída para o mar por Bósforo-Dardanelos,Alemanha queria por ali construir a ferrovia que traria o petróleo do oriente médio.
Conflitos Franco-germânicos:Giravam em torno da questão de Ausácia e Lorena e da perda alemã do Marrocos.
Conflitos Austro-Sérvios:Sérvia não queria se submeter à Áustria-Hungria.
Princípios nacionalistas: O revanchismo francês em relação a perda de territórios com a Alemanha,O pangermanismo alemão na tentativa de unir todos os povos de origem germânica,o paneslavismo russo na tentativa de unir todos os povos de origem eslava e o irreventismo italiano que reinvidicava territórios austríacos.
Paz Armada: Idéia de armamentismo de toda Europa,produzindo equilíbrio e estimulo a indústria.
Principal:A política de blocos militares antagônicos e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra
Com o assassinato de Francisco Ferdinando ,a Áustria-Hungria deu o ultimato de extinção das organizações nacionalistas locais,que planejaram a morte do herdeiro.Em seguida houve declaração de guerra à Sérvia,desencadeando a reação russa e do resto dos países aliançados entre si,com várias declarações de guerra.
Fases da Guerra:
De Movimento:Marcado pela invasão alemã na Rússia e incapacidade alemã de invadir paris.
De trincheiras:Bulgária entra para a tríplice aliança e Itália vai para a Entente.Pouco movimento.
Ano Crítico(1917):Saída da Rússia e entrada americana para proteção de seus capitais investidos na Europa além de responder a hostilidade alemã quando tentava ajudar a Entente(abate de navios americanos).
Conseqüências:
Perda da hegemonia européia;
Muitas mortes civis ;
Queda da natalidade afetando produção e consumo;
Degradação da democracia e liberalismo;
Desemprego e ascensão de idéias nazi-fascistas,assim como do socialismo;
Tratado de Versalhes: Buscou a resolução de diversas questões no pós-guerra.
Liga das Nações:Para intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra.
Após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
Concessão de diversos territórios as nações vitoriosas e perda de diversas terras alemãs;
Indenização da Alemanha (Culpada pela guerra) aos paises vencedores;
Desmilitarização e extinção da Marinha e Aeronáutica;
Perda de todas as colônias.
Revolução Russa: Movimento socialista que pôs o proletariado no poder na Rússia,resultando em sua retirada da primeira guerra mundial.
Antecedentes: A Rússia era absolutista e havia acabado com o feudalismo apenas em 1861.A miséria associada à industrialização do país serviram de terreno fértil para as idéias marxistas, já que os operários eram submetidos a jornadas de trabalho de 12 a 16 horas sem qualquer direito.Depois da derrota diante do Japão pela disputa da Manchúria,o Czar Nicolau II prometeu diversas reformas em 1905,como a criação de uma constituição e de um parlamento (DUMA),o que gerou a união de trabalhadores em conselhos(sovietes) .Porém com o acalmar da situação e satisfação dos setores liberais,como o Partido dos Cadetes,fizeram com que o Czar não cumprisse com suas promessas e reprimisse a oposição ,como aconteceu no episódio do Domingo Sangrento.Mesmo com graves problemas socioeconômicos, a Rússia se envolveu na primeira guerra mundial, o que resultou numa grave crise de abastecimento à população,gerando greves e manifestações diversas.Esse quadro de instabilidade culminou na deposição de Nicolau II.
Causas:
- A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população; 
- Incapacidade administrativa dos Czares; 
- As derrotas da Primeira Guerra Mundial; 
- Grande desigualdade social existente no país.
Revolução de Fevereiro: Após a queda do monarca,instaurou-se a república da Duma,liderada por Kerensky.Esta representava interesses burgueses,que não se preocupou com as principais necessidades russas:paz e reformas gerais.Isso,junto com a não retirada russa da guerra ,fortaleceu a oposição bolchevique que se concentrava nos sovietes,junto a camponeses,soldados e trabalhadores.Com a popularidade das Teses de Abril,que propunham paz,resolução do problema de abastecimento e reforma agrária e organização de uma milícia revolucionária (Guarda Vermelha) ;os bolcheviques chegaram ao poder.
Revolução de Outubro: Novo governo bolchevique,sob comando de Lênin nacionalizou indústrias,redistribuiu as terras e firmou um armistício com a Alemanha,perdendo alguns territórios.Porém czaristas ,mencheviques e potencias da entente, rejeitando as medidas de Lênin,recrutaram um exercito(russos brancos) que lutou contra os bolcheviques ,resultando numa guerra civil.Lênin,por meio do comunismo de guerra buscou recursos no combate ao cerco internacional.Após a vitória socialista,Lênin instituiu o NEP,buscando salvar a economia russa através de medidas liberais,como incentivo privado a diversas atividades.Com a morte de Lênin,Stalin emerge apoiando o socialismo em um só pais,ao contrário de Trotsky,e elabora os planos qüinqüenais ,com plena socialização da ,agora nomeada,União Soviética. 
Crise de 29 e entreguerras: Período marcado por crises econômicas,combate ao comunismo e radicalização da direita.
Crise de 29:Com a posição privilegiada assumida pelos EUA no pós-guerra, o isolacionismo e o liberalismo se tornaram guias dopaís,causando uma superprodução associada a especulação econômica.Esse quadro ocasionou a quebra da bolsa americana de valores,causando diversas falências e instaurando a fome. Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias.Em 1933,foi instituído por F.D. Roosevelt , o New Deal ,cujas medidas principais eram: o investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção.Ou seja,como conseqüência teve-se o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e nova corrida armamentista (Com a eminência da segunda guerra mundial)
Nazi-Facismo:Movimento de extrema-direita incentivado por setores burgueses que combatiam o socialismo e ameaças de esquerda em seus países.Tinham como características o totalitarismo e o nacionalismo(Nada acima do estado e tudo em função dele),o idealismo e o anti-racionalismo(defesa do instinto na resolução de problemas nacionais),autoritarismo,anticomunismo e militarismo.Suas principais expressões foram a Alemanha e a Itália .No Nazismo em especial o Nacionalismo , patriotismo e soberania foram determinantes para a união do povo.
Segunda Guerra mundial:
Causas:
A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30. 
Os efeitos da crise de 29 na economia europeia. 
Espírito expansionista alemão ,japonês e italiano;
As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. 
A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.
Resumidamente: A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.
A guerra começou com a invasão da Polônia pela Alemanha por interesses territoriais, o que desencadeou a declaração de guerra por Inglaterra e França. A Itália tinha desavenças com estas duas por não cumprimento de alianças territoriais ,e se juntou à Alemanha e Japão no denominado Eixo,enquanto URSS,EUA e Inglaterra formavam os Aliados,junto à forças chinesas e francesas cujos territórios padeciam na guerra.A primeira fase de guerra(1939-1942) foi marcada pelo avanço do eixo por quase toda a Europa e parte da URSS, além dos ataques italianos no norte da África e japoneses à Pearl Harbour.Na segunda fase ,houve contensão alemã em Stalingrado ,ofensivas a ilhas japonesas e conquista do norte africano pelos aliados.No desfeixo da guerra (1943-1945),os aliados abrem duas frentes ocidentais ,junto a frente soviética,aniquilando Berlim.A Itália já havia capitulado e o Japão se rendeu com os ataques atômicos.
Conseqüências:
Guerra Fria,com divisão de áreas de influência e da própria Alemanha;
Criação da ONU;
Descolonização da África-Ásia;
Mais de 70 milhões de mortes;
O sistema financeiro de Bretton Woods e a criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial
A criação do Estado de Israel em 1948;
Ascensão dos Estados Unidos como potência imperialista hegemônica no mundo;
Esmagamento do imperialismo germânico,italiano e japonês.
Boa prova, galera! Lembrando que o resumo foi bovinamente inspirado.O que não tiver sido “esclarecido” por meio desse “Intróito” ,tragam até mim na 22.
Abraços!