Buscar

RECUPERACAO RESERVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Recuperação – Profa. Valesca – 2011
1. "É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma só nação com um só vínculo que ligue suas partes entre si e com o todo. Já que tem uma origem, língua, costumes e uma religião (comuns) deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diversos Estados que hão de formar-se; mas não é possível porque climas distintos, situações diversas, interesses opostos, caracteres dessemelhantes dividem a América".
		(Bolívar, Simón. Carta de Jamaica, Kingston, 6 de setiembre de 1815. IN: ZEA, Leopoldo (comp.) "Fuentes de La Cultura Latinoamericana", México: Fondo de cultura econômica, 1993. p.30.)
"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia (...)"
		(Trecho da Mensagem de Monroe. IN: AQUINO, R. S. L. e outros. "História das Sociedades Americanas". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. 1990. p.159.)
Explique o chamado pan-americanismo na visão de Simón Bolívar e da Doutrina Monroe, apontando suas diferenças. 
Ambos os discursos estabeleciam a ideia de integração da América Latina, sendo o de Simon Bolivar, com ênfase à integração como fortalecimento frente ao imperialismo de grandes potências. 
A doutrina Monroe com a máxima "A América para os americanos", contestava a proposta de recolonização da América, apoiada pela Santa Aliança (1823), mas já evidenciava as intenções imperialistas dos Estados Unidos, em relação à América Latina. 
2. O crescimento da população mundial vem sendo, há muito tempo, objeto de preocupação de especialistas.
Leia atentamente as reportagens e observe o gráfico a seguir.
Reportagem 1: A primeira coisa que Shi Youxun, cinco anos, faz ao chegar em casa do jardim de infância é ligar o computador
[...] Ele escolhe entre dezenas de programas que o ensinam sobre ciência, testam seus conhecimentos de matemática [...]
“Nós queremos que ele aprenda duas ou três línguas e, no futuro, iniciaremos o menino na música e na arte.”, revela seu avô
[...] com quem o menino fica para que os pais possam trabalhar. Com seus quatro avós e dois pais para cuidar dele [...] Shi Youxun é o membro do que ficou conhecido como família “uma boca, seis-bolsos”, um resultado da política do filho único iniciada 24 anos atrás. O primeiro grupo de filhos únicos, especialmente os meninos, ficou conhecido como “pequenos imperadores” por causa da atenção e luxos despejados sobre ele.
China Daily, 05 nov. 2003.
Reportagem 2: O governo de Xangai, China, está orientando casais formados por homens e mulheres que são filhos únicos a terem dois filhos [...] É a primeira vez em décadas que autoridades estimulam o nascimento de bebês, desde que a política do filho único foi implantada, no fim dos anos 1970 [...] Dados divulgados pela agência estatal [...] indicam que as famílias com apenas um filho representam 97% do total da cidade de 19 milhões de habitantes...
Jornal do Brasil, 24 jul. 2009
Contando atualmente com cerca de 1,3 bilhões de habitantes, a China se revela como um interessante exemplo das tendências demográficas mundiais.
Com referência à reportagem 1 e aos dados apresentados no gráfico, justifique a adoção da política do filho único, na China, no final da década de 1970.
Em 1978, o governo chinês colocou em prática uma política de controle de natalidade denominada política do filho único com o objetivo principal de controlar as taxas de crescimento populacional, como forma de diminuir gastos públicos com saúde, educação, transportes e serviços básicos.
b) Apresente duas preocupações econômicas do governo chinês para a mudança na política populacional apresentada na reportagem 2. 
A redução das taxas de crescimento populacional chinês reporta para uma tendência mundial, a transição demográfica quando o país aumenta seus adultos e idosos. A retomada de dois filhos por casal indica um planejamento estratégico para a manutenção de estoques populacionais suficientes para atender possíveis demandas estratégicas do país como prováveis problemas de escassez de mão de obra. 
3) A ALCA é parte de um projeto integral dos Estados Unidos que começa há muito tempo, na realidade, há quase dois séculos, quando, em 1823, James Monroe proclama a famosa doutrina que leva seu nome, a da América para os americanos.
	ATILIO BORON
	Adaptado de http://www.revistaforum.com.br
A política externa dos Estados Unidos sempre se constituiu em um elemento preponderante nas relações entre os povos americanos, apesar das diferentes conjunturas verificadas ao longo desses quase duzentos anos.
Descreva o contexto histórico em que surgiu a Doutrina Monroe e aponte seu principal objetivo.
A Doutrina Monroe surgiu no contexto das lutas em prol das independências das colônias americanas, marcado por tentativas de recolonização da Santa Aliança. Evitar a intervenção das potências europeias nos processos de independência das antigas colônias ibero-americanas.
b) Indique a proposta dos idealizadores da ALCA e a principal argumentação dos críticos dessa proposta. 
Promover um aprofundamento das relações comerciais e diplomáticas entre os EUA e os demais países do continente americano, por meio do estabelecimento de uma área de livre comércio.
 Devido à superioridade econômica e tecnológica dos EUA, a formação do bloco acabaria por ampliar a dependência histórica da América Latina em relação aos EUA, contribuindo para a consolidação de sua hegemonia. 
4. "(...) Desejo mais do que outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, não tanto pela sua extensão e riquezas como pela sua liberdade e glória."
	(Simón Bolívar. CARTA DE JAMAICA, 1815.)
Simón Bolívar (1783-1830), um dos mais importantes líderes da luta pela independência das colônias espanholas na América, formulou uma série de propostas para o futuro do continente que, por diversas razões, não se concretizaram. No entanto, suas ideias servem como fundamento para o pan-americanismo ao longo dos séculos XIX e XX.
Identifique, a partir do texto, uma característica da proposta política de Bolívar para a América Independente.
O projeto de unidade da Hispano-América.
Explique por que as ideias de Bolívar não foram concretizadas na América hispânica independente.
Devido aos particularismos regionais, as disputas políticas, o caudilhismo, os interesses ingleses e norte-americanos na fragmentação.
c) Apresente uma iniciativa política que demonstre a presença do pan-americanismo no pós-2a Guerra Mundial. 
As Conferências Internacionais Americanas, os Tratados de Comércio, a criação organismos interamericanos, como a O.E.A.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando