Buscar

PROVA FINAL 10 QUESTÕES OBJETIVAS E DUAS SUBJETIVAS VAL


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. A ideia de dona do mundo sempre esteve latente na política externa dos Estados Unidos da América, desde o processo de consolidação de sua independência. Ao longo dos séculos XIX e XX, os governos dos Estados Unidos exerceram intervenções econômicas e político-militares em vários países da América Latina. Os fundamentos teóricos utilizados como justificativas para essas intervenções estavam delineados, entre outros, 
a) na Emenda Platt, no Corolário Polk e no Plano Ayala. 
b) na Doutrina Truman, na Emenda Platt e na Doutrina Sandinista. 
c) no Destino Manifesto, no Corolário Roosevelt e no Bolivarismo. 
d) na Doutrina Monroe, no Corolário Polk e no Corolário Roosevelt. 
e) no Plano Ayala, na Doutrina Monroe e no Bolivarismo. 
2.Mikhail Gorbachev chegou ao poder em 1985. (...) Mais do que qualquer outro indivíduo, foi ele o responsável pela destruição [da União Soviética]. Porém, também se podia dizer que havia sido o responsável quase solitário pelo término de meio século de pesadelo com a guerra nuclear mundial e, na Europa Oriental, pela decisão de libertar os Estados-satélites da União Soviética. Foi ele quem, realmente, derrubou o Muro de Berlim.
(Eric Hobsbawm. Tempos interessantes, 2002.)
A consideração de que Gorbachev “derrubou o Muro de Berlim” pode ser associada
(A) à recusa desse dirigente em negociar o fim da corrida armamentista com o presidente norte-americano Ronald Reagan, o que potencializou ainda mais as insatisfações contra os regimes do chamado “socialismo real”.
(B) à rejeição do dirigente máximo do mundo socialista em instituir mudanças estruturais na ordem planificada da União Soviética, o que provocou tensões consideráveis com a China e a Coreia do Norte.
(C) ao acordo entre a União Soviética e os países mais próximos da política de Moscou, como a Romênia, para evitar que a Alemanha Oriental rompesse com o Pacto de Varsóvia, o que precipitou a descrença na prática política de Gorbachev.
(D) às recorrentes críticas desse dirigente aos descaminhos do socialismo na Alemanha Oriental, o que o tornou o primeiro chefe de Estado a reconhecer a nova condição institucional do país vizinho, reunificado em 1990.
(E) ao seu projeto de reformas econômicas e políticas com o intuito de superar uma acentuada crise estrutural, que saiu do seu controle e gerou, em 1991, a desintegração da União Soviética.
3.O cenário geopolítico sul-americano anda turbulento. Assinale a alternativa que indica corretamente alguma característica geopolítica sulamericana recente, o país e a respectiva indicação.
 
a) A 
 as Farc continuam realizando sequestros em nome de uma bandeira política = Venezuela. 
b) B 
 o presidente Lucio Gutierrez não resistiu à crise política e renunciou = Colômbia. 
c) C 
 a revolução bolivariana levada adiante por Hugo Chavez tem conquistado simpatia junto à população de mais baixa renda = Bolívia. 
d) D 
 o líder da oposição Evo Morales desponta como principal nome nas eleições de dezembro = Equador. 
e) E 
 a concessão de seu território para uma suposta base militar norte-americana foi mal vista pelos vizinhos = Paraguai. 
4."Se a América deve ser para os americanos, os Estados Unidos têm de assumir a função de polícia para garantir que todo mundo se comporte como deve e haja ordem no Continente."
A frase de Theodore Roosevelt relaciona-se com: 
a) o Big Stick. 
b) a Política de Boa Vizinhança. 
c) a Guerra Fria. 
d) a Coexistência Pacífica. 
e) o Panamericanismo. 
5. Leia com atenção:
"A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) é uma instância fundamental para efetivar os avanços já alcançados por outros organismos de integração regional, como o Mercosul [por exemplo]".
"Jornal da USP". Uma vitória da América do Sul, 02 a 08/06/2008, p. 3.
Sobre o Tratado assinado pelos representantes dos 12 países da América do Sul, podemos afirmar que 
a) a Unasul não conta com a participação da Venezuela e uma das razões de sua existência é para que os outros países sul-americanos se protejam daquele país. 
b) a perspectiva dessa União é apenas comercial, não visando qualquer outro tipo de associação e cooperação, se assemelhando, portanto, à União Europeia. 
c) a União contraria interesses dos membros do Mercosul, já que inclui países pobres, com os quais os países do cone sul não pretendem formar acordos de cooperação. 
d) a Unasul será uma organização mais ampla que o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações, pois visa promover a integração em outras dimensões, além da econômica. 
e) o Brasil não participou das reuniões da Unasul, pois esta contraria os nossos interesses, já que temos nos esforçado muito mais para unirmo-nos com a América do Norte. 
5. Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."
Sobre esta afirmação podemos dizer que: 
a) tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência, como San Martin e O'Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar. 
b) inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos. 
c) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, ideia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos. 
d) essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana. 
e) Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal ideia dos debates políticos contemporâneos. 
6. Sobre os acordos de livre comércio no continente americano é correto afirmar que: 
a) A ALCA é uma associação de livre comércio nas Américas que prevê a circulação de mercadorias com tarifas alfandegárias competitivas para todos os itens de comércio entre os países associados e alíquota de importação unificada para países de fora dela. 
b) A NAFTA é uma zona livre de comércio em que os países membros têm vantagens na comercialização de produtos dependendo do grau de participação dos mesmos, como, por exemplo, isenção de tarifas alfandegárias. 
c) O MERCOSUL tem como objetivo integrar política, social e economicamente os países membros por meio de medidas sócio-educativas, incentivando todos os tipos de trocas possíveis. 
d) O CAFTA é a idealização de um novo bloco econômico de livre comércio entre os Estados Unidos e os países da América Central que prevê a eliminação das medidas protecionistas e dos subsídios agrícolas, tendo sido criado como um passo inicial para a implementação da ALCA. 
e) Um movimento anti-ALCA aconteceu quando os líderes do México e da Argentina se reuniram, propondo a criação da ALBA, um bloco contrário, cuja essência está na defesa da livre competição comercial entre as nações. 
7.Em março de 2008 o Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. O rompimento se deu após 
a) soldados americanos terem invadido a embaixada do Equador em Bogotá na busca de provas do seu envolvimento com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. 
b) a expulsão do embaixador americano no Equador, acusado de incentivar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia a promoverem o separatismo na Bolívia. 
c) guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terem emitido um comunicado ameaçando o governo do Equador. 
d) o governo colombiano ter comprovado publicamente a relação do presidente da Venezuela Hugo Chávez com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. 
e) tropas colombianas matarem um líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em território equatoriano. 
8. Por enquanto só duas mudanças parecem acertadas: o presidente
poderá se candidatar à reeleição e o país passará a se chamar República Boliviana da Venezuela, em homenagem ao libertador Simón Bolívar.
	República "Época" - 2/8/99
O texto trata da atual situação da Venezuela, governada pelo ex-tenente-coronel Hugo Chávez Frias, eleito em 1998, após tentativa de golpe de estado em 1992.
A homenagem ao libertador Bolívar, a que o texto se refere, deve-se à 
a) participação de Bolívar na consolidação da independência da Grande Colômbia, da qual a Venezuela fazia parte. 
b) proposta de Bolívar de efetivar a independência econômica da Venezuela, mantendo, porém, o vínculo colonial com a Espanha. 
c) intenção de Bolívar de fragmentar os países libertados da Espanha para melhor assegurar suas independências. 
d) união de Bolívar com a Santa Aliança na Europa como forma de fortalecer a autonomia dos países recém-libertados. 
e) ação diplomática de Bolívar nas negociações pela independência da América espanhola, a fim de manter a Venezuela livre do domínio da Colômbia.
9. O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta.
É um acordo que regula o livre comércio entre os países-membros e entrou em vigor em 1o de janeiro de 1995.
É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de mercado comum na América do Sul.
Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
10. Marque a opção a seguir que informa, corretamente, um objetivo do TRATADO DE ASSUNÇÃO assinado pela República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, em 26 de março de 1991. 
a) Os idiomas oficiais do MERCOSUL serão o português e o espanhol. 
b) Os poderes executivos dos países-membros deverão manter informados os seus poderes legislativos sobre a evolução do Mercado Comum em construção. 
c) Haverá livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, com a eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias. 
 
d) Os países signatários se comprometem a harmonizar suas legislações para fortalecer o processo de integração. 
e) Todas as opções estão corretas. 
11. Observe a charge. 
China e Estados Unidos são hoje protagonistas na condução de grandes temas globais. O presidente da China, Hu Jintao, listou uma vasta coleção de temas em relação aos quais ele e o presidente americano, Barak Obama, estão dispostos a atuar em benefício mútuo.
(Adaptado de Clóvis Rossi, Folha de São Paulo, 18/11/2009)
Apresente dois fatores que têm levado a uma aproximação cada vez maior entre os Estados Unidos e a China. 
Estados Unidos e China correspondem hoje às duas maiores economias do mundo. Como são atores globais, é normal, portanto, que tenham interesses e atritos em comum e que acabem se aproximando cada vez mais. Dentre os aspectos que podem explicar essa aproximação podemos destacar: I) Transferência de tecnologia americana para determinados setores de produção chinesa; II) entrada de produtos chineses no mercado americano com preços competitivos; III) a compra de títulos do tesouro norte-americano pelos chineses, fato que favorece o crédito e o consumo interno americano; IV) investimentos diretos da China nos setores de serviços norte-americanos. 
12) As primeiras tentativas de integração dos países latino-americanos datam dos anos 1960. Contudo, praticamente meio século depois, os avanços constatados nesse processo são modestos. Os esforços de integração continental, representados pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), posteriormente substituída pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), esbarraram em obstáculos de ordem natural, econômica e política. E, mesmo em tentativas sub-regionais - como o Mercosul -, ainda não se percebe, neste primeiro decênio do século XXI, o amadurecimento projetado, porque persistem algumas das dificuldades que inviabilizaram outros blocos continentais.
Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto,
IDENTIFIQUE uma dificuldade de ordem natural, uma de ordem econômica e uma de ordem política que se tenham constituído em obstáculo ao amadurecimento dos blocos de integração continental dos países latino-americanos.
Pode-se citar como exemplo de dificuldade de ordem natural, a diversidade climato-botânica e geológica, devido à grande extensão territorial latitudinal; de ordem econômica, os diferentes graus de dependência financeira e tecnológica das economias regionais e de ordem pública, os diferentes níveis de garantias institucionais entre os diversos países, apesar da relativa estabilidade democrática.
b) IDENTIFIQUE uma diferença concernente ao quadro populacional e uma diferença concernente à estrutura econômico-industrial que, observadas entre os países-membros do Mercosul, dificultam o amadurecimento desse bloco econômico. 
Em termos populacionais, os diversos estágios de qualificação da mão de obra e, em termos de produção e estrutura industrial-econômica, os desníves de produção, comercialização e tecnologia entre os países membros do Mercosul, constituem os principais entraves à maior integração desse bloco regional. 
_1379316679.unknown
_1379316680.unknown
_1379316677.unknown
_1379316678.unknown
_1379316676.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando